sexta-feira, 19 de abril de 2019

INCÊNDIO NA CATEDRAL DE NOTRE-DAME: DOAÇÕES E OS LACRADORES RECLAMÕES - ABRIL DE 2019



A notícia da semana no mundo, sem qualquer dúvida, foi o devastador incêndio na famosa Catedral de Notre-Dame, construção com cerca de 800 anos de história. Quando foi realizada a primeira missa nela, a chamada guerra da reconquista ainda estava em desenvolvimento na península ibérica, e o turcos se expandiam nos balcãs (Constantinopla, futura Istambul, ainda não tinha sido conquistada). Foi erguida num tempo em que os franceses (assim como os demais cristãos da Europa ocidental) eram chamados de francos pelos árabes, e a primeira grande epidemia da peste negra ainda não tinha atingido o continente.

Em outras palavras, não se trata apenas de um monumento histórico francês, mas da cultura cristã européia, merecedor de atenção e preocupação.

Mas o que tenho visto, é muita gente questionando tanto apoio financeiro, dado por pessoas de elite, para a reconstrução da catedral. Reclamam dos milhões de dólares ou euros, que ricos têm oferecido, para que esse templo inigualável do cristianismo (pois é) possa ser recuperado dos danos que sofreu.

Os lacradores têm reclamado, e muito. Falam dos refugiados da guerra na Síria, da miséria africana e latino-americana, e por aí vai, dizendo que existem "prioridades" para esses recursos, que esse dinheiro todo poderia ser melhor gasto, ou seja, a lacração de sempre, que cai numa simples contradição: o direito das pessoas escolherem as causas que querem ajudar.

Como saber se algum bilionário americano que doou sabe-se lá quantos milhões para a reconstrução de Notre-Dame, também não ajuda alguma causa social? E que direito temos de apontar, se também somos todos parte da mesma humanidade, do mesmo planeta?

Não entendeu? Ora, se quem reclama diz que existem outras prioridades, que se empenhe nelas, sem ficar apontando o que dever ser feito, que cuide da própria vida, usando dos próprios recursos, para se dedicar ao que considera urgente. Me espanta que até internautas de direita, estejam caindo na lacração, de se meter na simples escolha pessoal, de quem considera que reconstruir a famosa catedral uma grande causa.

Em outras palavras: MEU DINHEIRO, MINHAS REGRAS!


MARCADORES: INCÊNDIO NA CATEDRAL DE NOTRE-DAME, FRANÇA, EUROPA, CRISTIANISMO, CATOLICISMO, IDADE MÉDIA, OCIDENTE, CULTURA OCIDENTAL, POLITICAMENTE CORRETO, CARIDADE, PÁSCOA, ABRIL, 2019

Nenhum comentário: