domingo, 30 de dezembro de 2018

TEMPORADA DE VERÃO EM PERUÍBE 2018 / 2019: ENTRE O 'CAOS' E A NECESSIDADE - DEZEMBRO DE 2018




Hoje é o dia 30 de dezembro de 2018, o último domingo deste ano, e como é tradição nesta época, Peruíbe está literalmente transbordando de visitantes! Todos os supermercados, inclusive os pequenos e localizados em subúrbios, estão com com movimento bem acima da média; várias lojas contrataram mais funcionários para suportar o crescimento da freguesia; mesas vagas em restaurantes são dificílimas de encontrar, nos horários de almoço; todo o comércio, além dos setores imobiliário (aluguel de residência para turistas) e hoteleiro estão sendo dinamizados. A economia peruibense agradece!

Mas apenas fiz um resumo do lado positivo. Ora, todos sabemos que esta cidade jamais se encontra devidamente preparada para este curto período de grande movimento turístico. Alguns moradores e veranistas reclamam de falta d'água em suas casas; supermercados lotados significam filas que em certos horários podem parecer intermináveis; vagas para carros nas ruas do centro são muito disputadas; aumento da sujeira nas praias; congestionamentos de trânsito; mais ocorrências policiais; e é claro, um bocado de barulho, tanto de dia, quanto durante as madrugadas. Pois é.

O fato é que Peruíbe está entre o 'caos' e a necessidade. A maioria dos moradores reclamam desses problemas, tão temporários quanto a própria temporada, mas a maioria também não nega, que num município cuja a economia está baseada no turismo de verão, grande parte dos empregos formais se encontram no setor de serviços, e são nesses dias que muito peruibense (inclusive trabalhador informal) aproveita para ganhar o necessário para pagar dívidas e obter algum lucro, pois simplesmente não terá a mesma oportunidade, durante a maior parte do próximo ano. 

 E assim prossegue a terra da eterna juventude, extremamente dependente de um sistema econômico pouco sustentável, e não estou falando de ecologia.


MARCADORES: TEMPORADA DE VERÃO EM PERUÍBE 2018/2019, FIM DE ANO, ANO NOVO, RÉVEILLON PERUIBENSE, FÉRIAS EM PERUÍBE, DEZEMBRO DE 2018, JANEIRO DE 2019

Um comentário:

Unknown disse...

E lógico que era prevista esta invasão de turistas em Peruibe, no entanto a prefeitura deveria ter se preparado para isto. A falta de água e inadmissível.