quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

VINICIUS TORRES FREIRE / BRASILEIRO DEVE SE PREPARAR PARA A INFLAÇÃO EM 2016 - DEZEMBRO DE 2015



Comecei a receber algumas contas do ano que vem. Escola, clube coisas assim. Os reajustes são de 12%, pelo menos. A inflação de 2015 deve fechar o ano perto de 11%, a mais alta desde 2002, faz 13 anos. Apesar da crise, apesar de muita gente estar com medo de gastar ou nem poder gastar, alguns preços estão subindo mais do que a inflação passada. Ou, pelo menos, no mesmo tanto. Isso se chama indexação: usar a inflação passada para reajustar os preços do período seguinte. Alguns preços são reajustados assim porque a lei manda ou porque existe um contrato que obriga.

Por exemplo, o salário mínimo e os benefícios sociais a ele vinculados, como os do INSS, sobem pela inflação passada. Quem pode, também reajusta seus preços assim, e ainda coloca um extra, para garantir que não vai ficar para trás na corrida de preços. Quanto mais indexação, mais difícil fica diminuir a inflação. Na dúvida, todo mundo começa a chutar os preços para cima. Quando muitos preços são indexados, para a inflação cair é preciso haver mais demissões: com mais gente na rua, os salários dos novos empregados é mais baixo. O salário é o principal custo a influenciar os preços, afora tempos de choques extraordinários.

Assim, quanto mais indexação, mais inflação. Quanto mais indexação, maior o custo social de acabar com a inflação, mais desemprego. Como a inflação não está caindo como o Banco Central imaginava, há risco de haver ainda mais alta de preços. Para tentar evitar esse problema, o Banco Central provavelmente vai aumentar a taxa básica de juros em janeiro, aquela que é o piso de todas as outras taxas. Assim, a recessão e a crise do desemprego vão durar um pouco mais.Caso o governo arrumasse suas contas logo, ajudaria a derrubar a inflação. Caso o Banco Central tivesse controlado a inflação quando ela era menor, faz uns cincos anos, a crise agora seria menor.

Infelizmente, vamos entrar em 2016 com os mesmos problemas que tínhamos para resolver no início de 2015.Vamos pelo menos tentar esquecer disso nesta semana, pra ganhar forças para o ano que vem. Boas festas.


MARCADORES: FERIADO DE NATAL EM, FERIADO DE ANO NOVO EM, DIAS 24 E 25 DE DEZEMBRO DE 2015 EM, PERUÍBE, PERUIBENSE, VALE DO RIBEIRA, VALERIBEIRENSE, ANA DIAS, ITARIRI, ITARIRIENSE, PEDRO DE TOLEDO, PEDROTOLEDENSE, MIRACATU, MIRACATUENSE, JUQUIÁ, JUQUIAENSE, REGISTRO, REGISTRENSE, IGUAPE, IGUAPENSE, ILHA COMPRIDA, ILHACOMPRIDENSE, SETE BARRAS, SETEBARRENSE, PARIQUERA-AÇU, PARIQUERENSE, JACUPIRANGA, JACUPIRANGUENSE, CANANÉIA, CANANIENSE, BARRA DO TURVO, BARRATURVENSE, CAJATI, CAJATIENSE, IPORANGA, IPORANGUENSE, ELDORADO, ELDORAENSE, CURITIBA, CURITIBANO, BRASIL, BRASILEIROS, ECONOMIA, GOVERNO DILMA/PT, INFLAÇÃO EM 2016



Nenhum comentário: