sexta-feira, 6 de junho de 2014

6 DE JUNHO DE 1944 - O DESEMBARQUE NA NORMANDIA FAZ HOJE 70 ANOS



Neste 6 de junho de 2014, século XXI, começo com uma simples questão: esqueça a babaquice de que a URSS "venceu a segunda guerra sozinha". Quem afirma isso é um desonesto intelectual ou um marxista .... o que dá no mesmo. O fato é que o próprio Stálin sempre quis uma segunda frente na Europa Ocidental - ensaiada em 1942, no desembarque em Dieppe - justamente para aliviar o front russo e tornar possível a grande ofensiva para tomar Berlim. Sem o DIA D, a Segunda Guerra não terminaria em 1945, E TALVEZ NÃO TERMINASSE COM A DERROTA DA ALEMANHA. 

 Duvida? Então tá: até aquela data, que para os alemães que patrulhavam a "muralha do Atlântico" era mais um simples dia de rotina, a pátria amada deles era uma superpotência mundial. Sim, uma superpotência, que sozinha controlava a França, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Dinamarca, Noruega, norte da Itália (Roma fora libertada dois dias antes, e a Austria fora anexada em 1938), sem contar nações da Europa Oriental e dos Balcãs. Se tratava de um Império em situação defensiva, mas ainda assim um forte e grande império, nos quais já tinham sido gastos muitos dos recursos humanos da Alemanha. 

 Os nazistas estavam em um confronto de quatro frentes. Em primeiro a Frente Ocidental, onde os combatentes da resistência francesa se destacavam (abastecidos a partir da Inglaterra); a Frente Mediterrânea, naquele momento famosa pela feroz luta de guerrilhas na Iugoslávia e o avanço aliado no sul da Itália; a Frente Russa, então já bem deslocada do território soviético e bem próxima da fronteira oriental alemã e a Frente Aérea, ou seja, os ataques que a aviação aliada fazia contra as grandes cidades da nação germânica. Os estrategistas do Hitler consideravam o conflito perdido, desde que conseguissem vencer os aliados pelo cansaço, ou seja, os convencendo a abandonarem a guerra através de acordos de paz em separado, que era o que podia ter feito a URSS, a qual "apenas" para expulsar o exército nazista do seu território, teve mais de três milhões de baixas !!! 

 Supondo que Hitler conseguisse ainda em 1944 uma paz com os soviéticos (talvez partilhando com Stálin a Europa Oriental), ele poderia manter suas conquistas no ocidente, liderando durante anos uma nação tão poderosa que faria até os EUA tremerem. O mundo do pós-guerra seria bem mais complicado, não com uma disputa entre duas potências mas entre três (com a Alemanha podendo chantagear russos e americanos, sempre ameaçando se aliar ao comunista ou ao capitalista liberal contra um dos dois). Seria uma guerra fria muito mais tensa e perigosa para a humanidade .... e quem a venceria? 

Eita, e o Japão? talvez se tornasse uma potência menor, tolerada pelos EUA para impedir a expansão da URSS na Asia. Já o pacífico era zona de domínio dos americanos desde a vitória retumbante em Midway. 

 O fato é que no dia 6 de junho de 1944 os aliados ocidentais não apenas salvaram o mundo de um já enfraquecido (mas ainda em condições de resistir) nazismo, mas de um comunismo em plena e vigorosa expansão. *




*reprodução do artigo sobre o mesmo assunto, que escrevi no ano passado, e que, é claro, continua atual.


MARCADORES: SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, DIA D, DESEMBARQUE NA NORMANDIA 1944, OMAHA, NAZISMO, COMUNISMO, EIXO, ALIADOS


Nenhum comentário: