terça-feira, 12 de novembro de 2013

A VALE-RIBEIRALIZAÇÃO DE PERUÍBE ESTÁ EM ANDAMENTO - NOVEMBRO DE 2013






A futura filial da rede de fast food McDonald's aumentará o contato de peruibenses com valeribeirenses, ou seja, contribuirá para a integração de Peruíbe com o Vale do Ribeira. Minha teoria será ajudada pelo fato de que Itariri, Pedro de Toledo e Miracatu estão longe de qualquer outra loja dessa empresa, e não será gente de Itanhaém, Mongaguá e Praia Grande que virá para cá comer Big Mac.

Devido à sua proximidade geográfica com o Vale do Ribeira, tende a ser natural que esta cidade se torne um importante fornecedor de mercadorias e serviços para os municípios vale-ribeirenses mais próximos. Já escrevi sobre isso, mas via o processo de vale-ribeiralização como algo bem lento, que levaria pelo menos uma década para provocar transformações visíveis. Vejo agora que será tudo bem mais rápido.

Basta ver a composição da nossa população. Nos anos 80 e 90 do século passado, abundava por aqui a figura do nordestino andarilho. Agora temos o valeribeirense andarilho, que tende a se fixar, criar raízes e trazer para cá sua cultura e modo de vida. 

O papel da prefeitura no surgimento de uma nova Peruíbe, integrada ao Vale, tende a ser nulo. Para a classe política - a oposição e a situação - o futuro está na Baixada Santista, visão que considero extremamente equivocada.  Milhares de potenciais consumidores logo ao lado, capazes de gerar a demanda necessária para dinamizar o comércio daqui, e um pessoal por aí acreditando que um futuro próspero só pode estar no pré-sal. Enxergam o ridículo leilão do campo de Libra como um "sucesso", algo que mais adiante se repetirá no litoral paulista. Quem quiser que acredite nisso.

O governo municipal pouco contribuirá para o desenvolvimento deste município como um centro comercial voltado para as necessidades de consumo de gente do Vale do Ribeira. Se tivermos sorte, melhorará a qualidade dos equipamentos públicos - o que não poderá depender só dela, é claro - mas é difícil esperar mais do que isso.

 Na Peruíbe desta época tão difícil, a prefeitura desempenhará um papel menor nesse tipo de desenvolvimento que aqui anuncio. A cidade do futuro está sendo construída não como obra da política, mas de uma nova economia que tende a abalar até mesmo a hierarquia social local.

A nova filial de fast food será um marco na história desta cidade. Provocará um impacto econômico e social (empregos), pois motivará novos investimentos de grandes redes. E como já disse, servirá como um FAROL bem inusitado, guiando para cá muitos visitantes do "outro lado" da nossa vizinhança.

Encerrando: o que quis dizer com a hierarquia social local ser "abalada"? Acompanhem com atenção a essas grandes mudanças e entenderão.

POSTAGENS RECOMENDADAS: 


A IMPORTÂNCIA DA INSTALAÇÃO DE NOVAS REDES VAREJISTAS EM PERUÍBE

A TEMPORADA DE VERÃO 2012/2013 TERMINOU EM PERUÍBE. E AGORA?


MARCADORES: PERUÍBE, ITARIRI, PEDRO DE TOLEDO, MIRACATU, IGUAPE, PERUIBENSE, ECONOMIA, EMPREGO, DESEMPREGO, COMÉRCIO, MCDONALD'S, MAC DONALD'S, VAGAS DE EMPREGO


Nenhum comentário: