segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

ENCHENTE ATINGE JUQUIÁ, DEVIDO A FORTES CHUVAS NOS DIAS 15 E 16 DE FEVEREIRO DE 2014




Chuvas deixam 135 desalojados e 35 desabrigados em Juquiá, SP

 Cidade é a terceira do Vale do Ribeira a ser atingida pelas fortes chuvas. Prefeito destaca esforço para retirar pessoas das áreas de risco.

 Terceiro município do Vale do Ribeira a ser atingido pelas fortes chuvas, Juquiá, teve árvores caindo e estradas bloqueadas por causa do volume d'água que acometeu a cidade durante todo o sábado (15) e, também, neste domingo (16). Quase todos os bairros foram atingidos e, segundo dados atualizados da prefeitura da cidade, são 135 pessoas desalojadas e 35 desabrigadas, até o momento.

 A água do rio invadiu as casas dos bairros mais baixos da cidade. Os funcionários da prefeitura e da Defesa Civil estão unindo esforços para resgatar as famílias das casas.

 Segundo o prefeito do município, Merce Hojeije, a tarefa de retirar as pessoas das suas residências, localizadas em área de risco, tem sido complicada. “Estamos tirando as pessoas de suas casas, mas algumas delas ainda estão teimando um pouco, pois não querem largar aquilo que elas têm e a casa onde moram. Mas estamos tentando convencê-los a saírem das áreas de maior risco. Os funcionários da Defesa Civil e da prefeitura têm procurado orientar e conscientizar as pessoas do risco que elas correm. Afinal, a vida vale mais do que qualquer imóvel. Precisamos que as pessoas entendam essa situação”, diz.

 No início da tarde, o Rio Juquiá estava quase 6,5m acima do seu estado normal. O líder da administração municipal espera que as chuvas diminuam para que os prejuízos não sejam maiores para a cidade. “Continua chovendo, ora mais forte, ora mais fraco, e o rio continua subindo. O rio transbordou ontem, consequência também das chuvas que atingiram a cidade vizinha de Miracatu. A água veio de lá, encheu rápido e o rio transbordou aqui. Vamos torcer para que as chuvas diminuam, pois a situação pode ficar ainda mais difícil”, completa Merce. 

Vários deslizamentos de terra aconteceram na cidade, mas que ainda não foram contabilizados oficialmente pelas autoridades. Além disso, houve queda de postes de luz e de várias árvores. O prefeito de Juquiá confirma também que as rodovias SP-79 e a SP-165, que dão acesso a outras cidades do Vale do Ribeira, foram bloqueadas por causa de quedas de árvores. Já a entrada principal, pela BR-116, é a que apresenta melhores condições de tráfego.

FONTE: G1


MARCADORES: JUQUIÁ, JUQUIAENSE, ALAGAMENTOS, ENCHENTES, VALE DO RIBEIRA SP


Nenhum comentário: