sábado, 12 de dezembro de 2015

VINICIUS TORRES FREIRE / BRASILEIRO DEVE PREPARAR O BOLSO PARA 2016 - DEZEMBRO DE 2015




A gente sabe que, logo depois da virada de qualquer ano, é possível que a gente tenha uns probleminhas de dinheiro. Primeiro, a gente costuma gastar um pouco mais por causa de festas e presentes de final de ano.

Segundo, para quem ainda sobrar algum dinheiro, tem o gasto com alguma viagem de folga ou férias.

Terceiro, no começo do ano existem as despesas extras inevitáveis. Para quem tem carro, tem o IPVA. Para quem tem casa, logo começa o pagamento do IPTU. Quem tem filho em escola privada, tem matrícula, mensalidade muito mais cara e, logo em fevereiro, material escolar. Quem tem empregado doméstico notou que o custo trabalhista acabou de aumentar.

Para quem tem uma vida remediada, todo ano é assim, de despesas extras. Com a crise, muda alguma coisa? Parece óbvio que sim, mas talvez seja bom lembrar disso e de outros problemas possíveis que virão.

Primeiro, é bom lembrar que quase todo mundo que tem emprego está tendo reajuste menor, algumas vezes menor que a inflação. Neste caso, na prática, o salário na verdade ficou menor.

Segundo, mais aumentos do custo de vida virão. Para começar, a inflação só deve baixar dos 10% lá por março. É possível que venha algum reajuste extra na conta de luz. É cada vez mais provável que aumente a cobrança do imposto da gasolina, a Cide.

Terceiro, as taxas de juros vão ficar tão altas como agora ou maiores. Baixar, não vão, tão cedo. Logo, fazer dívida para resolver as contas que não fecham é uma ideia muito ruim, uma ideia mortal, se você cair no cheque especial ou no cartão de crédito.

Quatro, o risco de ficar sem emprego ainda vai aumentar, é triste dizer.

Assim, como está para começar a temporada de festas e gastos, é bom pensar bem. Vai dar para bancar a conta em janeiro e fevereiro, com todas as despesas extra, inflação ainda alta e reajuste de salário menor, se é que a gente teve algum? Este é um final de ano para ser bem mão fechada, infelizmente.



COMENTÁRIO: 2016 será um ano terrível. O naufrágio nacional será mais do que evidente, e não poderá ser desmentido por qualquer pateta que sempre tentará defender a Dilma (POR MAIS QUE OS FATOS ESTEJAM NA CARA DO MANÉ). 



MARCADORES: PAGAMENTO DO IPTU 2016 EM, PERUÍBE, PERUIBENSE, VALE DO RIBEIRA, VALERIBEIRENSE, ANA DIAS, ITARIRI, ITARIRIENSE, PEDRO DE TOLEDO, PEDROTOLEDENSE, MIRACATU, MIRACATUENSE, JUQUIÁ, JUQUIAENSE, REGISTRO, REGISTRENSE, IGUAPE, IGUAPENSE, ILHA COMPRIDA, ILHACOMPRIDENSE, SETE BARRAS, SETEBARRENSE, PARIQUERA-AÇU, PARIQUERENSE, JACUPIRANGA, JACUPIRANGUENSE, CANANÉIA, CANANIENSE, BARRA DO TURVO, BARRATURVENSE, CAJATI, CAJATIENSE, IPORANGA, IPORANGUENSE, ELDORADO, ELDORAENSE, CURITIBA, CURITIBANO, BRASIL, BRASILEIROS, GOVERNO DILMA/PT, IMPEACHMENT DA DILMA, RECESSÃO E INFLAÇÃO, DESEMPREGO, IMPOSTO DA GASOLINA

Nenhum comentário: