quarta-feira, 11 de julho de 2018

10 DE JULHO DE 2018 EM PERUÍBE: NOITE GELADA (10°C) E O CONCURSO QUE SE APROXIMA


Esta fria noite de inverno em Peruíbe (10°C), está bem silenciosa. Quase nenhum carro, os cães da vizinhança parecem calados, o frio contribuindo para a quietude noturna. E no silêncio noturno, eu pergunto: você, caro peruibense desprestigiado, que provavelmente está lendo este texto a partir do celular (tenho muitas visitas de quem usa o sistema operacional Android), está se preparando para o próximo concurso municipal?

Neste momento, não pense em desculpas. Entenda de uma vez que o grande beneficiado do teu esforço nesta questão é apenas tu mesmo. Nada de agradar desejos bobos de parentes e amigos não tão amigos, ou dar atenção para os que o criticam por ficar horas estudando, antes mesmo de publicarem o edital.

Lembre-se de coisas óbvias: os cobertores que usa para se proteger em noites geladas como esta não foram pagos por ti; usa sinal de Wi-Fi "emprestado" para poupar os créditos do teu Smartphone (adquirido em tempos melhores); no café-da-manhã gostaria de manteiga no pão, mas como não tem tostão se vira com a margarina baratinha que o parente que manda na casa comprou; e quando sai para ir atrás do "bico" que arrumou, numa bicicleta velha, repara no quanto o moletom que usa está gasto e manchado; põe prego na tira do chinelo (tenho de falar assim, pra ver se entende!); e caso você seja um rapaz com vinte e poucos anos, que está de olho na filha bonitona do casal de paulistanos aposentados que se mudou para a vizinhança (e família de classe-média, o que torna o drama romântico de qualquer peruibense jovem, pobre e desempregado AINDA MAIS DIVERTIDO), pode esquecer, pois nem dinheiro pra pagar um ovo colorido de boteco para ela o senhor tem, se pensa em convidá-la para sair. E apesar de tudo isso, AINDA NÃO ESTÁ ESTUDANDO PARA O CONCURSO?

Cuide de superar os fracassos, tratando-os como etapas superadas. Ninguém aparecerá na porta de casa te oferecendo o emprego dos sonhos. E as humilhações não param, sabe muito bem disso.

Encerro a postagem aqui, recomendando que se prepare, e caso seja mesmo um rapaz de vinte e poucos anos, pobre, desempregado e enamorado pela vizinha bonita e em melhor situação financeira do que você, assista ao vídeo abaixo. Entenda duma vez que só sairá dessa condição difícil, através de um grande esforço pessoal.





MARCADORES: CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL EM PERUÍBE, NOITE FRIA / GELADA, DRAMAS DE UM PERUIBENSE DESEMPREGADO, INVERNO EM PERUÍBE, JULHO DE 2018


Nenhum comentário: