sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

VINICIUS TORRES FREIRE / RECUPERAÇÃO ECONÔMICA É LERDÍSSIMA - DEZEMBRO DE 2017



Outubro virou o mês das bruxas também no Brasil. Tem Halloween. A bruxa também esteve solta no comércio. As vendas caíram muito de setembro de outubro, como a gente acabou de ver. Para piorar, o IBGE, que faz essa pesquisa, disse que os resultados de julho, agosto e setembro na verdade foram um pouquinho piores do que se sabia, depois da revisão da pesquisa.

O que houve? Como o próprio IBGE e muita gente anda dizendo, as pessoas resolveram poupar para gastar no Black Friday de novembro.

Mas o suposto sucesso da Black Friday explica o fracasso do mês do Haloween?

Pode ser. Os economistas do banco Itaú acreditam que o comércio cresceu mais de 2% em novembro, mais do que compensando a queda de outubro. Mas só vamos saber disso com certeza no ano que vem, quando sair a nova pesquisa do IBGE.

Temos alguma outra pista de que outubro pode ser apenas um acidente, que a recuperação econômica, mesmo miudinha, não parou?

Como em tantas vezes na economia, dá pra ver o copo meio vazio e meio cheio.

Em relação ao total do ano passado, as vendas do varejo estão crescendo 1,4%. Se a gente inclui nessa conta vendas de carros e material de construção, o crescimento vai para mais de 3%. Não compensa as perdas do ano passado, mas vamos saindo do buraco.

Agora, as vendas nos supermercados e hipermercados não cresceram nada de setembro para outubro. O pessoal também estava se guardando para comprar tender e peru na Black Friday?

O fato é que, nos últimos doze meses, as vendas nos supermercados apenas pararam de cair. A recuperação econômica é lerdíssima e o consumidor ainda está com medo do futuro. Quem tem algum dinheiro, ainda está com medo.

No entanto, a roda da economia voltou a girar. É difícil de acreditar que algum fator novo tenha começado a fazer as coisas andarem para trás. O total de salários tem aumentado, embora o salário médio seja ruim. Algumas empresas até começam a investir um bocadinho. As taxas de juros caíram.

Em teoria, são motivos para a economia continuar a se arrastar do buracão. Mas este apagão das vendas de outubro deu um susto.




MARCADORES: RECUPERAÇÃO DA ECONOMIA BRASILEIRA EM 2017, FIM DA DEPRESSÃO / RECESSÃO ECONÔMICA, VENDAS NO COMÉRCIO VAREJISTA, BRASIL, DEZEMBRO DE 2017

Nenhum comentário: