"Tem um filme cujo final lembra muito bem o drama deste país, onde muita gente fez o L e agora está infeliz. Você já assistiu ao primeiro Exterminador do Futuro?", perguntou o pai para o filho, num tom despreocupado.
De cara, o rapaz das entregas entendeu que o progenitor usaria de mais uma inusitada alegoria para analisar o cenário político e social atual. Mentalmente se perguntou como um homem que sequer tinha posto os pés dentro de uma faculdade, fazia isso com tanta facilidade. Impressionado com a inteligência dele, respondeu:
"Sim, o dos anos oitenta, com o Schwarzenegger novo. Vi no streaming, e é muito melhor que a porcaria daquele último que fizeram. E então?", questionou, enquanto uma insistente chuva desabava sobre Curitiba, fazendo barulho no telhado da casa deles, numa noite de sexta, na tranquila Caximba.
"Como você já assistiu, não preciso descrever a trama. Vou direto para o epílogo, que dá pra ver no Youtube. Senta que lá vem história!"
"Lá vem história? Outra piada da tua época, velhinho?"
"Olha o respeito. A Sarah Connor está em um jipe, seguindo por uma estrada que atravessa um deserto. Pela paisagem, parece que está no Texas, em algum lugar assim. Enquanto dirige, ela fala num microfone, pois está gravando um recado para o futuro filho dela, que a também futura skynet quer impedir de nascer. Tem um cachorro no assento ao lado, e leva uma arma, junto à barriga. Aliás, fica claro que a mesma está grávida. Está acompanhando?"
"Sim, é claro."
"Ela nunca diz para onde está indo, e de repente, encontra um posto de gasolina. Desce do jipe com dificuldade, e pra pedir ao atendente do posto para encher o tanque, lê um dicionário para falar em espanhol, ou seja, o cachorro e a futura mãe do herói estão no México. Ela volta a gravar, e um menino que eu sempre achei ser o filho do atendente tira uma foto da moça, a mesma que o John Connor verá vários anos depois. Mas melhor parte vem mais adiante", disse, como se preparando para o ápice da narrativa.
"O garoto, muito esperto, elogia ela e consegue lhe vender a foto, e logo depois diz uma das melhores frases do filme, 'Viene una Tormenta'. Entende o que significa isso?"
"Ele disse que uma tempestade estava se aproximando, e lembro de nuvens cobrindo umas montanhas .... tá, chegamos na alegoria, né?"
"Isso mesmo, pequeno gafanhoto! Vou detalhar mais um pouco. O menino corre entre umas galinhas, e até uma bola de mato seco de faroeste surge como figurante. Sarah pergunta pro homem o que o garoto disse, e o sujeito responde 'Ele disse que vem uma tempestade'. Ela faz uma cara de preocupada e diz 'Eu sei', dando partida no carro e indo embora, sabendo que está prestes a atravessar algo que não a agrada. A chuva pesada que se aproxima simboliza a catástrofe que destruirá o mundo. Estamos que nem a mãe de Connor. Sabemos que a tempestade virá, pois a vemos no horizonte, teremos que atravessá-la, e o que nos sobra é se preparar para a mesma, simples assim."
POSTAGEM RECOMENDADA: A VITÓRIA (E A FUTURA DERROTA) DOS BÁRBAROS
MARCADORES: CONTO, LITERATURA, ANÁLISE DO FINAL DO FILME O EXTERMINADOR DO FUTURO DE 1984, SARAH CONNOR NO JIPE ATRAVESSANDO O DESERTO, VIENE UNA TORMENTA!, UMA TEMPESTADE SE APROXIMA, A TURMA QUE FEZ O L, FAÇA O L E SEJA INFELIZ!, JANEIRO, 2023
Nenhum comentário:
Postar um comentário