quinta-feira, 12 de julho de 2018

O QUE TORNA O INVERNO EM PERUÍBE INDESEJÁVEL PARA MUITA GENTE - JULHO DE 2018




Como tantos peruibenses já sabem, uma rede de FAST FOOD logo irá inaugurar uma filial na cidade, fato que atraiu muita gente em busca de oportunidade de emprego. Num lugar com  muitíssimos desempregados e subempregados, algumas novas dezenas de vagas surgirão, ou seja, isso só será um alívio para os poucos que conseguirem ser contratados.

A ironia da história é que desde a emancipação (em 1959) as elites peruibenses (falo em elites, por causa da dinâmica social e das décadas que se passaram) apostaram e ainda apostam na ascensão do turismo de veraneio, ante o declínio das atividades econômicas tradicionais (caça, pesca e agricultura de subsistência), consideradas inferiores ao dinamismo que os hotéis, colônias de férias e um comércio voltado para os visitantes demonstravam. E o que temos hoje? Milhares de moradores definitivamente encurralados pela estagnação municipal, porque são muito numerosos e estruturalmente dependentes de uma economia baseada em serviços, a qual parece ser a única fonte formal de empregos.


Daí se entende o motivo, de qualquer boato sobre alguma grande rede varejista querer se estabelecer aqui ter tanta repercussão. Claro que a vinda dessas empresas é importante, mas até agora esses investimentos não geraram um grande alívio na crise local, pois a demanda laboral prossegue muito elevada.

Ah, mas no futuro virão grandes investimentos, não é? Ora, alguns dos meus leitores, assumidos ou ocultos, acreditam que eles virão, após os fiascos do Porto Brasil (link AQUI), verticalização (link AQUI) e termoelétrica (link AQUI)? Eu já avisei, e aviso de novo: Peruíbe está se AUTO-EXCLUINDO DA BAIXADA SANTISTA, um processo que considero irreversível, pois o município já não atrai a atenção de investidores graúdos, e nisso eles têm toda a razão.

E isso torna o inverno peruibense indesejável para muitos, principalmente em dias frios como este, pois fazem os mais carentes se lembrarem do quanto é bom se ter agasalhos e cobertores novos quando cai a temperatura, artigos que eles não teriam dificuldade em adquirir se tivessem empregos descentes. Pois é.


MARCADORES: INVERNO EM PERUÍBE 2018, NOITES FRIAS / GELADAS, DESEMPREGO EM PERUÍBE, POBREZA LOCAL, NADA DE GRANDES INVESTIMENTOS, POPULAÇÃO CARENTE, JULHO DE 2018

Nenhum comentário: