quarta-feira, 16 de abril de 2014

BOLHA IMOBILIÁRIA ESTÁ SE ESPALHANDO E VAI ESTOURAR APÓS A COPA, DIZ SENHOR DINHEIRO - INFOMONEY




Pensando em investir em imóveis? Luis Carlos Ewald, economista conhecido como Sr. Dinheiro, acha melhor não. Depois de afirmar em dezembro de 2013 que a bolha imobiliária ia estourar no primeiro semestre deste ano, ele alertou os investidores (e também aqueles que querem comprar o primeiro imóvel) que a bolha está em formação e seu ápice irá ocorrer depois da Copa do Mundo, em julho. “A bolha imobiliária é como um câncer. Ela vai aumentando e corroendo aos poucos. Até que vem a metástase, que espalha e mata”, disse, em entrevista ao InfoMoney. 

 De acordo com o especialista, na crise de 2008 do subprime, nos Estados Unidos, também foi assim. “Aquela bolha começou em 2006, foi crescendo, crescendo e a metástase aconteceu em 2008. A nossa [bolha] já vem se formando há muito tempo e agora está chegando a hora [de estourar]”, explicou. 

Segundo ele, após a Copa, o cenário irá mudar e deve haver uma queda brutal nos preços dos imóveis que foram lançados. Enquanto isso, aquelas pessoas que já compraram vão ficar esperando e quem precisar de dinheiro vai ter que baixar o preço “Isso é uma bolha”, disse. “Com a Selic a 11% ao ano, se o imóvel ficar com preço parado, o dono vai perder este percentual anualmente, vivendo de IPTU e condomínio. Sem falar que a taxa de juros ainda vai subir mais”, completou. 

 O ciclo de aperto monetário, que prejudicou o setor imobiliário, começou no ano passado e, em um ano, levou a Selic de 7,25% ao ano, menor taxa histórica, para os atuais 11%. 

 “Os mais espertos vão se dar bem”

 Luis Carlos disse ainda que quem souber aproveitar esta oportunidade pode se dar bem. Segundo ele, algumas construtoras, como a Even (EVEN3), já estão lançando imóveis com preços muito mais baixos, já prevendo o que vai ocorrer. “Os mais espertos vão se dar bem”, disse. “A Even, por exemplo, colocou 40% de desconto em todos os seus lançamentos. Tem que saber aproveitar”, completou. 

Ewald lembrou também que um dos principais estudiosos do mundo sobre preços de ativos e bolhas, Robert Shiller, Nobel de Economia, já alertou sobre isso. “Ele previu bolhas da Nasdaq e a do subprime. Vocês vão ouvir quem? Tem que dar ouvidos aos mais experientes. E Shiller disse que não nada justifica a magnitude da recente alta dos preços dos imóveis no Brasil”, finalizou. 

 Brasileiro aposta em valorização 

 Por outro lado, a Pesquisa Global de Opinião dos Investidores 2014, da Franklin Templeton, mostrou que 23% dos investidores brasileiros acham que os imóveis serão a melhor aplicação dos próximos 10 anos, o que prova que, de modo geral as pessoas não estão esperando uma bolha imobiliária. 

 Ainda na pesquisa, em relação às expectativas para 2014, os brasileiros também apostam no investimento em imóveis. Segundo o levantamento, 26% acham que esta classe de ativos trará melhores retornos do que as outras neste ano. 

A pesquisa ouviu, no Brasil, 509 investidores com mais de R$ 50 mil em recursos disponíveis para realizar aplicações financeiras, e foi realizada entre os dias 2 e 15 de janeiro. 

 Opiniões contrárias 

 Apesar de o Sr. Dinheiro, assim como outros economistas renomados, como Henrique Meirelles (ex-presidente do Banco Central), Luciano Rostagno (economista do Banco Mizuho) e Nouriel Roubini (economista que previu bolha) acreditarem que a bolha está crescendo e vai estourar, outros grandes nomes discordam veementemente. 

 Para Gustavo Borges, da área de análise da XP Investimentos, há diferenças significativas entre o Brasil e o cenário pré-bolha de alguns países como Estados Unidos, Portugal, Espanha e Irlanda. “O cenário brasileiro é bem diferente dos países que tiveram o estouro da bolha”, destacou.

 Enquanto isso, Felipe Miranda, analista da Empiricus Research, acredita que existe uma grande desaceleração no mercado imobiliário, mas também acha que isso não garante um cenário de bolha. 

 Assim como Rubens Menin, presidente da MRV Engenharia, que vê o mercado desanimado em alguns setores, mas aquecido em outros. “Como regra geral, acredito que o segmento dos imóveis econômicos continuará aquecido, inclusive pela existência de uma demanda reprimida por novas moradias”, finalizou.


FONTE: INFOMONEY






COMENTÁRIO: suspeito que as eleições de 2014 serão seriamente afetadas pela explosão da Bolha Imobiliária. Ora, quais serão as chances da Dilma ser reeleita nesse cenário? Mesmo para o Lula me parece que seria um desafio. 

Contra uma crise desse nível, muitos eleitores "fiéis" DESEMPREGADOS - pois é - questionarão se o PT merecerá permanecer no governo federal por mais quatro anos. Para que se tenha ideia do perigo que isso representa para o partido governista, desafio qualquer leitor deste blog a descobrir a existência de algum petista que acredita em uma bolha imobiliária prestes a estourar no Brasil. Todo petista que nega a bolha, o faz por motivação política.

Pior: não vai dar pra culpar os tucanos e o FHC.



MARCADORES: PERUÍBE, PERUIBENSE, BRASIL, ECONOMIA BRASILEIRA, MERCADO IMOBILIÁRIO, IMÓVEIS, IMOBILIÁRIAS, BOLHA IMOBILIÁRIA, ELEIÇÕES PARA PRESIDENTE 2014

2 comentários:

Hamilton disse...

Tudo bem, mas... VOTAR EM QUEM?????????????????
Não vale dizer: Qualquer um menos o PT!
É um mais bandido que o outro, diria até que entre todos os partidos que terão candidatos próprios, o PT é o mais inocente, você só não concorda por preconceito.
Nunca leu sobre o tucanoduto? Mensalão mineiro? Mensalão da reeleição? Privataria tucana (principalmente o escândalo da privatização das teles)? Siemens e Metrô de SP? A diferença é que naquele tempo a justição não podia investigar, e a imprensa era conivente.
Tente saber sobre a história dos candidatos do PSB (partido do ex-prefeito de nossa cidade, por aí dá para se ter uma idéia) e PSDB com isenção, garanto que seu voto eles não teriam.
E essa bolha é falada há mais de 2 anos e até agora não estourou, vou voltar aqui em dezembro e cobrar isso, você acredita muito em historinhas, Breno. NÃO EXISTE BOLHA IMOBILIÁRIA NO BRASIL, garanto a todos. Isso é uma lenda urbana, e o povo nem faz idéia do que é isso.
A Dilma já está reeleita, a maioria do povo não é bobo, nem se deixa influenciar por bobagens.

PERUIBENSE LIVRE disse...

"O PT é mais inocente, você só não concorda por preconceito"

Cara, só estou publicando o seu comentário por ser muito engraçado. Agora criticar o PT É PRECONCEITO. VAI ME CHAMAR DE PTFÓBICO AGORA?

Se eu fosse um blogueiro esquerdista criticando um governo direitista, você me chamaria de preconceituoso? Sempre a mesma babaquice, de uma falsa moral superior, querendo fazer o outro lado se sentir envergonhado. MUITO, MUITO BABACA DA SUA PARTE!!!

Votar em quem? Sei lá, vota no cara do PSB, ele é esquerda, não é mesmo? E terá uma vice ecochata, quem sabe aí esteja a opção que tantos politicamente corretos buscam. Pelo menos o PT sai. Veja só como o bolsonárico aqui está sendo diplomático.

SÓ EXISTE PSDB COMO OPOSIÇÃO NESTE PAÍS? Só na sua mente polarizada que o PT não pode ser substituído por outra força política que não seja a dos tucanos. Esquerdista com paixão doentia pelo PT é assim: ou é oito ou OITOCENTOS (entenda a ironia).

Essa bolha, cidadão, SÓ COMEÇOU A TER DESTAQUE NA MÍDIA NO FIM DO ANO PASSADO. Dois anos onde? Raras foram as vezes que a mídia destacou a bolha, e quase sempre para tentar desmentir a existência dela. E agora, CADA VEZ MAIS ELA GANHA DESTAQUE. ELA, QUE "NÃO EXISTE", que é apenas uma "lenda urbana".

Olha, para mim tanto faz se vc não acredita na bolha ou acredita que o o povo será tão imbecil em reeleger uma "presidenta" incapaz (falar do rolo da refinaria nem pensar, né?). Seguirei no que estou fazendo, até o fim deste desgoverno, (IR)RESPONSÁVEL POR UMA FUTURA CATÁSTROFE ECONÔMICA.

Você comprovou minha teoria: PETISTA QUE É PETISTA NEGARÁ A BOLHA, ATÉ DEPOIS QUE ELA ESTOURAR !!!