segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

VINICIUS TORRES FREIRE / RENA E EMPREGO DOS BRASILEIROS ESTÃO CAINDO - JANEIRO DE 2016




A gente sabia que o início do ano teria notícias preocupantes, em especial sobre emprego e salário. Só por milagre seria diferente. O que a gente não esperava é receber outras más notícias, como esse tumulto que está acontecendo na economia mundial, com a China e com o petróleo.

Hoje, a gente soube que o salário médio dos brasileiros começou a cair. Saiu a pesquisa nacional de desemprego, a Pnad contínua. Os dados ainda são meio antigos, são de outubro. Até setembro, pelo menos, o salário médio tinha ficado só na mesma, estagnado, se comparado com o do ano anterior. Agora, começou a cair.

O desemprego aumentou. Em outubro de 2014, estava em 6,6%. Agora, está em 9%. O principal motivo do aumento do desemprego foi o pessoal que estava fora do mercado de trabalho e voltou a procurar emprego. Não foi tanta gente assim que perdeu o trabalho. Mas, mesmo assim, em um ano, diminuiu a quantidade de gente empregada.

Menos gente trabalhando, com salário menor, significa que tem menos dinheiro para o consumo. O comércio já vinha piorando mesmo sem essa queda. Agora, deve piorar mais. Mas desgraça pouca é bobagem. Está todo mundo preocupado com a China, que pode entrar em crise, crescer ainda menos. A China se tornou um dos grandes consumidores do mundo neste século, em particular de mercadorias vendidas pelo Brasil: comida, ferro. E também de petróleo.

Por causa da China, do crescimento fraco da economia mundial e do excesso de produção de petróleo, o preço cai. Em tese, seria uma boa notícia. O problema é que isso prejudica a Petrobras, que foi bem arruinada no primeiro governo Dilma. A empresa está superendividada.Como a Petrobras é na prática uma estatal e a empresa mais importante do país, se ela apodrece ainda mais, o crédito do Brasil também é prejudicado. O mundo olha com ainda mais desconfiança a nossa economia. O dólar sobe.

Em resumo, a nossa crise já era ruim. A gente não precisava de mais um empurrão para baixo. A renda e o emprego dos brasileiros está caindo, e a nova onda de problemas na economia mundial piora ainda mais essa situação.



MARCADORES: CRISE NA CHINA, QUEDA NO PREÇO DO PETRÓLEO, DESEMPREGO EM ALTA, PIORA DA RECESSÃO BRASILEIRA, BRASIL EM DEPRESSÃO, GOVERNO DILMA / PT

Nenhum comentário: