quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

NÃO ADIANTA EXPLICAR QUANDO O OUTRO ESTÁ DECIDIDO A NÃO ENTENDER - JANEIRO DE 2018



Gostem a maioria dos peruibenses ou não, o fato é que o turismo de veraneio tem consequências, que não se resumem a longas filas em caixas de supermercados e quiosques lotados. 

O elevado movimento turístico dos últimos dias de 2017 até ontem (1 de janeiro de 2018), ao mesmo tempo que dinamizou o comércio local e atividades correlatas (como pousadas e hotéis) gerou muitas reclamações de moradores, impacientes com os vários congestionamentos, canções bizarras (tipo funk pornográfico) propagadas num som altíssimo, PANCADÕES, falta de água em alguns locais da cidade, lixo nas ruas, carro em 20 Km numa via em que o limite é de 60 Km, falta de educação de visitantes que trataram esta cidade como se fosse "a casa da mãe Joana" ... esqueci de alguma coisa?

O fato, caro peruibense insatisfeito, é que tudo isso tem sido o resultado de anos duma enorme tolerância para o comportamento permissivo de muitos visitantes, em nome do "turismo", pois são os de "fora" que "trazem dinheiro para a cidade". O movimento turístico cresceu de forma descontrolada, num município despreparado para suportar tamanha população flutuante por apenas uns poucos dias, contribuindo para o descontentamento de muitos moradores, incluindo este blogueiro. E não existe solução fácil para isso.

O turismo de veraneio tem seus prós e contras, e nunca vi os contras serem tão citados em conversas, sejam elas virtuais ou fora da internet. Mas o que todos deveriam entender, é que a única solução (que vou repetir, não é fácil) está em reduzir a extrema dependência que a cidade tem dessa atividade econômica. Chega de dizer que Peruíbe precisa ficar super-lotada para que ajam empregos e dinheiro que sustente o município nos meses seguintes. Esse modelo está no limite, já disse isso várias vezes, e tenho certeza que muitos lerão este texto, tal como já leram outros, e com arrogância dirão para si mesmos que não é bem assim, pois esta é uma "cidade turística", e não existem "alternativas".

No título eu escrevi que "não adianta explicar quando o outro está decidido a não entender", mas quem sabe alguém entende, e pouco a pouco essa situação possa ser mudada.


POSTAGEM RECOMENDADA: BALSA (CATAMARÃ / FERRY BOAT) DE PERUÍBE PARA IGUAPE



MARCADORES: TURISTAS, VERANISTAS, TEMPORADA DE VERÃO EM PERUÍBE 2017/2018, RÉVEILLON PERUIBENSE, ANO NOVO, FESTAS, 31 DE DEZEMBRO DE 2017, 1 DE JANEIRO DE 2018

Nenhum comentário: