▼
sexta-feira, 31 de março de 2017
VINICIUS TORRES FREIRE / APESAR DE NÚMERO ALTO, DESEMPREGO PAROU DE AUMENTAR - MARÇO DE 2017
É difícil achar algum número bom nas contas de emprego que o IBGE publicou hoje. É difícil, mas não é nada impossível. Tem uma velinha no fim desse túnel.
Para começar, vamos dizer que a realidade nua e crua é horrível. Há mais de 13,5 milhões de pessoas que procuram trabalho e não acham. São três milhões de desempregados a mais em relação a fevereiro do ano passado.
Isso pra nem falar de quem passou a viver de bico, de trabalho precário. Agora, o lado melhorzinho.
Primeiro, o total dos rendimentos do trabalho, o dinheiro que todo mundo ganhou trabalhando, parou de diminuir, em relação ao ano passado. Praticamente deixou de cair desde novembro.
E daí? Daí que o total de dinheiro disponível pra consumo na prática não diminui mais. É mais um sinal de fim da recessão, pelo menos. O consumo ainda está caindo, é verdade, até porque mesmo quem tem algum dinheiro está com medo de gastar. Mas a tendência é de alguma melhora nessa área. Segundo sinal melhorzinho: na média, os salários voltaram a subir. Terceiro sinal melhorzinho: o desemprego na verdade parece ter parado de aumentar. Isso é mais difícil de entender, mas vamos lá.
O desemprego sempre é mais alto em início de ano do que no final do ano. Isso em ano bom ou ruim. Há mais contratações de final de ano, para as lojas e para as fábricas que vão produzir para as compras das Festas. No início do ano, muita gente contratada temporariamente é demitida.
Pois bem. Descontado esse efeito típico de início de ano, o desemprego parou de subir. A gente já tinha visto que o emprego com carteira assinada cresceu um pouquinho em fevereiro. Enfim, é possível que o mercado de trabalho tenha parado de piorar.
No meio dessa desgraceira de gente sem emprego, fazendo pico ou pedindo na rua, parece um exagero dizer essas coisas. Mas tanto as pioras da economia como as melhoras, as recuperações, começam devagarinho, com sinais difíceis de ver.
Nossa melhora deve ser muito lerda e pequena neste ano. Mas tem uma vela fininha no final do túnel.
MARCADORES: DESEMPREGO EM 2017, VAGAS DE EMPREGO EM, NO, ECONOMIA, PERUÍBE, PERUIBENSE, VALE DO RIBEIRA, VALE-RIBEIRENSE, ANA DIAS, ITARIRI, ITARIRIENSE, PEDRO DE TOLEDO, PEDRO-TOLEDENSE, MIRACATU, MIRACATUENSE, JUQUIÁ, JUQUIAENSE, REGISTRO, REGISTRENSE, IGUAPE, IGUAPENSE, ILHA COMPRIDA, ILHA COMPRIDENSE, SETE BARRAS, SETE-BARRENSE, PARIQUERA-AÇU, PARIQUERENSE, JACUPIRANGA, JACUPIRANGUENSE, CANANEIA, CANANIENSE, BARRA DO TURVO, BARRA-TURVENSE, CAJATI, CAJATIENSE, IPORANGA, IPORANGUENSE, ELDORADO, ELDORAENSE, BARRA DO CHAPÉU, BARRENSE, SANTOS, BAIXADA SANTISTA, LITORAL PAULISTA, ESTADO DE SÃO PAULO, CURITIBA, PARANÁ, LITORAL PARANAENSE, BRASIL, BRASILEIROS
Nenhum comentário:
Postar um comentário