sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

REVISTA VEJA - SORRIA: BONS EMPREGOS À FRENTE .... MENOS EM PERUÍBE. FEVEREIRO DE 2014



DOURADOS É DESTAQUE POSITIVO NA REVISTA VEJA (23 de fevereiro de 2014)

 O município de Dourados é o segundo do Brasil em crescimento do emprego bom (aquele com salários acima de sete mínimos – R$ 5 mil ou mais). É o que aponta a Revista Veja na edição desta semana, que circula em Dourados desde a tarde deste domingo.

 O assunto é a manchete de capa da revista. A reportagem “Sorria: Bons empregos à frente”, em que Veja aponta o “ranking das 10 cidades brasileiras que mais oferecem vagas com salário de 5.000 reais por mês – ou mais” mostra “Onde Estão os bons salários” no Brasil. 

 Veja elaborou o ranking a partir dos registros do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e emprego com base no ano de 2013. O ranking, segundo a revista, aponta “as cidade que fogem à regra da escassez de empregos bem remunerados”. 

 Para elaborar o ranking, além do bom desempenho em 2013, a revista considera a perspectiva de o município manter o ritmo de contratação em 2014. Veja aponta Dourados como polo de educação e saúde de 30 municípios sul-mato-grossenses onde vivem mais de 1 milhão de habitantes. 

 A reportagem cita a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) com 28 cursos em 2013 e abertura de mais sete em 2014 com contratação de pelo menos mais 45 professores. Cita ainda a abertura dos cursos de engenharia civil, engenharia mecânica e engenharia de computação, todas voltadas para atender a demanda das 16 usinas de açúcar, etanol e energia da região. 

 Veja aponta o setor sucroenergético como o que cria oportunidades no setor de serviços, como restaurantes, centros de estética, escolas, academias de ginástica e hospitais. Cita o exemplo do Hospital do Coração que há 10 anos empregava 40 pessoas e hoje 250. O hospital vai criar mais 150 empregos nos próximos dois anos. 

 A reportagem cita o exemplo do médico cardiologista Matheus Andreata, de 29 anos, que trocou São Paulo por Dourados com a mulher em busca de mais tranquilidade. “Em São Paulo os médicos recém-formados pegam os horários que sobram, têm poucas consultas e a perspectiva financeira também é pior”, disse Andreatta à revista.  
A equipe da Revista Veja ficou em Dourados nos dias 15, 16 e 17 de janeiro. O prefeito Murilo recebeu a repórter Nathalia Watkins em seu gabinete e falou das perspectivas de crescimento de Dourados. 

 Os números levantados pela Revista confirmam o que o prefeito tem dito sobre o crescimento do município. Ele enfatiza sempre que Dourados é a cidade que mais cresce no Estado. No estudo da revista aparece também Três Lagoas, mas em terceiro lugar no ranking, atrás de Dourados. 

 “Isso confirma que Mato Grosso do Sul é a bola da vez no Brasil e Dourados é a bola da vez no Mato Grosso do Sul e no Centro Oeste”, afirma o prefeito Murilo. Dourados retomou o crescimento da economia a partir do “Projeto Polo de Serviços do Setor Sucroenergético de Dourados e Região”, do programa “Qualifica Dourados” e de outros programas de geração de emprego criados por Murilo assim que assumiu a prefeitura em 2011.


O ranking: 

 1º - Itabira (MG);
 2º - Dourados – MS;
 3 – Três Lagoas – MS;
 4º - Saquarema (RJ); 
 5º - Ipojuca (PE);
 6º - Maragogipe (BA); 
 7º - Altamira (PA); 
 8º - Indaiatuba (SP); 
 9º - Vila Velha (ES); 
 10º - São José do Norte (RS). 


FONTE:PREFEITURA DE DOURADOS



COMENTÁRIO: me pergunto quando Peruíbe entrará em um ranking desse nível. Nesse artigo são citados municípios com população inferior a peruibense, como o litorâneo (pois é) São José do Norte (26.700 moradores) do Rio Grande do Sul. O que quero dizer com isso? Ora, crescimento populacional necessariamente não rima com aumento de desenvolvimento, oportunidades e qualidade de vida. Nossa realidade já demonstra isso, com o SUS local não acompanhando satisfatoriamente o aumento da demanda.

Não será com filiais de Fast-food e novas redes varejistas por aqui que Peruíbe alcançará a tão sonhada prosperidade, tenho certeza disso.

Para quem não leu a respectiva edição da revista, visite o link, para acessar o acervo digital:


REVISTA VEJA



MARCADORES: PERUÍBE, PERUIBENSE, ECONOMIA, DESENVOLVIMENTO, ATRASO, EMPREGO, DESEMPREGO, BAIXADA SANTISTA, VALE DO RIBEIRA



Um comentário:

emotions ativos disse...

Isto tinha de ser em todo território nacional, desde quando tem alguem no mundo uns melhores que os outros? se tem um lugar melhor é porque certamente tem alguém influenciando para ser melhor...