domingo, 4 de fevereiro de 2018

PLATAFORMA DE PETRÓLEO E GÁS EM PERUÍBE: SERIA POSSÍVEL? - FEVEREIRO DE 2018



Pois é, agora que a questão da USINA TERMOELÉTRICA MOVIDA A GÁS NATURAL parece encerrada nesta cidade, pergunto: uma PLATAFORMA PARA EXTRAÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL TERIA FUTURO EM PERUÍBE?

Supondo que as condições geológicas e econômicas (o investimento tem de valer a pena) existam, é possível acreditar que algo desse nível possa ser realizado? Não me refiro a falta de grandes investidores que pudessem se interessar, mas ao apoio - ou falta do mesmo - dentro da cidade.

Não importa se uma plataforma petrolífera aumentasse em milhões de reais os Royalties que Peruíbe já recebe, pois a oposição contra esse empreendimento seria considerável. Em redes sociais veríamos as hastags #plataformanão ou #plataformajamais. Alguém diria que se ela fosse visível da praia, enfeiaria a paisagem e de alguma forma afugentaria os turistas. Eu nem estou me referindo ao possíveis vazamentos de óleo, que tanto incomodam aos ecologistas mais radicais (a maioria do quais têm veículos que usam gasolina ou diesel, e usam produtos feitos de derivados do petróleo). A simples presença dessa instalação em nosso território seria inaceitável, por mais benéfica que fosse em impostos para o município.

Está mais do que na hora de muitos entenderem, que Peruíbe não é mais um pequeno lugarejo silencioso habitado majoritariamente por pescadores, mas uma cidade com mais de setenta mil habitantes, cheia de graves mazelas urbanas, as quais só poderão ser minimizadas de forma razoável com a prefeitura obtendo uma maior arrecadação de tributos, do contrário as melhorias sempre serão insatisfatórias, pois estarão abaixo do que é necessário. Entendem o que quero dizer, ou está muito difícil?








POSTAGEM RECOMENDADA: ENQUANTO ISSO, EM PONTAL DO PARANÁ ...


MARCADORES: PRÉ-SAL, EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL NA BAIXADA SANTISTA, LITORAL PAULISTA, ROYALTIES, INVESTIMENTOS PETROLÍFEROS, PLATAFORMA DE PETRÓLEO / PETROLÍFERA, DESENVOLVIMENTO DE PERUÍBE, ECOLOGIA, FEVEREIRO DE 2018

Nenhum comentário: