domingo, 16 de março de 2014

O CONCURSEIRO DE AÇO - A ESCOLHA DE JOR-EL




PERUÍBE EM "GUERRA CIVIL"


Pois é, voltei ao tema do O CONCURSEIRO DE AÇO, assunto vasto, mas que exige ser bem explorado. Escrever apenas por escrever não é a minha praia, daí o motivo da demora.

Esta postagem não está direcionada ao concurseiro peruibense que eu tenho buscado incentivar, em diversas postagens. Meu foco aqui é um pouco diferente.

Dirijo a minha mensagem para os pais ou responsáveis dos concurseiros mais jovens.

Sei que incomodei aos pais de vários concurseiros ou futuros concurseiros com postagens radicais. Meu incentivo aos jovens em partirem para o tudo ou nada, mesmo que isso significasse desconsiderar certos tipos de conselhos paternos (ou argumentos desmotivadores, digo com franqueza) geraram conflitos. Olha, não vou pedir desculpas, pois nessa questão NÃO TENHO DO QUE ME DESCULPAR.

Peruíbe caminha para uma "guerra civil" (metáfora bem próxima da realidade), uma luta entre facções sobre quem vai governar num futuro próximo esta cidade já agonizante, e sou um dos poucos que está realmente tentando fazer algo para ajudar este povo, mesmo que esta ajuda signifique orientá-lo a partir para terras distantes, em busca do melhor.

Sim, cidade agonizante. Como todos já sabem, o nosso SUS (sistema único de saúde) continua insatisfatório. Agora, nosso novo grande problema é o transporte público. A tarifa de ônibus baixou de R$ 2,20 para R$ 1,70, com a diferença sendo subsidiada pela prefeitura, mas por acaso o serviço melhorou? Esta cidade agoniza, os problemas se generalizam. Não serei eu a incentivar a juventude a insistir nisto aqui.

E cabe agora explicar o motivo do nome desta postagem.

Jor-El, o Kriptoniano pai do Kal-El/ Clark Kent, não se intimidou em fazer o que era correto para com o próprio filho. Ao ver que Kripton desapareceria, cuidou para que ele partisse para a Terra, um mundo que, embora selvagem, ofereceria um futuro para ele. Ou seja, sobreviveria.

Tanto ele quanto a esposa, Lara, evitaram sentimentalismos e foram pragmáticos. Não nutriam esperanças pelo mundo deles, aceitaram a realidade, e deram ao filho a oportunidade de, em outro lugar, seguir adiante, para simplesmente viver.

Analogia exagerada e dramática para com a Peruíbe de 2014? Ora, se está ruim agora, imagina como estará até o ano terminar. Depois, olha para o seu filho desempregado de vinte e poucos anos que escolheu a trilha do concurseiro e veja se o rapaz não tem razão.

Se não estiver em condições de prestar ajuda financeira para ele participar de concursos, pelo menos evite desmotivá-lo. E daí que pretende sair deste lugarejo? Lembre-se de que essa "criança" cresceu, com liberdade para decidir sobre o próprio destino. Obrigá-lo a ficar nesta terra (algo bem difícil na atualidade) e podar o seu livre arbítrio,  poderá trazer para ti sérias consequências futuras, do tipo "POR QUE VOCÊ ME PROIBIU?", como a dura que eu dei em meu pai, quando me vi desempregado já a vários anos (no passado tinha me proibido de buscar oportunidades fora). 

Foi um momento triste, porém necessário para mim, mas poderia ter sido diferente para ele, se tivesse me tratado como adulto quando eu já era um.

Nunca mais nos falamos - por decisão minha - e não me arrependo. Daquele momento em diante, se fosse necessário, pisaria no pescoço do capeta para me tornar funcionário público. 

Por favor, jamais cometam o erro do meu pai. Filhos adultos devem ser tratados como adultos, e jamais desmotivados por seus pais.

Façam como Jor-El e escolham.






POSTAGEM RECOMENDADA: OPERAÇÃO FAROL DA LIBERDADE



MARCADORES: PERUÍBE, PERUIBENSE, CONCURSEIRO, CONCURSO PÚBLICO, TRABALHO, EMPREGO, MIGRAÇÃO, OPORTUNIDADES, O HOMEM DE AÇO

Nenhum comentário: