sábado, 26 de outubro de 2013

ALUNA DE PERUÍBE GANHA MEDALHA NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA



A estudante de Peruíbe Evelyn Francisco Brandão, 15 anos, que cursa o 9° ano do Ensino Fundamental, conquistou a medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Ela concorreu com 775.023 alunos de escolas públicas e privadas de todo o país, que participaram da 16ª edição da olimpíada. 

 Os participantes realizaram uma única prova, na própria unidade de ensino, com 10 questões divididas entre os conteúdos de astronomia, astronáutica e energia. Evelyn, que estuda na EMEF José Veneza Monteiro, foi a terceira colocada do nível 3, que reuniu alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. 

 Apesar de ter dedicado um tempo extra para estudar o conteúdo da prova, a estudante conta que não esperava conseguir uma medalha na competição. “Quando recebi uma notícia, eu não sabia se comemorava ou deixava de acreditar. Foi uma grata surpresa. Estou muito feliz com o resultado”. 

 Antes da competição, Evelyn passou a frequentar a biblioteca da unidade com mais assiduidade, pesquisando nos livros os conteúdos da prova. “Recebi também uma boa orientação da direção e dos professores. Tudo isso contribui para incentivar os meus estudos preparatórios para prova”. 

Professor destaca conquista como incentivo para outros alunos 

 O professor de Ciências Sergio Pereira da Silva foi o responsável pela orientação de Evelyn e de outros 60 alunos da unidade que participaram da olimpíada. “Já participamos da competição há oito anos, e dessa vez conseguimos uma grande conquista. Evelyn está de parabéns, ela é um exemplo de dedicação e comprometimento com os estudos”, destaca.

“Espero que essa vitória sirva de incentivo aos demais alunos, para que através do estudo e do conhecimento venham superar todos os limites e realizar os seus objetivos na vida”.


Interessada por ciências naturais e pela matemática, Evelyn dedica o tempo fora da escola para a leitura e costuma assistir programas educativos. Por enquanto, ainda não definiu qual profissão escolherá após a conclusão do Ensino Médio. “Estou em dúvida entre arquitetura, astronomia ou alguma profissão relacionada à área do petróleo e gás”. 

 Ao ser premiada na competição, a estudante aprendeu uma importante lição para a sua vida: “É importante acreditar em nossos sonhos e objetivos. Com esforços e dedicação, podemos transformar os nossos medos e limitações em grandes conquistas. E é isso que eu espero para a minha vida”. 

A participação da EMEF Jardim Veneza na Olimpíada de Astronomia recebeu total apoio do diretor Vitor Stanislau Mucsi, que participou do trabalho de orientação e preparação dos alunos para a realização da prova. 

 Olimpíada 

 A competição foi realizada pela 16ª edição com o objetivo de incentivar o estudo de Ciências nas escolas públicas e privadas. 

 Podem participar da competição os alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental até alunos do último ano do Ensino Médio. A olimpíada ocorre totalmente dentro da própria escola, em uma única fase. Os alunos vencedores recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e se ganhou alguma medalha o tipo dela também consta do certificado. Todos os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares recebem os seus certificados.


FONTE: DIÁRIO DO LITORAL


MARCADORES: PERUÍBE, PERUIBENSE, EDUCAÇÃO, ESTUDOS, PREMIAÇÃO, CONQUISTA, VITÓRIA 


Nenhum comentário: