quinta-feira, 12 de abril de 2018

"EM UM PESADELO, EU VI UMA CIDADE DERROTADA" - ABRIL DE 2018





Eu sonhei em um sonho
' I dream'd in a dream '

"Eu sonhei em um sonho
 que via uma cidade invencível aos ataques de
 todo o resto da terra.

Eu sonhei que era
 a cidade nova dos amigos.

Nada ali era maior que a qualidade do amor robusto, que liderava o resto, e era visto ao longo de todas horas nas ações dos homens dessa cidade,
e em seus semblantes e suas palavras."


- WALT WHITMAN

O poema acima foi escrito pelo poeta Walt Whitman, em homenagem a cidade norte-americana de Camden, onde ele residiu nos últimos anos de vida. "Em um sonho vi uma cidade invencível" é o lema municipal daquela urbe. E por aqui, o que temos parece ser uma "cidade derrotada".

Quando pensava que Peruíbe estava finalmente SAINDO DAS TREVAS, ela simplesmente deu um salto de volta para dentro da caverna escura. Este lugarejo não é terra para principiantes. O que parecia ser um longo ciclo de melhorias ininterruptas acabou interrompido, e já se move uma onda de descontentamento popular, a qual me faz recordar do poema abaixo:



MAR DE LAMENTAÇÕES 
(o pessimismo de um peruibense)

"Farto do mar de lamentações, procuro um refúgio naquele lugar que ainda não visitei, sussurros de desespero pairam no ar, tormentos de uma cidade que ao fundo do poço ainda irá chegar, nada por aqui mudará para melhor, só se espera o pior e nada mais, para muitos um difícil futuro de sobrevivência se aproxima, a prosperidade tão desejada nunca chegou, o sonho dará lugar ao pesadelo da desilusão."


Encerro esta postagem, pois um frente fria está chegando, dizem que a temperatura cairá no próximo fim-de-semana, e vou aproveitar para tirar uns agasalhos dos cabides.

E as trevas? Elas continuam presentes e atuantes.





MARCADORES: CIDADE DE PERUÍBE, AS TREVAS, PROBLEMAS PERUIBENSES, DESCONTENTAMENTO POPULAR, ABRIL DE 2018


Nenhum comentário: