sábado, 27 de fevereiro de 2016

VINICIUS TORRES FREIRE / O PT ESTÁ ENTRE A CRUZ E A CALDEIRINHA - FEVEREIRO DE 2016





O PT está pra lançar um plano econômico. Um programa econômico de oposição. Oposição a quem? A Dilma Rousseff, presidente eleita pelo PT.

Para complicar a situação, o programa econômico do segundo governo de Dilma Rousseff ainda mal existe. No ano passado, a presidente tomou algumas medidas para desfazer as bobagens piores de seu primeiro mandato. Agora, sugere que talvez vá fazer algumas mudanças nas aposentadorias, a reforma da Previdência, e para limitar o crescimento do gasto do governo, que está no vermelho profundo faz quase três anos.

No limite, esse programa pode até fazer com que as aposentadorias não tenham reajuste além da inflação. Pode até cancelar qualquer reajuste de salários pros servidores federais.

Não sabe quase nada desse novo plano Dilma. É tudo muito vago. Mas o PT já estava irritado com o primeiro ano de Dilma 2. Agora, está furioso com essas ideias novas da presidente.

Pode ser que esteja jogando pra galera. No entanto, se nem o PT apoiar no Congresso essas mudanças que talvez a presidente proponha, porque os outros partidos apoiariam? Se não passar plano algum de mudança no Congresso, a crise não vai parar.

O PT está entre a cruz e a caldeirinha, portanto. Se apoiar as mudanças, briga com as bases do partido e com os movimentos sociais. Se não apoiar, pode enterrar de vez o governo Dilma.

A lerdeza do governo em fazer algo contra a crise, a oposição do PT e revelação de novos escândalos vão tornar ainda mais difícil a administração da economia. Não só neste ano, mas também nos anos seguintes.

Dada a confusão, este ano está infelizmente quase perdido. Os primeiros números confirmam as previsões mais tristes. Nos últimos 12 meses, o país perdeu quase 1,6 milhão de empregos formais, que desaparecem cada vez mais rápido. O salário médio, nas grandes metrópoles cai também cada vez mais rápido, 7,5% em um ano, já descontada a inflação. O crédito nos bancos desaparece também em ritmo maior que no ano passado.

Sem salário e sem crédito, a recessão vai bater mais forte no cidadão comum. Com mais confusão política, fica mais difícil ter esperança.




MARCADORES: RECESSÃO, DEPRESSÃO, DESEMPREGO EM, ECONOMIA, PERUÍBE, PERUIBENSE, VALE DO RIBEIRA, VALERIBEIRENSE, ANA DIAS, ITARIRI, ITARIRIENSE, PEDRO DE TOLEDO, PEDROTOLEDENSE, MIRACATU, MIRACATUENSE, JUQUIÁ, JUQUIAENSE, REGISTRO, REGISTRENSE, IGUAPE, IGUAPENSE, ILHA COMPRIDA, ILHACOMPRIDENSE, SETE BARRAS, SETEBARRENSE, PARIQUERA-AÇU, PARIQUERENSE, JACUPIRANGA, JACUPIRANGUENSE, CANANÉIA, CANANIENSE, BARRA DO TURVO, BARRA-TURVENSE, CAJATI, CAJATIENSE, IPORANGA, IPORANGUENSE, ELDORADO, ELDORAENSE, BARRA DO CHAPÉU, BARRENSE, SANTOS, BAIXADA SANTISTA, LITORAL PAULISTA, ESTADO DE SÃO PAULO, CURITIBA, PARANÁ, LITORAL PARANAENSE, BRASIL, BRASILEIROS, GOVERNO DILMA / PT, PROTESTOS ANTI-DILMA 13 DE MARÇO DE 2016, PLANO ECONÔMICO DO PT

Nenhum comentário: