terça-feira, 14 de junho de 2016

MADRUGADA, 14 DE JUNHO DE 2016: MÍNIMA EM 8°, SENSAÇÃO TÉRMICA EM 9°.



A madrugada desta terça, 14 de junho, foi menos fria que a de ontem: a temperatura ficou em "apenas" 8 graus, com sensação térmica de 9 graus. Como a meteorologia disse, os termômetros subiriam um pouco nesta semana, antes que o inverno comece de acordo com o calendário.

A questão é que a proximidade de um inverno rigoroso, não significará um período de revitalização do comércio desta cidade. Em diferentes trechos de diversas avenidas já existem mais pontos de aluga-se do que comércio aberto, o que prejudica as lojas, pois uma depende da outra, para uma questão de fluxo de pessoas e portanto de mais oportunidades de vendas.

Num passado próximo já vi ruas com trechos fortemente comerciais que se tornaram desertas. A dinâmica é implacável em muitos casos, basta uma loja de destaque fechar para que as vizinhas sofram algum grau de declínio. Clientes gostam de ver movimento, mesmo que este seja grande apenas no estabelecimento ao lado. É curioso como o peruibense e o veranista detestam fazer compras perto de pontos comerciais fechados. E isso eu vejo mais no inverno, sendo que Peruíbe não é uma cidade que recebe muitos "invernistas".

O turista graúdo - o que tem mais grana - vai curtir o frio em lugares mais apropriados como Campos do Jordão, Gramado ou Curitiba. E o que sobra para municípios litorâneos como este? Invernistas de subúrbios paulistanos, que talvez tenham sorte se nossas praias forem visitadas por alguns Pinguins.


Por isso que eu digo que o INVERNO ESTÁ CHEGANDO. Para esta cidade, dificilmente a próxima estação será um período de alívio.


POSTAGEM RECOMENDADA: CIDADE SEM FUTURO


MARCADORES: PERUÍBE, PERUIBENSE, MUITO FRIO, NOITES FRIAS, BAIXAS TEMPERATURAS, O INVERNO DE 2016 ESTÁ CHEGANDO

Nenhum comentário: