quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

REVÉILLON 2018 E ALGUNS PROBLEMAS - JANEIRO DE 2018







"A última coisa que farei no último dia de 2016 será passar o Réveillon na praia, para assistir a tradicional queima de fogos. Passagem de Ano na praia de Peruíbe é algo que todo o "veterano" veranista ou morador sabe como será, embora nunca esteja verdadeiramente preparado para o tão aguardado - e cansativo - evento.

Passar o fim de ano na praia combina algumas das piores coisas que os peruibenses conhecem: divisão forçada de espaço com estranhos; aguentar gente bêbada e barulhenta; predominância da cor branca nas roupas; suportar calor sem qualquer ventilação e concluir a "aventura" sujo de areia, suado e cansado.

E a praia lotada ganhará muitas latas e garrafas de cidra espalhadas pela areia, para alegria da turma da reciclagem.

Portanto, começarei o dia 1 de janeiro de 2017 no conforto da minha morada, longe de qualquer bagunça e num ambiente o mais familiar possível."



Escrevi o texto acima faz pouco mais de um ano atrás. Foi-se o tempo que tinha paciência para passar o RÉVEILLON DE PERUÍBE na praia. Faz falta a tranquilidade, de um evento praiano que era menos movimentado e mais agradável. O fato é que esse período da última semana do fim do ano velho até o segundo do novo já não empolga muitos moradores como antigamente. O descontentamento é considerável.

"Ah, mas Peruíbe é uma cidade turística, precisa de visitantes, o quais vão gastar aqui". Sim, trata-se de um lugar muito dependente do turismo de veraneio, mas isso nos obriga a tolerar o comportamento impróprio de vários turistas mal-educados e folgados, que fizeram tanto barulho e imundícies, torrando a paciência tanto de moradores como os de veranistas habituais?

É preciso lembrar que nem todos os peruibenses DEPENDEM DO TURISMO DE VERANEIO como fonte de renda. Eu trabalho em Itariri, numa atividade que nada tem a ver com isso, situação de muita gente daqui. Temos vários aposentados - TERRA DA ETERNA JUVENTUDE - e uma considerável população que trabalha fora (até em São Paulo), para a qual um grande movimento turístico nesse período pouco ou nada interessa do ponto de vista laboral, e isso influencia as opiniões.

O fato é que a condição de "lotação esgotada" na qual Peruba city ficou até 2 de janeiro atraiu um monte de críticas. A velha paciência para com os exageros de visitantes chatos esgotou-se, e isso de certa forma contribuirá para um debate sério sobre o modelo econômico vigente, o qual agrada cada vez menos.


MARCADORES: TEMPORADA DE VERÃO 2017/2018, RÉVEILLON PERUÍBE, TURISMO DE VERÃO, JANEIRO DE 2018

Nenhum comentário: