domingo, 1 de setembro de 2013

A LONGA ESPERA - TEXTO DO BLOG DO CONCURSEIRO SOLITÁRIO



Charles Dias

Todo concurseiro em seus primeiros meses de estudos vive a doce ilusão de que sua luta na guerra dos concursos públicos será mais rápida, fácil e limpa do descobrirá ser depois de passada essa “lua de mel”. É uma fase agradável, não vou negar, onde os planos feitos parecem mais próximos do nosso alcance do que estão na realidade, como uma miragem no deserto. Lutamos com a coragem dos incautos, fazemos planos como quem sabe que o bilhete da loteria que acabou de comprar será o premiado. 

Só que o tempo fica de butuca, aguardando o momento certo para nos brindar com um delicioso e gelado balde de realidade. Quando a fase da “lua de mel” acaba e descobrimos que teremos de estudar muito mais e por muito mais tempo para podermos realizar o sonho da nomeação e posse, bem, esse momento não é nem um pouco agradável. Na verdade, esse momento é um divisor de águas entre os concurseiros sérios e os falsos concurseiros. Se após o momento dessa de tomada de consciência o concurseiro sai fortalecido e ainda mais decidido a lutar até a vitória, custe o que custar, então é um concurseiro sério. Agora, se o concurseiro desanimar e decidir por usar o estudo para concursos públicos como cortina de fumaça para ter um pouco de paz enquanto não decide o que realmente vai fazer da vida, daí é um falso concurseiro. 

O concurseiro sério não deixa de sonhar, nunca, mas sabe que seus sonhos não terão realização imediata e gratuita, nada disso, demorarão um pouco e custarão caro em termos de estudos, motivação, paciência e tenacidade. E isso é algum problema para ele? Nunca, só deixa a vitória mais doce e o prêmio mais apetitoso. 

Isso tudo não significa que o concurseiro sério não possa ou não deva ficar algo desanimado de vez em quando com a demora em vencer. Nada disso. Somos seres humanos e de vez em quando essa espera bate pesado em nossa motivação. Não devemos lutar contra esse tipo de sentimento, devemos, sim, saber lidar com ele. É mais ou menos como numa longa caminhada em que de vez em quando nos deparamos com algum morro alto com uma subida pra lá de acentuada. Há como lutar com a subida? Esbravejar, ficar deprimido, desmotivado, irá tornar a subida mais leve? Nunca. O melhor que podemos fazer nesse momento e abaixar a cabeça com resignação e subirmos um passo de cada vez, devagar, mas sempre. Assim, quando menos esperamos, estamos no topo do morro, momento em que a dureza da subida nem parece que foi assim tão dura.


FONTE: CONCURSEIRO SOLITÁRIO


MARCADORES: PERUÍBE, PERUIBENSE, CONCURSEIRO, CONCURSO PÚBLICO, ESPERANÇA, TRABALHO, EMPREGO, OPORTUNIDADES, CONCURSO PÚBLICO

Nenhum comentário: