▼
terça-feira, 23 de setembro de 2014
PARA QUEM MIGRARÃO OS VOTOS DE AÉCIO?
A política e a aritmética dispõem de algumas semelhanças. Basta somar para concluir que se Dilma tem 44 e Marina 46, vencerá no segundo turno aquela que receber a maior parte dos 17 dados a Aécio, no primeiro. Não é de hoje que essa situação se caracteriza, mas, com certeza, será a mais fascinante. Repousa nas mãos do derrotado a sorte da vitoriosa.
Claro que a soma de votos nunca foi linear, sujeitando-se ao humor e às preferências do eleitorado, mas parece significativa essa migração. Os aecistas, alijados da disputa, deverão decidi-la. Por certo que se dividirão, mas minoritariamente. Uns vão preferir votar em Dilma. Alguns, até, votarão em branco ou vão se abster. Mas a massa dos eleitores do senador mineiro seguirá um fluxo.
Qual? É prematuro concluir que Marina já está eleita, tendo em vista a sistemática oposição do PSDB aos governos do PT e até à tentativa de sedução que Marina desenvolve no rumo dos tucanos. Admitiu, até, convocá-los para o seu ministério. Uma das regras clássicas dos processos eleitorais indica que votos não se transferem facilmente. A maioria dos filhos de políticos que agora se candidatam aprenderá a lição, com alguma amargura. Mesmo assim, fica óbvio que os seguidores de Aécio participarão das eleições.
CAÇA AOS TUCANOS
Quem quiser que conclua, mas estamos em plena temporada de caça aos tucanos. Não para levá-los à gaiola ou a panela, mas, pelo contrário, para alimentá-los. Dilma e Marina refluíram em suas agressões ao ex-governador de Minas, mesmo quando ele não poupa nenhuma delas. Ninguém se espante caso a atual presidenta venha a elogiar Fernando Henrique, ou a ex-ministra convide José Serra para um café da manhã.
Há um fator ainda obscuro nessas projeções. Oficialmente o PMDB está com Dilma, menos por dispor do vice-presidente Michel Temer, mais porque a presidente detém a caneta e o poder. Diante da hipótese de Marina ocupar o palácio do Planalto, porém, só como piada se admitirá o partido formando na oposição. Mesmo dizendo-se independente, vai aderir. Sendo assim, como de bobos os peemedebistas não tem nada, parece que algumas pontes já foram lançadas para alcançar a margem onde a ex-ministra do Meio Ambiente montou sua barraca. Estão com Dilma, não abrem, mas lembram o capitulo final da vida de Voltaire. Durante décadas o genial humanista lutou contra a Igreja, negando a existência de qualquer coisa depois da morte. Em sua hora final, porém, mandou chamar um padre, para confessar seus pecados. Os amigos espantaram-se. Como poderia renegar toda uma luta em defesa da razão? Piscando o olho pela última vez ele explicou: “continuo não acreditando, mas se por acaso eles estiverem certos?”
FONTE: TRIBUNA DA INTERNET
MARCADORES: voto no Aécio, mas se não tiver outro jeito, votarei na Marina no segundo turno, sem qualquer constrangimento. Fazer o quê?
Os petistas também já sabem para onde irão a maioria dos votos ANTI-PETISTAS (votarei no Aécio não por ser tucano, mas por ser anti-petista), e não duvido nada que, num cenário de Dilma x Marina, surgirá "do nada" uma campanha na internet pregando o voto nulo do eleitor de direita, com o argumento de que ambas são esquerdistas e portanto, "farinha do mesmo saco". Adivinhem de onde virá isso, e com qual propósito?
Pois é, se grande parte dos aecistas (gostei disso), anularem os votos no segundo turno, A DILMA GANHARÁ A ELEIÇÃO.
Vocês sacaram? Simples questão de contar.
MARCADORES: PERUÍBE, PERUIBENSE, BRASIL, BRASILEIROS, ESTADO DE SÃO PAULO, BAIXADA SANTISTA, VALE DO RIBEIRA, VALERIBEIRENSE, BARRA DO TURVO, BARRATURVENSE, ELEITOR, ELEITORADO, ELEIÇÕES PARA PRESIDENTE 2014, SABEM CONTAR?, VOCÊS SACARAM?, FILME WARRIORS OS SELVAGENS DA NOITE, CYRUS
Nenhum comentário:
Postar um comentário