domingo, 10 de abril de 2016

VINICIUS TORRES FREIRE / ALGUMAS EXPLICAÇÕES PARA A QUEDA DO DÓLAR - ABRIL DE 2016




O preço do dólar, baixo e baixando desde a metade de fevereiro, por aí, parece o de um país pelo menos animado e pronto para sair do buraco econômico profundo. Não é bem o caso.

A moeda americana voltou a cair abaixo de R$ 3,60. Lembrem-se que, no início de janeiro, o dólar andava rondando a casa dos R$ 4,20.

Aconteceu alguma coisa nova? De certo modo, sim. Sim, houve notícias animadoras nos mercados financeiros mundiais, nos mercados financeiros. Sim, existe a perspectiva de que acabe essa agonia política.

De certo modo, não há novidades. São esses os fatores que vêm fazendo o dólar subir ou cair desde o início do ano.

Mais ou menos metade da queda do preço do dólar e da animação das Bolsas, por exemplo, deve-se a fatores domésticos, à expectativa de que Dilma Rousseff será deposta e que, depois disso, virá um governo que ponha ordem na economia, o que aliás ainda é muito incerto. Mas o pessoal especula com isso.

Um outro motivo da melhoria dos mercados financeiros aqui é a economia mundial. Um dos motivos de preocupação entre os investidores é o destino da China. A coisa é enrolada, mas havia medo de que houvesse uma grande fuga de capitais da China, de dinheiro da China, uma perda de valor da moeda deles e, assim, uma desordem no comércio mundial, onde a China tem peso enorme, entre outros problemas. Agora, parece que haverá alguma estabilidade lá na China.

Essa alegria vai durar? Depende da política, que está completamente imprevisível. Depende também da calmaria lá fora, isto é, depende de calmaria na economia americana, na economia chinesa e no preço das mercadorias importantes para o comércio dos países emergentes, Brasil inclusive: petróleo, ferro, comida, por exemplo. Se o preço dessas mercadorias sobe, a coisa fica mais calminha aqui. Boa noite.



MARCADORES: GOVERNO DILMA /PT, IMPEACHMENT DA DILMA

Nenhum comentário: