quarta-feira, 31 de agosto de 2016

DILMA JÁ ERA, E ENTENDA UMA COISA, "COMPANHEIRO" CHORÃO - AGOSTO DE 2016

 


MARCADORES: IMPEACHMENT DA DILMA VOTADO NO SENADO, 61 VOTOS DOS SENADORES CONTRA 20, DILMA EX-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, MICHEL TEMER PRESIDENTE, PT, PETISTAS, SOCIALISMO, COMUNISMO, SOU UM PORCO CAPITALISTA, PERUÍBE, PERUIBENSES, CUBA

terça-feira, 30 de agosto de 2016

PERUÍBE SIMBOLICAMENTE NAS TREVAS ! -, AGOSTO DE 2016

ENERGIA É CORTADA EM PRÉDIOS PÚBLICOS DE PERUÍBE POR FALTA DE PAGAMENTO


Prefeitura acredita em retaliação política e está entrando com uma liminar. Elektro diz procurou a prefeitura para negociação, mas não houve retorno.

Do G1 Santos

Vários prédios públicos de Peruíbe, no litoral de São Paulo, tiveram a energia cortada, no começo da tarde desta terça-feira (30), por falta de pagamento da prefeitura. Já a administração pública disse está entrando com uma liminar contra a atitude da Elektro e que o corte de energia parece uma retaliação política. De acordo com informações da Elektro, responsável pelo fornecimento de energia, a energia foi cortada no Paço Municipal, no Ginásio de Esportes, no Centro Comunitário Caraminguava, na sede da Banda Municipal, na Oficina e Almoxarifado e no Lavador de Veículos da prefeitura. Segundo apurado pela reportagem do G1, os funcionários públicos foram dispensados.

Segundo a distribuidora, o motivo da interrupção da energia é a falta de pagamento das contas de energia desde de janeiro de 2016. A Elektro diz procurou a prefeitura em várias oportunidades com o intuito de negociar a dívida, mas não houve retorno da prefeitura.

A Elektro afirmou que comunicou a prefeitura no dia 24 de agosto que haveria o corte de energia nesta terça-feira, caso a dívida não fosse paga. O fornecimento será normalizado assim que a prefeitura efetuar o pagamento.

Em nota, a Prefeitura de Peruíbe disse que está entrando com uma liminar contra a atitude intempestiva, desproporcional e irresponsável da Elektro. A Prefeitura também irá entrar com uma ação junto a Aneel, que regula a atividade de concessão de energia.

Ainda de acordo com a administração, a empresa tem faltado com a Cidade e os munícipes quando não cumpre as suas obrigações mínimas como, por exemplo, a própria manutenção da rede pública.

"O corte de energia parece uma retaliação política pelo município ter ganho na Justiça a ação que desobrigou Peruíbe a assumir o parque de manutenção da rede elétrica. A Prefeitura ainda informou que a Administração estuda uma ação indenizatória pelos prejuízos materiais e morais causados".



FONTE: G1 SANTOS




MARCADORES: PERUÍBE, PERUIBENSES, PREFEITURA, ELETRICIDADE, PERUÍBE LITERALMENTE NAS TREVAS

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

DESEMPREGO EM PERUÍBE SUBIU DURANTE O MÊS DE JULHO, TEMPO DE FÉRIAS ESCOLARES - AGOSTO DE 2016



De acordo com o site do CAGED (CADASTRO GERAL DE EMPREGADOS E DESEMPREGADOS), o número de demissões em Peruíbe (empregos formais) prossegue superior ao de admissões, conforme dados sobre a situação do mercado de trabalho local no mês de julho, durante o qual a cidade costuma receber muitas famílias paulistanas devido ao período das férias escolares. 

Ou seja, nem o movimento a mais durante o que se costuma chamar de baixa temporada, contribuiu para uma melhora da atividade comercial, algo que teria permitido criação de vagas de trabalho superior em número superior ao fechamento delas. Essa situação demonstra o quanto a recessão brasileira tem afetado severamente este município.


ADMISSÕES EM JULHO: 120
DEMISSÕES EM JULHO: 196
            SALDO NEGATIVO: - 76 


E o que mais vejo em propostas de candidatos ao cargo de prefeito, é a repetição da palavra TURISMO, deixando de lado o fato de que uma diversificação da economia local é algo urgente e mais do que recomendável.



Enquanto isso, eu e tantos outros peruibenses aguardamos pelo desconhecido. Sim, pelo desconhecido, pois o resultado das eleições pode não trazer bons resultados, se novamente a maioria do  eleitorado peruibense não votar com bom senso.



POSTAGEM RECOMENDADA: A POLÍTICA MUNICIPAL PARA MUITOS PERUIBENSES


VÍDEO RECOMENDADO (no qual trato da necessidade de mudanças na economia local):






MARCADORES: PERUÍBE, PERUIBENSE, DESEMPREGO, FÉRIAS MÊS DE JULHO, VAGAS DE TRABALHO, COMÉRCIO, TURISMO, ELEIÇÕES DE 2016, DOMINGO, 2 DE OUTUBRO DE 2016, CANDIDATOS AO CARGO DE PREFEITO

CRISE NÃO VAI SER REVERTIDA COM CONSUMO | DENISE CAMPOS DE TOLEDO | JOVEM PAN - AGOSTO DE 2016




MARCADORES: RECESSÃO NO BRASIL 2016, MERCADO DE TRABALHO, DESEMPREGO ELEVADO, CARTEIRA ASSINADA, MERCADO CONSUMIDOR, NEGOCIAÇÕES SALARIAIS PREJUDICADAS, JUROS ELEVADOS

SITUAÇÃO DO ANTIGO CEMITÉRIO DE PERUÍBE - AGOSTO DE 2016




MARCADORES: ANTIGO CEMITÉRIO DE PERUÍBE, SUJEIRA, ABANDONO, VANDALISMO, DECADÊNCIA, PROBLEMAS DA CIDADE, PATRIMÔNIO PÚBLICO

domingo, 28 de agosto de 2016

DOIS PERFIS DE CANDIDATOS AO CARGO DE PREFEITO QUE PREDOMINARÃO NA PREFERÊNCIA DO ELEITORADO - AGOSTO DE 2016





PERFIL NÚMERO 1 - O POPULISTA QUE ACENA PARA A MASSA PERUIBENSE.

PERFIL NÚMERO 2 - O TECNOCRATA EMPENHADO EM MODERNIZAR PERUÍBE.


O candidato que vencer a disputa eleitoral pela prefeitura pertencerá a um desses dois perfis, os quais, longe de serem perfeitos, são preferidos por muitíssimos eleitores. Qual deles você escolherá?

Vídeo recomendado para quem está se estressando muito com essa campanha:






MARCADORES: PERUÍBE, ELEITORES PERUIBENSES, ELEIÇÃO DOMINGO 2 DE OUTUBRO DE 2016, POLÍTICA MUNICIPAL, CANDIDATOS AO CARGO DE PREFEITO, CANDIDATOS AO CARGO DE VEREADOR, PRAIA, POPULISMO, TECNOCRACIA

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

DENISE CAMPOS DE TOLEDO / EMPREGO É ÚLTIMO ITEM DA FILA DA RECUPERAÇÃO - AGOSTO DE 2016



O mercado de trabalho continua muito ruim. Foi o décimo sexto mês consecutivo de corte de emprego com carteira assinada. Julho até foi melhor que junho, quando o fechamento de vagas formais chegou a quase 158 mil. Mas é preciso levar em conta que, sazonalmente, o segundo semestre costuma mesmo ser melhor. Agora, neste ano, o segundo semestre começou só um pouco menos ruim que o primeiro e alguns setores ainda estão intensificando as demissões. A indústria pisou mais no freio, com sinais de alguma retomada, mas serviços e o comércio estão cortando mais. E, neste ambiente de aumento do desemprego, com maior informalidade, ainda há perdas em termos salariais. As negociações ficam bem mais desfavoráveis para os trabalhadores. Isso é péssimo do ponto de vista social e compromete o potencial de retomada da atividade econômica. O mercado de trabalho deve continuar ruim nos próximos meses e vai ser o último indicador a ter alguma melhora. Os empresários só vão voltar a contratar quando tiverem segurança da melhoria da atividade. Desta vez, o País não vai poder contar com alguma reação do consumo pra reverter a crise, como aconteceu no passado, principalmente em 2008 e 2009, quando sentimos o impacto da crise internacional. É preciso buscar outros caminhos pra retomada do crescimento. Caminhos que passam pelo ajuste das contas públicas, que pode garantir maior confiança, estimulando mais os investimentos. Nesse sentido, o governo também deve acelerar concessões, privatizações, encontrar formas para estimular as exportações. Nada disso vai ter o mesmo peso que o consumo doméstico. Por isso é que a expectativa é de uma reversão da crise no ano que vem, de forma ainda modesta, com expansão de um até 2% do PIB, isso se tudo correr bem no campo político e o governo conseguir avançar, da forma esperada, com as medidas que vem propondo para a reestruturação da economia. Sendo que, em relação ao consumo, ainda tem um outro dado bem desfavorável, que é o crédito, cada vez mais caro, já que os juros, como vimos, não param de subir. Por receio de perdas com o calote, que está aumentando, os bancos mantém os juros nas alturas e ainda restringem mais a liberação de recursos, o que também ajuda a travar o consumo. Eu volto na segunda. Até lá.


MARCADORES: VAGAS DE EMPREGO EM, PERUÍBE, PERUIBENSE, VALE DO RIBEIRA, VALERIBEIRENSE, ANA DIAS, ITARIRI, ITARIRIENSE, PEDRO DE TOLEDO, PEDRO-TOLEDENSE, MIRACATU, MIRACATUENSE, JUQUIÁ, JUQUIAENSE, REGISTRO, REGISTRENSE, IGUAPE, IGUAPENSE, ILHA COMPRIDA, ILHACOMPRIDENSE, SETE BARRAS, SETE-BARRENSE, PARIQUERA-AÇU, PARIQUERENSE, JACUPIRANGA, JACUPIRANGUENSE, CANANÉIA, CANANIENSE, BARRA DO TURVO, BARRA-TURVENSE, CAJATI, CAJATIENSE, IPORANGA, IPORANGUENSE, ELDORADO, ELDORAENSE, BARRA DO CHAPÉU, BARRENSE, SANTOS, BAIXADA SANTISTA, LITORAL PAULISTA, ESTADO DE SÃO PAULO, CURITIBA, PARANÁ, LITORAL PARANAENSE, BRASIL, BRASILEIROS

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

VINICIUS TORRES FREIRE / APÓS DOIS ANOS CAINDO, INDÚSTRIA VOLTA A CRESCER -,AGOSTO DE 2016


Parece que o fundo do poço chegou. O sinal mais animador que tivemos até agora veio da economia paulista. A gente soube hoje que a economia do Estado de São Paulo cresceu do primeiro para o segundo trimestre do ano, cresceu entre abril e junho.

Foi bem pouquinho, mas foi alguma coisa. Faz três anos, a gente praticamente só dá notícia ruim aqui nos comentários de economia do Jornal da Gazeta.

A Fundação Seade, o "IBGE" aqui de São Paulo, informou hoje que a economia estadual cresceu 0,2%. Quase um soluço. Além do mais, o fundo do poço é um lugar escuro, úmido e frio como o inverno paulista deste ano, cheio de gente desempregada, salários menores, muitas dívidas para pagar e empresas arrebentadas.

A economia paulista representa um terço da economia brasileira. Nos últimos cinco anos, vem andando praticamente no mesmo ritmo da economia nacional. Dá para dizer que a economia do país inteiro voltou a crescer?

Ainda não sabemos como andou o conjunto da economia brasileira no segundo trimestre. O resultado do PIB nacional sai apenas na quarta-feira que vem. Os chutes informados dos economistas, as projeções, dizem que ainda houve queda de meio por cento. Menor, de qualquer modo.

De onde veio o impulso paulista? Da melhoria ainda miudinha da indústria. Aliás, o conjunto da indústria brasileira voltou a crescer no segundo trimestre, depois de dois anos de queda. Dois anos, favor prestar atenção. Mesmo crescendo, a produção da indústria nacional ainda está 18% abaixo do que era no começo de 2011, quando Dilma Rousseff tomou posse.

A economia brasileira mesmo deve andar agora cerca de 5% abaixo de onde estava no ano passado, que já foi ruim. Mas parece que enfim estamos parando de piorar. É mais ou menos como ganhar a medalha de ouro no futebol masculino, nas Olimpíadas. Não é lá grande coisa, não é uma disputa das grandes do futebol mundial. Mas é melhor ganhar, do que perder, é melhor tirar a nhaca horrenda desses anos de derrotas. É pouco, mas é um recomeço.



MARCADORES: ESTADO DE SÃO PAULO, INDÚSTRIA PAULISTA, RECUPERAÇÃO DA ECONOMIA BRASILEIRA, PRODUTO INTERNO BRUTO BRASILEIRO, BRASIL


terça-feira, 23 de agosto de 2016

PERUÍBE, NOITE DE 22 DE AGOSTO DE 2016: TEMPERATURA EM 9 GRAUS.



Na noite passada, a temperatura caiu para mínima de 9 graus. Este é um inverno que prossegue surpreendendo, considerando que estamos próximos do fim de agosto.


MARCADORES: PERUÍBE, PERUIBENSES, FRIO, NOITE GELADA, MÊS DE AGOSTO, TEMPERATURA BAIXA, INVERNO DE 2016

MAIS UM PROTESTO CONTRA O DESEMPREGO EM CUBATÃO - AGOSTO DE 2016



SINDICALISTAS REALIZAM PASSEATA CONTRA DESEMPREGO EM CUBATÃO


Uma nova reunião entre CIESP e trabalhadores ficou agendada para o dia 30

GABRIEL OLIVEIRA

Desempregados de Cubatão voltaram a protestar nesta segunda-feira (22) contra a destinação de trabalhos a pessoas de outros estados e saíram insatisfeitos de uma reunião no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). Eles se encontraram no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Santos (Sintracomos) e fizeram uma passeata até a frente da Ciesp, onde havia ao menos oito policiais militares de prontidão.

Membros da comissão de desempregados e sindicalistas entraram para a reunião, encontrando apenas dois representantes do Ciesp. Eles esperavam conversar com gente das empresas também.

Depois de duas horas de reunião, o pessoal saiu descontente, sem nenhum acordo. “O trabalhador está nervoso e apreensivo. Se não surgir emprego nos próximos dias, a coisa vai ficar feia aqui em Cubatão”, disse o tesoureiro do Sintracomos, Geraldino Cruz. Uma nova reunião ficou agendada para o dia 30.

Os desempregados dizem que indústrias da Cidade estão contratando mão de obra de fora e deixando o pessoal da região de lado. “Queremos as vagas das empresas para trabalhadores da nossa região, até porque tem mão de obra demais sobrando aqui”, avalia o presidente do Sintracomos, Marcos Braz de Oliveira, o Macaé.

É o que também quer o auxiliar de produção Abel Conceição Barrada, de 30 anos, demitido da Usiminas há nove meses. “Está difícil. Estou sempre colocando currículo em todas as empresas. Temos que ter esperança”.



FONTE: A TRIBUNA


COMENTÁRIO: a severa recessão brasileira abalou muito o pólo industrial cubatense, em outros tempos um dos mais importantes do país. O fato é que muitos moradores daquela cidade terão, mais cedo ou mais tarde, que aceitar o fato de que os empregos que tanto buscam simplesmente jamais existirão para todos, mesmo com as contratações favorecendo aos munícipes desempregados.

Aliás, muitos cubatenses precisam reconhecer quem "contribuiu" e muito para essa situação:





Quem DESGOVERNOU O BRASIL POR TANTO TEMPO, tornando possível essa crise medonha? Pensem bem disso, eleitores cubatenses e de toda a baixada santista. Pensem, e escolham com cuidado.


MARCADORES: CUBATÃO, CUBATENSES, INDÚSTRIA, SINDICATOS, SINDICALISTAS, PROTESTO, DESEMPREGO, DESEMPREGADOS, VAGAS DE TRABALHO, BAIXADA SANTISTA, A FUTURA EX-PRESIDENTE DILMA NÃO DEIXARÁ SAUDADES


domingo, 21 de agosto de 2016

UM PERUIBENSE QUASE CONGELADO NA PRAIA - AGOSTO DE 2016





Tarde de domingo, 21 de agosto de 2016, temperatura em apenas 11 graus, e eu filmando uma ressaca na praia do centro. Eita inverno bom, sô!

MARCADORES: INVERNO DE 2016, MÊS DE AGOSTO, RESSACA NA PRAIA DO CENTRO, PERUÍBE, PERUIBENSES, VENTO FRIO / GELADO, CONGELANTE, BAIXAS TEMPERATURAS

A POLÍTICA MUNICIPAL PARA MUITOS PERUIBENSES EM POUCAS PALAVRAS (E UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DESTA CIDADE) - AGOSTO DE 2016




A política municipal é para muitos peruibenses a melhor fonte de acumulação de meios para a própria sobrevivência, o que contribui para a desvalorização do trabalho na iniciativa privada e do saber. Mais moderado em minha análise, impossível.

E enquanto a luta política prossegue implacável (e sem qualquer garantia de que finalmente a maioria do eleitorado fará boas escolhas), pouco ou nada se discute sobre qualquer alternativa econômica viável para esta cidade, como a que apresento nos vídeos abaixo:








POSTAGEM RECOMENDADA: TEORIZANDO SOBRE O FUTURO PRÓXIMO DE PERUÍBE


MARCADORES: PERUÍBE, ELEITORES PERUIBENSES, AGRICULTURA EM PERUÍBE, MERCADO IMOBILIÁRIO, PRÉDIOS ALTOS ORLA DA PRAIA EM PERUÍBE, ALTERNATIVA ECONÔMICA AO PROJETO DE VERTICALIZAÇÃO DE PERUÍBE, PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE USINA TERMELÉTRICA / TERMOELÉTRICA EM PERUÍBE, AGROFLORESTA, BARRA DO TURVO, BARRA-TURVENSE, VALE DO RIBEIRA


sábado, 20 de agosto de 2016

NOITE DE SÁBADO CHUVOSA EM PERUÍBE, 20 DE AGOSTO DE 2016, TEMPERATURA EM 14°.



Uma noite fria e chuvosa, boa para se tomar um chá, enquanto se aprecia o som da chuva, com a temperatura em 14 graus. E tem mais frio chegando, para o começo da próxima semana.

MARCADORES: PERUÍBE, PERUIBENSES, INVERNO DE 2016, AGOSTO, CHUVA GELADA, FRIO

VINICIUS TORRES FREIRE / EFEITOS DA PINDAÍBA ESTÃO NOS SERVIÇOS PÚBLICOS - AGOSTO DE 2016



Quando a gente ouve dizer que a arrecadação de impostos do governo caiu outra vez ou que o déficit cresce, a gente não costuma pensar logo no efeito disso na vida do dia a dia da maioria da população. Governo em situação financeira ruim significa, entre outras coisas, taxas de juros maiores, quando não inflação maior. Mas aí ainda estamos no reino meio enrolado da economia. Os efeitos mais imediatos da pindaíba vão aparecendo nos serviços públicos. O gasto com saúde fica restrito ao mínimo obrigatório. O investimento em infraestrutura, em obras, como estradas, quase desaparece.

Por isso, convém prestar muita atenção a indicadores preocupantes, como mais um resultado ruim da receita de impostos do governo federal. Neste ano, já descontada a inflação, a receita caiu mais 6%. Está no menor nível desde 2010. Repita-se: 2010, faz seis anos.

Era de esperar. No conjunto, a economia brasileira, a produção e a renda no país, regrediram vários anos.

Por enquanto, no governo federal, o resultado mais desastroso da perda de receita ocorre na queda dos investimentos: em novas obras, novos hospitais, infraestrutura em geral.

O gasto do governo em obras caiu pela metade no ano passado. Vai cair mais neste ano. As verbas para as universidades federais estão minguando. As verbas para a saúde estão no osso, enquanto a população aumenta, envelhece e procura mais o SUS, pois fica sem plano de saúde porque perdeu o emprego.

Essa é a relevância de a gente prestar atenção nas contas do governo.

Quando a situação vai melhorar? Vai demorar uns bons anos. Em geral, a receita de impostos aumenta quando o consumo e o emprego voltam a crescer. Mas isso só deve acontecer lá pelo final do ano que vem, mesmo com a economia em geral melhorando em outros setores.

Quer dizer, mesmo que o PIB, a economia, volte a crescer, como deve ocorrer no ano que vem, devagarinho, ainda vai haver desemprego tão ruim quanto neste 2016. Do mesmo modo, o governo não vai recuperar a receita que perdeu na recessão antes de uns dois, três anos. Serão anos de cinto apertado.


MARCADORES: SERVIÇOS PÚBLICOS EM, PERUÍBE, PERUIBENSE, VALE DO RIBEIRA, VALERIBEIRENSE, ANA DIAS, ITARIRI, ITARIRIENSE, PEDRO DE TOLEDO, PEDRO-TOLEDENSE, MIRACATU, MIRACATUENSE, JUQUIÁ, JUQUIAENSE, REGISTRO, REGISTRENSE, IGUAPE, IGUAPENSE, ILHA COMPRIDA, ILHACOMPRIDENSE, SETE BARRAS, SETE-BARRENSE, PARIQUERA-AÇU, PARIQUERENSE, JACUPIRANGA, JACUPIRANGUENSE, CANANÉIA, CANANIENSE, BARRA DO TURVO, BARRA-TURVENSE, CAJATI, CAJATIENSE, IPORANGA, IPORANGUENSE, ELDORADO, ELDORAENSE, BARRA DO CHAPÉU, BARRENSE, SANTOS, BAIXADA SANTISTA, LITORAL PAULISTA, ESTADO DE SÃO PAULO, CURITIBA, PARANÁ, LITORAL PARANAENSE, BRASIL, BRASILEIROS


sexta-feira, 19 de agosto de 2016

PERUÍBE, 19 DE AGOSTO DE 2016, MANHÃ COM TEMPERATURA EM 14°, COM PANCADAS DE CHUVA



Temos uma manhã fria, em 14 graus, e pancadas de chuva durante o dia. O inverno prossegue surpreendendo.


MARCADORES: INVERNO DE 2016 EM PERUÍBE, FRIO, CHUVA, BAIXAS TEMPERATURAS

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

MEU COMENTÁRIO TARDIO SOBRE A CARTA DE DILMA - AGOSTO DE 2016



"Mensagem da Presidenta Dilma ao Senado e ao Povo Brasileiro

Brasília, 16 de agosto de 2016

Dirijo-me à população brasileira e às Senhoras Senadoras e aos Senhores Senadores para manifestar mais uma vez meu compromisso com a democracia e com as medidas necessárias à superação do impasse político que tantos prejuízos já causou ao País.

Meu retorno à Presidência, por decisão do Senado Federal, significará a afirmação do Estado Democrático de Direito e poderá contribuir decisivamente para o surgimento de uma nova e promissora realidade política.

Minha responsabilidade é grande. Na jornada para me defender do impeachment me aproximei mais do povo, tive oportunidade de ouvir seu reconhecimento, de receber seu carinho. Ouvi também críticas duras ao meu governo, a erros que foram cometidos e a medidas e políticas que não foram adotadas. Acolho essas críticas com humildade e determinação para que possamos construir um novo caminho.

Precisamos fortalecer a democracia em nosso País e, para isto, será necessário que o Senado encerre o processo de impeachment em curso, reconhecendo, diante das provas irrefutáveis, que não houve crime de responsabilidade. Que eu sou inocente.

No presidencialismo previsto em nossa Constituição, não basta a desconfiança política para afastar um Presidente. Há que se configurar crime de responsabilidade. E está claro que não houve tal crime. Não é legítimo, como querem os meus acusadores, afastar o chefe de Estado e de governo pelo “conjunto da obra”.

Quem afasta o Presidente pelo “conjunto da obra” é o povo e, só o povo, nas eleições. Por isso, afirmamos que, se consumado o impeachment sem crime de responsabilidade, teríamos um golpe de estado. O colégio eleitoral de 110 milhões de eleitores seria substituído, sem a devida sustentação constitucional, por um colégio eleitoral de 81 senadores. Seria um inequívoco golpe seguido de eleição indireta.

Ao invés disso, entendo que a solução para as crises política e econômica que enfrentamos passa pelo voto popular em eleições diretas. A democracia é o único caminho para a construção de um Pacto pela Unidade Nacional, o Desenvolvimento e a Justiça Social. É o único caminho para sairmos da crise.

Por isso, a importância de assumirmos um claro compromisso com o Plebiscito e pela Reforma Política. Todos sabemos que há um impasse gerado pelo esgotamento do sistema político, seja pelo número excessivo de partidos, seja pelas práticas políticas questionáveis, a exigir uma profunda transformação nas regras vigentes.

Estou convencida da necessidade e darei meu apoio irrestrito à convocação de um Plebiscito, com o objetivo de consultar a população sobre a realização antecipada de eleições, bem como sobre a reforma política e eleitoral. Devemos concentrar esforços para que seja realizada uma ampla e profunda reforma política, estabelecendo um novo quadro institucional que supere a fragmentação dos partidos, moralize o financiamento das campanhas eleitorais, fortaleça a fidelidade partidária e dê mais poder aos eleitores.

A restauração plena da democracia requer que a população decida qual é o melhor caminho para ampliar a governabilidade e aperfeiçoar o sistema político eleitoral brasileiro. Devemos construir, para tanto, um amplo Pacto Nacional, baseado em eleições livres e diretas, que envolva todos os cidadãos e cidadãs brasileiros.

Um Pacto que fortaleça os valores do Estado Democrático de Direito, a soberania nacional, o desenvolvimento econômico e as conquistas sociais. Esse Pacto pela Unidade Nacional, o Desenvolvimento e a Justiça Social permitirá a pacificação do País.

O desarmamento dos espíritos e o arrefecimento das paixões devem sobrepor-se a todo e qualquer sentimento de desunião. A transição para esse novo momento democrático exige que seja aberto um amplo diálogo entre todas as forças vivas da Nação Brasileira com a clara consciência de que o que nos une é o Brasil.

Diálogo com o Congresso Nacional, para que, conjunta e responsavelmente, busquemos as melhores soluções para os problemas enfrentados pelo País. Diálogo com a sociedade e os movimentos sociais, para que as demandas de nossa população sejam plenamente respondidas por políticas consistentes e eficazes.

As forças produtivas, empresários e trabalhadores, devem participar de forma ativa na construção de propostas para a retomada do crescimento e para a elevação da competitividade de nossa economia.

Reafirmo meu compromisso com o respeito integral à Constituição Cidadã de 1988, com destaque aos direitos e garantias individuais e coletivos que nela estão estabelecidos. Nosso lema persistirá sendo “nenhum direito a menos”.

As políticas sociais que transformaram a vida de nossa população, assegurando oportunidades para todas as pessoas e valorizando a igualdade e a diversidade deverão ser mantidas e renovadas. A riqueza e a força de nossa cultura devem ser valorizadas como elemento fundador de nossa nacionalidade. Gerar mais e melhores empregos, fortalecer a saúde pública, ampliar o acesso e elevar a qualidade da educação, assegurar o direito à moradia e expandir a mobilidade urbana são investimentos prioritários para o Brasil. Todas as variáveis da economia e os instrumentos da política precisam ser canalizados para o País voltar a crescer e gerar empregos.

Isso é necessário porque, desde o início do meu segundo mandato, medidas, ações e reformas necessárias para o País enfrentar a grave crise econômica foram bloqueadas e as chamadas pautas-bomba foram impostas, sob a lógica irresponsável do “quanto pior, melhor”.

Houve um esforço obsessivo para desgastar o governo, pouco importando os resultados danosos impostos à população. Podemos superar esse momento e, juntos, buscar o crescimento econômico e a estabilidade, o fortalecimento da soberania nacional e a defesa do pré-sal e de nossas riquezas naturais e minerárias.

É fundamental a continuidade da luta contra a corrupção. Este é um compromisso inegociável. Não aceitaremos qualquer pacto em favor da impunidade daqueles que, comprovadamente, e após o exercício pleno do contraditório e da ampla defesa, tenham praticado ilícitos ou atos de improbidade.

Povo brasileiro, Senadoras e Senadores,

O Brasil vive um dos mais dramáticos momentos de sua história. Um momento que requer coragem e clareza de propósitos de todos nós. Um momento que não tolera omissões, enganos, ou falta de compromisso com o País.

Não devemos permitir que uma eventual ruptura da ordem democrática baseada no impeachment sem crime de responsabilidade fragilize nossa democracia, com o sacrifício dos direitos assegurados na Constituição de 1988. Unamos nossas forças e propósitos na defesa da democracia, o lado certo da História.

Tenho orgulho de ser a primeira mulher eleita presidenta do Brasil. Tenho orgulho de dizer que, nestes anos, exerci meu mandato de forma digna e honesta. Honrei os votos que recebi.

Em nome desses votos e em nome de todo o povo do meu País, vou lutar com todos os instrumentos legais de que disponho para assegurar a democracia no Brasil. A essa altura todos sabem que não cometi crime de responsabilidade, que não há razão legal para esse processo de impeachment, pois não há crime.

Os atos que pratiquei foram atos legais, atos necessários, atos de governo. Atos idênticos foram executados pelos presidentes que me antecederam. Não era crime na época deles, e também não é crime agora.

Jamais se encontrará na minha vida registro de desonestidade, covardia ou traição. Ao contrário dos que deram início a este processo injusto e ilegal, não tenho contas secretas no exterior, nunca desviei um único centavo do patrimônio público para meu enriquecimento pessoal ou de terceiros e não recebi propina de ninguém.

Esse processo de impeachment é frágil, juridicamente inconsistente, um processo injusto, desencadeado contra uma pessoa honesta e inocente.

O que peço às senadoras e aos senadores é que não se faça a injustiça de me condenar por um crime que não cometi. Não existe injustiça mais devastadora do que condenar um inocente.

A vida me ensinou o sentido mais profundo da esperança. Resisti ao cárcere e à tortura. Gostaria de não ter que resistir à fraude e à mais infame injustiça. Minha esperança existe porque é também a esperança democrática do povo brasileiro, que me elegeu duas vezes Presidenta."



Primeiro, uma análise simples e demolidora:



E a minha humilde opinião:





MARCADORES: CARTA DE DILMA, TEIMA PRESIDENTA, "INOCENTA", RETA FINAL


quarta-feira, 17 de agosto de 2016

CONSTRUÇÃO CIVIL FECHA 465 MIL POSTOS DE TRABALHO EM 12 MESES - AGOSTO DE 2016





O nível de emprego na indústria da construção civil retornou aos patamares registrados em 2009


DA AGÊNCIA BRASIL

Em 12 meses, a construção civil brasileira fechou 465 mil postos de trabalho, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (16) pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP). No primeiro semestre de 2016, o setor acumula a perda de 139,1 mil vagas, sendo 33 mil em junho (-1,18%). O ramo emprega atualmente 2,76 milhões de trabalhadores.

De acordo com o presidente do Sinduscon, José Romeu Ferraz Neto, o nível de emprego da indústria da construção retornou aos patamares registrados em 2009. “O número de vagas fechadas na indústria da construção desde 2014 deverá ultrapassar 1,1 milhão até o fim de 2016. Isso representa 30% do total de trabalhadores que o setor chegou a empregar antes da crise”, ressaltou.

Apesar da gravidade da situação, Ferraz disse acreditar que a recuperação é possível se forem tomadas medidas que melhorem o cenário atual. “O setor voltará a empregar rapidamente se medidas urgentes destinadas à expansão da infraestrutura e à contratação de habitação popular forem tomadas, junto com o lançamento de novas concessões e Parcerias Público-Privadas. Esse esforço precisa envolver tanto a União quanto estados e municípios”, acrescentou.

Em junho, a região que teve a maior redução percentual no número de postos de trabalho foi a Nordeste (-1,51%), com a perda de 8,6 mil vagas. No Sudeste foram fechadas 20,9 mil colocações, uma retração de -1,48%. Em São Paulo foram cortados 9,8 mil postos, uma queda de -1,32% no nível de emprego.



FONTE: A TRIBUNA



 MARCADORES: CONSTRUÇÃO CIVIL EM, POSTOS DE TRABALHO EM, DESEMPREGO EM, EMPREGOS EM, PERUÍBE, PERUIBENSE, VALE DO RIBEIRA, VALERIBEIRENSE, ANA DIAS, ITARIRI, ITARIRIENSE, PEDRO DE TOLEDO, PEDRO-TOLEDENSE, MIRACATU, MIRACATUENSE, JUQUIÁ, JUQUIAENSE, REGISTRO, REGISTRENSE, IGUAPE, IGUAPENSE, ILHA COMPRIDA, ILHACOMPRIDENSE, SETE BARRAS, SETE-BARRENSE, PARIQUERA-AÇU, PARIQUERENSE, JACUPIRANGA, JACUPIRANGUENSE, CANANÉIA, CANANIENSE, BARRA DO TURVO, BARRA-TURVENSE, CAJATI, CAJATIENSE, IPORANGA, IPORANGUENSE, ELDORADO, ELDORAENSE, BARRA DO CHAPÉU, BARRENSE, SANTOS, BAIXADA SANTISTA, LITORAL PAULISTA, ESTADO DE SÃO PAULO, CURITIBA, PARANÁ, LITORAL PARANAENSE, BRASIL, BRASILEIROS


A CAMPANHA ESTÁ LÁ FORA - AGOSTO DE 2016



A campanha eleitoral está lá fora. Não passará um dia, até 1 de outubro, em que não esqueceremos das já próximas eleições municipais, para o cargo de prefeito e 15 vagas de vereadores.

Veremos muitíssimas carreatas, comícios, faixas, cartazes, cavaletes, canções, propagandas nas redes sociais, etc , que tornarão impossível ignorarmos que a atual administração municipal está chegando ao fim. Sobrarão discursos, promessas, belas palavras .... e vários eleitores esperançosos, e portanto otimistas para com o futuro. Terão também os pessimistas e uns poucos que defino como realistas, ou seja, conscientes de que o próximo prefeito terá de, pura e simplesmente, levantar o PERUBANIC do fundo do mar.

A campanha está lá fora. Escolham com cuidado.


MARCADORES: PERUÍBE, PERUIBENSE, ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2016, CAMPANHA ELEITORAL COMEÇA 16 DE SETEMBRO / TERMINA DIA 1 DE OUTUBRO, CANDIDATOS AO CARGO DE PREFEITO, CANDIDATOS AO CARGO DE VEREADOR

terça-feira, 16 de agosto de 2016

ELEIÇÕES EM PERUÍBE 2016 / CANDIDATOS AOS CARGOS DE PREFEITO E VICE- PREFEITO - AGOSTO DE 2016




ALEX MATOS 15 / VICE ZECA DA FIRENZE
 PMDB - PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO
COLIGAÇÃO PMDB / PV / PP / PRP / PMB / PEN

BARROS 10 / VICE MAEDA
PRB - PARTIDO REPUBLICANO BRASILEIRO

EMER 27 / VICE APOLONIA
PSDC - PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA CRISTÃO
COLIGAÇÃO PSL / PTN / DEM / PSDC / PRTB / PTC / PC do B

GILSON BARGIERI 40 / VICE KAIO LIMA
PSB - PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO
COLIGAÇÃO PSB / PPS / PPL

LUIZ MAURÍCIO 45 / VICE ANDRÉ LUIZ DE PAULA
PSDB - PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA
COLIGAÇÃO PSDB / SD / REDE / PHS

MARIO OMURO 55 / VICE ALBERTO DIMENSÃO
PSD - PARTIDO SOCIAL DEMOCRÁTICO

NELSON DO POSTO 22 / VICE DAVI DE ANDRADE
PR - PARTIDO DA REPÚBLICA

DR. VALDEZ 70 / VICE SARGENTO MEUCCI
PT DO B - PARTIDO TRABALHISTA DO BRASIL
COLIGAÇÃO PMN / PT DO B




FONTES: ELEIÇÕES 2016

                    PREFEITO 2016


Os nomes dos candidatos ao cargo de prefeito e os seus respectivos vices foram colocados em ordem alfabética. Peço que caso aja alguma incorreção nas informações aqui postadas, que eu seja informado, para que possa fazer as correções. Agradeço a atenção.


MARCADORES: PERUÍBE, PERUIBENSE, 16 DE AGOSTO DE 2016 / INÍCIO DA CAMPANHA ELEITORAL, CANDIDATOS AO CARGO DE PREFEITO, CANDIDATOS AO CARGO DE VICE-PREFEITO, ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2016, ELEIÇÃO DOMINGO 2 DE OUTUBRO DE 2016

sábado, 13 de agosto de 2016

PERUÍBE, NOITE DE SÁBADO, 13 DE AGOSTO DE 2016: TEMPERATURA EM 8°.



Pois é, diziam que o frio já estava acabando, mas esta noite, a temperatura caiu para apenas 8 graus, com sensação térmica em 12 graus. Agora a pouco, aproveitei para me esquentar junto a fogueira da foto e comi batata-doce assada com uns amigos. Eita tempo bom!


MARCADORES: PERUÍBE, PERUIBENSES, FRIO, NOITE GELADA, BAIXA TEMPERATURA, INVERNO DE 2016

CALENDÁRIO DAS ELEIÇÕES 2016 E ENTENDA O QUE CADA CANDIDATO PODE FAZER - AGOSTO DE 2016



MARCADORES: ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2016 EM, CAMPANHA ELEITORAL PARA PREFEITO 2016, CAMPANHA ELEITORAL PARA VEREADOR, CALENDÁRIO ELEITORAL, CAMPANHA NAS RUAS, CAMPANHA NA TV E RÁDIO, CAMPANHA NA INTERNET, ELEITORES, ELEITORADO, CANDIDATOS DE / EM, PERUÍBE, PERUIBENSE, VALE DO RIBEIRA, VALERIBEIRENSE, ANA DIAS, ITARIRI, ITARIRIENSE, PEDRO DE TOLEDO, PEDRO-TOLEDENSE, MIRACATU, MIRACATUENSE, JUQUIÁ, JUQUIAENSE, REGISTRO, REGISTRENSE, IGUAPE, IGUAPENSE, ILHA COMPRIDA, ILHACOMPRIDENSE, SETE BARRAS, SETE-BARRENSE, PARIQUERA-AÇU, PARIQUERENSE, JACUPIRANGA, JACUPIRANGUENSE, CANANÉIA, CANANIENSE, BARRA DO TURVO, BARRA-TURVENSE, CAJATI, CAJATIENSE, IPORANGA, IPORANGUENSE, ELDORADO, ELDORAENSE, BARRA DO CHAPÉU, BARRENSE, SANTOS, BAIXADA SANTISTA, LITORAL PAULISTA, ESTADO DE SÃO PAULO, CURITIBA, PARANÁ, LITORAL PARANAENSE, BRASIL, BRASILEIROS

DEPUTADO FEDERAL JAIR MESSIAS BOLSONARO FALA DA IMPORTÂNCIA DO NIÓBIO - AGOSTO DE 2016



Na guerra política, o deputado Jair Bolsonaro já sacou que, na luta contra a rotulagem imposta a ele pela mídia, resta ao mesmo, usando a internet, demonstrar que não é um político "dum único assunto". Nesse vídeo ele fala do NIÓBIO, um importantíssimo minério do qual o Brasil possui gigantes reservas, as maiores do mundo.


MARCADORES: DEPUTADO FEDERAL JAIR MESSIAS BOLSONARO FALA DO NIÓBIO, MINERAL ESTRATÉGICO, MINERAÇÃO, CIDADE DE ARAXÁ, ESTADO DE MINAS GERAIS, CBMM, BRASIL, BRASILEIROS, ECONOMIA, DESENVOLVIMENTO, MINERADORAS, RIQUEZAS MINERAIS NO VALE DO RIBEIRA, MINÉRIOS EM CAJATI, BARRA DO TURVO, IPORANGA, ESTADO DE SÃO PAULO, ESTADO DO PARANÁ, TECNOLOGIA, EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS, BOLSONARO PRESIDENTE 2018


DENISE CAMPOS DE TOLEDO / GOVERNO TEMER TERÁ DE MOSTRAR MAIS FORÇA POLÍTICA - AGOSTO DE 2016



O governo afinou o discurso em relação à renegociação da dívida dos Estados pra evitar qualquer abalo na confiança da sociedade, dos agentes econômicos, quanto à execução do ajuste fiscal. O presidente interino, Michel Temer, como nós vimos, disse que o veto ao reajuste do funcionalismo, por dois anos, poderia "embaraçar" a renegociação. Já o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, em evento em São Paulo afirmou que o veto não era totalmente necessário. Tentam mostrar que os Estados terão de adequar as despesas com funcionalismo, que são o maior fator de desequilíbrio das finanças, ao limite de ampliação de gastos que será imposto, a todo o setor público, pela PEC que deve restringir o aumento das despesas à inflação do ano anterior. É ver na prática o que vai acontecer. É inegável que houve uma resistência política mais forte que se previa. O governo teve de fazer concessões, de mudar o projeto original, pra garantir a aprovação, que não está concluída. Essa pode ser uma indicação de dificuldades que também poderá ter com outras propostas. A PEC que limita os gastos, por enquanto, é uma grande aposta. Dependendo do encaminhamento, também poderá sofrer alterações importantes. Um ponto já muito questionado é a mudança do percentual obrigatório de recursos para a saúde e educação, que são áreas prioritárias. O governo terá de convencer a sociedade e os parlamentares que a inclusão das duas áreas no limite de gastos não significa uma redução obrigatória da destinação de recursos ou o comprometimento de uma maior eficiência que possam ter. Um desafio muito grande. Depois vem a reforma da Previdência, que é fundamental pra assegurar uma trajetória melhor para as finanças públicas a longo prazo. Outra proposta pra lá de polêmica. E ainda são aguardadas as concessões, privatizações, revisão de desonerações e até a esperada retomada da economia que vai ajudar a melhorar a arrecadação, a receita do governo. O que ficou da discussão toda desta semana é que o governo Temer vai ter que mostrar muito mais força política pra poder avançar mesmo com o ajuste fiscal. Eu volto na segunda feira. Até lá.


MARCADORES: LIMITAÇÃO NOS GASTOS PÚBLICOS, GOVERNO MICHEL TEMER, ACORDOS COM OS GOVERNOS ESTADUAIS, FUNCIONALISMO PÚBLICO

DESEMPREGADOS FAZEM PROTESTO PELAS RUAS E AVENIDAS DE CUBATÃO, SP - AGOSTO DE 2016




Eles fizeram uma passeata com cartazes contra a falta de empregos.
 Manifestantes fecharam ruas e foram até a Prefeitura de Cubatão.


Do G1 Santos




Cerca de 1500 pessoas desempregadas de Cubatão (SP) e outras cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, realizaram um protesto contra a falta de vagas na região, nesta sexta-feira (12). Por volta das 8h30, os desempregados se reuniram em frente a subsede do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção (Sintracomos). Com faixas e cartazes, os manifestantes se deslocaram até o paço municipal.

Além de reivindicar postos de trabalho, eles organizarão uma coleta de alimentos para várias famílias dos desempregados que já passam extremas dificuldades.



FONTE: G1 SANTOS


MARCADORES: CUBATÃO, CUBATENSES, TRABALHADORES DESEMPREGADOS, BAIXADA SANTISTA, LITORAL PAULISTA, INDÚSTRIA, PÓLO INDUSTRIAL

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

MESMO SEM MEDALHA NO RIO, MARIANA SILVA TERÁ FESTA EM PERUÍBE (SP) - AGOSTO DE 2016





Judoca será recebida com festa da prefeitura quando voltar à cidade. Mariana inspirou a criação de uma escolinha de judô, projeto esportivo que tem seu irmão como treinador de 30 crianças e adolescentes


Estadão conteúdo

Em Peruíbe, litoral sul do Estado de São Paulo, parentes e amigos acompanharam as lutas da judoca Mariana Silva nos Jogos Olímpicos do Rio em um telão instalado na Associação dos Engenheiros. A atleta é uma estrela na cidade turística de 64,5 mil habitantes.

Cerca de 60 pessoas, entre elas o irmão mais novo, Wanderlei Santos, de 19 anos, vibraram com as vitórias e não esconderam a tristeza quando Mariana perdeu a chance de disputar a final e, depois, a medalha de bronze. “O que importa é que ela chegou lá e foi muito valente. Ela ainda tem muita coisa pela frente”, disse o irmão.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, a judoca será recebida com festa quando voltar à cidade. Mariana inspirou a criação de uma escolinha de judô no bairro Caraguava, um projeto esportivo da prefeitura que tem Wanderlei como treinador de cerca de 30 crianças e adolescentes. Outro irmão, Wagner, e a irmã mais nova, Milena, também são judocas – Milena foi levada por Mariana para o Minas Tênis Clube, de Belo Horizonte.

Wanderlei conta que Mariana começou no judô aos sete anos, incentivada por Wagner, que percebeu o grande potencial da irmã. Ainda criança, a menina foi encaminhada para o Núcleo de Ações Educativas e Sociais da prefeitura, onde passou a treinar. Aos nove anos, ela já era campeã brasileira, na categoria infantil, e aos 11, campeã pan-americana. “No início o esporte era diversão, mas depois passou a ser o foco da vida dela”, disse Wagner.

Quando tinha 15 anos, a judoca viajou para o Japão, em um intercâmbio que durou cinco anos, nos quais aprimorou suas técnicas de luta. “Ela voltou muito mais focada, mais disciplinada. (O Japão) Foi uma boa escola para ela”.



FONTE: METRÓPOLES


MARCADORES: PERUÍBE, PERUIBENSES, ESPORTE, JUDÔ, OLIMPÍADAS RIO 2016


quarta-feira, 10 de agosto de 2016

DILMA RÉ E UM DESAFIO AOS DILMISTAS / ESQUERDISTAS CHATOS - AGOSTO DE 2016




MARCADORES: PERUÍBE, PERUIBENSES, DILMA, IMPEACHMENT, RÉ, PROCESSO, PROTESTO, DESAFIO

VINICIUS TORRES FREIRE / CONSUMO DOS BRASILEIROS CONTINUA A DESPENCAR - AGOSTO DE 2016



Depois de mais de um mês fora, a gente volta a olhar a economia brasileira com pelo menos um alívio: não houve novidades ruins, apenas o que a gente já sabia. De quebra, o país continuou a despiorar, muito, muito devagar, no conjunto. Melhor que nada.

O clima entre empresários e mesmo entre consumidores ainda é de expectativa de melhora. Mas há uma desconfiança no ar. O governo vai tomar as atitudes que prometeu, de colocar suas contas e a economia minimamente nos trilhos? Por enquanto, está bom de papo. Não realizou nada.

Ainda estamos naquela história de é "preciso acabar o processo de impeachment", um tanto distraídos, além do mais, pela festa das Olimpíadas. Isto é, festa pra quem não perdeu o emprego. Assim que acabar essa história de impeachment, talvez de governo interino, e acabar a diversão olímpica, o clima de cobrança vai crescer rápido. Se houver frustração, mesmo a melhoria mínima de ânimos pode virar deprê de novo.

Por enquanto, há alguma despiora, em alguns indicadores.

Um exemplo de que as coisas estão despiorando, mas ainda estão sofríveis, é o da inflação, como a gente viu hoje. Os preços estão subindo com velocidade menor, mas ainda sobem muito. Já chegaram a subir quase 11% ao ano, na virada do ano. Agora, sobem ainda quase 9%. É menos, mas é muito, ainda mais quando os salários param de subir, se é que não caem, quando a gente ainda é feliz de ter um salário ou uma renda.

A indústria enfim teve um trimestre melhorzinho, de abril a junho. Mas subiu depois de um tombo tão horroroso que ainda está lá embaixo. A produção das fábricas brasileiras ainda está no nível em que estava lá na década passada. É uma década perdida pra indústria brasileira. Mas parou de piorar, deu uma respiradinha, como soubemos na semana passada.

Mas o indicador mais real da crise, o consumo dos brasileiros, continua a despencar, com a falta de salário, preços altos e falta de crédito. Nos últimos 12 meses, o consumo de varejo caiu quase 7%. Voltamos a consumir no nível de 2010. Regredimos. Logo, os brasileiros estão com um pouco de esperança e paciência, mas com a corda no pescoço, no limite. Sem mudança de fato, a coisa desanda de novo.



MARCADORES: BRASIL, BRASILEIROS, ECONOMIA, CRISE, RECESSÃO 2016

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

NOTA DE FALECIMENTO - AGOSTO DE 2016



Por meio deste blog, informo que a senhora Cleonice de Lima, viúva, minha tia, peruibense e legítima caiçara, nascida no bairro da Barra do Una, faleceu na madrugada de hoje, em São Paulo, no hospital Pérola Bygton. 

Ela deixa duas filhas e uma neta, além de irmãs, irmãos, vários sobrinhos e sobrinhos-netos, primos e muitos amigos saudosos.

O velório ainda será realizado hoje, em hora e local que informo abaixo:




MARCADORES: PERUÍBE, CAIÇARA, BARRA DO UNA, ADEUS MINHA TIA


NA GUERRA DOS TRONOS / GAME OF THRONES PERUIBENSE, SOU UM SELVAGEM DO POVO LIVRE - AGOSTO DE 2016



Na Guerra dos Tronos peruibense, me sinto como um selvagem do povo livre, pois não sou adepto do sistema local. Não tenho rei ou senhor, e zombo dos "ajoelhadores". Todos dizem que a cidade se encontra no caos, mas sei que pode se tornar pior, pois o INVERNO CHEGOU, e muito eleitor pode novamente fazer péssimas escolhas, não aprendendo com as lições da história. Recado deste selvagem: não existem salvadores, o melhor "regente" será aquele que não prometer o paraíso.








LINK RECOMENDADO: POSTAGENS DE AÇO: SÉRIE LOBO SOLITÁRIO / CONCURSEIRO DE AÇO


MARCADORES: PERUÍBE, PERUIBENSES, ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2016, CANDIDATOS AO CARGO DE PREFEITO, POLÍTICA, SELVAGEM DO POVO LIVRE, GUERRA DOS TRONOS, GAME OF THRONES, ALÉM DA MURALHA, WESTEROS

sábado, 6 de agosto de 2016

CADÊ OS IMIGRANTES EUROPEUS (NÃO LUSITANOS) NA ABERTURA DOS JOGOS OLÍMPICOS? - JULHO DE 2016



Pois é. Onde estavam os imigrantes ALEMÃES, ITALIANOS, ESPANHÓIS, HOLANDESES, POMERANOS, SUÍÇOS, RUSSOS, e de tantos outros países europeus que imigraram para cá, NA ABERTURA DOS JOGOS OLÍMPICOS NO RIO DE JANEIRO? ONDE ELES ESTAVAM? Também construíram este país, que eu saiba.

MARCADORES: ABERTURA DOS JOGOS OLÍMPICOS DO RIO DE JANEIRO 2016, OLIMPÍADAS, BRASIL, BRASILEIROS, DIVERSIDADE ÉTNICA E CULTURAL DO POVO BRASILEIRO, PORTUGUESES, ÍNDIOS, NEGROS AFRICANOS, ÁRABES, JAPONESES .... E OS IMIGRANTES EUROPEUS? ONDE ESTAVAM NA ABERTURA?

DENISE CAMPOS DE TOLEDO / CADERNETA E POUPANÇA CONTINUA ESVAZIANDO - AGOSTO DE 2016



A caderneta, antes a queridinha dos brasileiros, vem perdendo recursos desde o ano passado. Em 2015, a perda passou dos 53 bilhões de reais. Um dos problemas foi a falta de dinheiro. Quem ficou com as finanças apertadas sacou pra cobrir as despesas do mês, pagar dívidas. Agora, também teve o problema da rentabilidade, que é o que mais está pesando. A caderneta, pela fórmula de cálculo do rendimento - 6,17% ao ano, mais TR, que é a taxa referencial do mercado -, além de estar rendendo menos que a maior parte das aplicações atreladas aos juros, vem perdendo até para a inflação. Em 2015 rendeu 8,15% enquanto a inflação bateu em 10,67%. Hoje, só os fundos de renda fixa com taxa de administração acima de 2,5% é que perdem para a caderneta. Em um título do Tesouro, independentemente da quantia aplicada e dá pra aplicar bem pouco, o investidor assegura ganho muito maior, mesmo com taxas e cobrança de imposto. Só tem que se programar, pra ver se consegue cair na alíquota mais baixa de tributação, que é no prazo acima de dois anos. Mas, mesmo em prazos inferiores, ainda ganha da caderneta. E tem vários tipos de títulos... inflação mais juros, taxa selic, prefixada. Tem os fundos. Também tem os CDBs, as LCIs, Letras de Crédito Imobiliário, que rendem bem mais se a pessoa conseguir negociar uma boa taxa. A caderneta só vale em casos muito específicos, de dinheiro que vai ficar parado pouco tempo. Aí dá pra se apropriar do ganho do mês, sem desconto. E, com a inflação está cedendo, pode até ter algum ganho real. Mas pra quem quer aumentar o patrimônio, é melhor buscar opções mais rentáveis. É a forma de se aproveitar os juros recordes pagos aqui no Brasil, que favorece, pelo menos, quem tem alguma coisa para aplicar. Aliás, o Brasil tem atraído muito dinheiro de fora exatamente pelo diferencial de juros. No exterior, muitas economias estão com juros perto de zero e até negativos. São circunstâncias diferentes. Juros baixos pra estimular economias que além de um ritmo fraco de atividade, ainda convivem com ameaça de deflação. No Brasil, juros menores poderiam estimular demais o consumo e fazer a inflação avançar mais. Quem puder deve aproveitar essa vantagem "entre aspas" que nós temos. Eu volto na segunda. Até lá.


MARCADORES: ECONOMIA, TAXA DE JUROS, BANCOS, INVESTIMENTOS BANCÁRIOS, CADERNETA DE POUPANÇA

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

NOS MESES DE MAIO E JUNHO, PERUÍBE PERDEU 111 EMPREGOS FORMAIS - AGOSTO DE 2016




De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), durante os meses de maio e junho, os números de postos de trabalho formais em Peruíbe continuaram a diminuir:

ADMISSÕES: 342 
DEMISSÕES: 453 
SALDO: -111

Novas vagas até são criadas, mas como já informei numa postagem anterior (clique aqui), elas são sempre menos numerosas do que os empregos que foram encerrados. Isso não mudará tão cedo, e nem adianta se estressar com o salário oferecido. E quem está empregado (o que inclui um cara como eu), também é muito prejudicado, pois aumentos salariais se tornaram improváveis.







MARCADORES: PERUÍBE, PERUIBENSES, PERUIBANOS, BAIRROS, CARAGUAVA, CARAMINGUAVA, VILA ERMINDA, JARDIM VENEZA, JARDIM BRASIL, VAGAS DE EMPREGO, DESEMPREGO NA CIDADE , ELEIÇÕES MUNICIPAIS DOMINGO DIA 2 DE OUTUBRO DE 2016

terça-feira, 2 de agosto de 2016

DENISE CAMPOS DE TOLEDO / A VERDADE POR TRÁS DO RESULTADO DA BALANÇA COMERCIAL - JULHO DE 2016



Esses superávits da balança comercial podem dar a ideia de que o comércio exterior do País está em forte recuperação. Nada disso: os resultados estão vindo, basicamente, de uma queda das importações muito superior à queda das exportações. Exportações que estão caindo, tanto na parcial do ano como no mês de julho. Na verdade, o comércio exterior está encolhendo. Há até alguma retomada das vendas externas de produtos manufaturados, como carros. Mas um movimento muito segmentado, que não consegue, sequer, fazer com que as exportações tenham variações positivas ou que a indústria apresente uma performance melhor. O Brasil ainda tem uma economia muito fechada. As exportações representam cerca de 11% do PIB e a indústria um terço disso. A ampliação das vendas externas pode ajudar, é uma oportunidade de melhor desempenho para a indústria, mas recuperação mesmo só com alguma reação do consumo doméstico. Reação que pode demorar. Mesmo com um ambiente de maior otimismo e confiança, tanto do lado dos consumidores como dos empresários, a expectativa para o dia dos País, por exemplo, é de que tenha o pior desempenho de vendas da história. Não há mágica. A crise foi e está sendo pesada demais, com desequilíbrio de pontos importantes, como contas públicas, inflação, investimentos, mercado de trabalho. E a virada não vai acontecer de uma hora pra outra. O relatório Focus, divulgado hoje, pelo Banco Central, mostrou bem esse cenário. De acordo com o relatório, o mercado financeiro prevê um saldo comercial, este ano, de mais de 51 bilhões de dólares, mas com a produção industrial caindo quase 6%. A economia ainda deve recuar 3,24%, mas com expansão de 1,1% no ano que vem. E com um detalhe: os exportadores andam bem preocupados com o fato de o dólar estar num patamar mais baixo. Pra garantir maior competitividade seria melhor a cotação perto dos R$3,80, dos 4 reais. Eu volto na quinta. Até lá.


MARCADORES: EXPORTAÇÕES, IMPORTAÇÕES, BALANÇAS COMERCIAIS, BRASIL, BRASILEIROS, PREÇO DO DÓLAR, BANCO CENTRAL

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

MERENDEIRAS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE PERUÍBE, SP, PROTESTAM POR REAJUSTE - AGOSTO DE 2016




Grupo também cobra atraso do 13º salário e benefícios como cesta básica. Familiares relataram que alunos foram dispensados das escolas de manhã.

Do G1 Santos

Funcionários responsáveis pela merenda escolar nas escolas municipais de Peruíbe, no litoral de São Paulo, fizeram um protesto na manhã desta segunda-feira (1), em frente à prefeitura da cidade. Eles reclamam de atraso no pagamento do 13º salário desde dezembro e da falta de negociação sobre reajuste salarial por parte da empresa responsável pelo serviço na cidade.

O protesto acabou afetando algumas unidades municipais de ensino. Na escola infantil José Veneza Monteiro, no bairro Jardim Veneza, as crianças foram dispensadas mais cedo. "Minha neta fica na escolinha de educação infantil no Veneza [bairro] e disse que só comeu bolacha no café da manhã. Ela costuma sair da creche por volta de meio dia, mas hoje saiu às 10h por conta desse problema da merenda. Um sobrinho disse que no bairro Caraguava também aconteceu isso", contou a moradora Maria de Lourdes.

A prefeitura, no entanto, afirmou em nota que não tem informação de que alunos tenham sido dispensados. "Estamos atentos com a situação e atuando para que não falte a merenda escolar nas escolas".

Protesto

O presidente do sindicato que defende a categoria, Abenésio dos Santos, destaca que os funcionários podem entrar em greve caso a empresa não negocie com os funcionários. “Já se passaram dois meses do dia de renovação do acordo coletivo de trabalho e, até agora, a empresa simplesmente se recusa a conversar sobre a nossa pauta”, reclama o sindicalista.

Em nota, a prefeitura de Peruíbe explica que os encargos e direitos trabalhistas das merendeiras são de responsabilidade da empresa "Chef Grill", que já foi notificada pela prefeitura para regularização das funcionárias, sob pena de rescisão contratual.

A administração informou que deve R$ 1 milhão para a empresa prestadora do serviço, só sobre a última quinzena mês de julho e, que sexta-feira foi paga uma parcela de R$ 400 mil e hoje, a segunda de mais R$ 400 mil.

Pela manhã, houve uma reunião entre sindicato, a chefe de gabinete e uma comissão de merendeiras. A empresa não participou. A expectativa é que à tarde a situação volte ao normal.



FONTE: G1 SANTOS



MARCADORES: PERUÍBE, PERUIBENSES, GREVE, PROTESTO, MERENDEIRAS, MERENDA ESCOLAR