quarta-feira, 4 de maio de 2016

VINICIUS TORRES FREIRE / MAIS EMPRESAS EM DIFICULDADES VÃO À JUSTIÇA - MAIO DE 2016



O número de empresas que vai a Justiça para renegociar suas dívidas quase dobrou nos primeiros quatro meses deste ano, na comparação com o começo de 2015. São empresas que pedem recuperação judicial, uma maneira de adiar pagamentos devidos, com o controle de juízes e credores.

Está difícil para as empresas, mas, se não vier uma reviravolta no país, ainda vai piorar.Uma firma internacional que avalia a qualidade de crédito das empresas, a Fitch, acha que ainda piora. Para a Fitch, a recessão, as vendas fracas e os juros altos vão fazer com que o endividamento das empresas ainda cresça nos próximos dois ou três anos. Também segundo a mesma Fitch, na média das grandes empresas, cerca de 40% que elas faturam de fato, 40% da geração de caixa, vai para o pagamento do serviço da dívida, juros e amortização.


O que fazer? As empresas que podem estão correndo para renegociar dívidas, alongar prazos, vender patrimônio, demitir. Veja-se o caso da Gol, a companhia aérea. Não faz muito tempo, um problema nesse setor era a hiper-lotação dos aeroportos e dos voos. Todo mundo lembra, talvez agora com saudade de ter um problema desses. A Gol vai reduzir a frota de aviões. Vai adiar a compra de aviões que já havia encomendado. Vai diminuir o número de voos e rotas. Renegocia dívidas. Está, na verdade, lutando para sobreviver. Nessa temporada de balanços das empresas, vemos quase apenas lucros desabando, quando há algum lucro. Até os lucros dos bancos estão diminuindo.

No setor imobiliário, a crise segue e fica evidente na queda de preços médios. Segundo índice Fipe-Zap, o preço médio do metro quadrado nas vinte maiores cidades do Brasil caiu 8% em um ano, em termos reais. Isto é, já descontada a inflação. Preço em baixa significa imóvel encalhado. Se tem encalhe, não tem construção.

Quando isso vai parar? Pode haver uma despiora, com mudança de governo e bons planos, mas tudo é muito incerto ainda. Se começar a melhorar, os juros podem cair rápido. Esse vai ser o sinal. Vai ser então o começo de uma longa saída do buraco. Boa noite.



MARCADORES: ECONOMIA, DÍVIDAS, CRISE DAS EMPRESAS, FUTURO GOVERNO TEMER


Nenhum comentário: