terça-feira, 26 de julho de 2016

DESEMPREGADOS PROTESTAM EM CUBATÃO (A CRISE DO DESEMPREGO NA BAIXADA SANTISTA SE AGRAVA) - JULHO DE 2016





EM CUBATÃO, DESEMPREGADOS REALIZAM PROTESTO COM APOIO DE SINDICATO 


DE A TRIBUNA ON-LINE



Grupo promove passeata para chamar atenção para a falta de vagas no município  


Centenas de moradores de Cubatão, que estão desempregados, participam na manhã desta terça-feira (26), de uma passeata pelas vias do Centro da Cidade, para chamar a atenção da população para a falta de oportunidades no Município.

O grupo, que mais cedo participou de uma reunião na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Santos (Sintracomos), também reclama que muitas das vagas de emprego ofertadas na Cidade acabam sendo destinadas a trabalhadores de outros estados, não privilegiando a mão de obra local.



FONTE: A TRIBUNA




COMENTÁRIO: mesmo com o início de um ciclo de recuperação econômica, a indústria será um dos últimos setores produtivos a se recuperar, e muitas vagas jamais serão recriadas no pólo industrial cubatense (redução das atividades na USIMINAS). Para muito desempregado que trabalhava no setor, sobrou disputar vaga em outras áreas, como comércio e serviços, e por salário menor.

Os efeitos econômicos e sociais do que ocorre em Cubatão tendem a repercutir negativamente por toda a Baixada Santista, a qual ainda está para ser atingida pela forte queda nos preços dos imóveis residenciais e comerciais (já existe queda nos valores de venda e aluguel, mas se reduzirão mais), supervalorizados por causa da hipotética exploração de petróleo, que até agora só ficou na promessa. O desemprego na construção civil tende a se agravar.

E como sempre, minha Peruíbe completamente despreparada para enfrentar essa situação, da qual a baixada só sentirá algum alívio provavelmente em 2017.


POSTAGEM RECOMENDADA: CIDADE SEM FUTURO


MARCADORES: DESEMPREGO, CLASSE OPERÁRIA, INDÚSTRIAS, PÓLO INDUSTRIAL DE CUBATÃO, TRABALHADORES CUBATENSES, PROTESTO, MANIFESTAÇÃO, SINDICATOS, PAT/ PATIO DE ATENDIMENTO AO TRABALHADOR, BAIXADA SANTISTA, LITORAL PAULISTA, VAGAS DE TRABALHO, PERUÍBE, PERUIBENSES

Nenhum comentário: