sexta-feira, 16 de agosto de 2013

EXPLICANDO O SIGNIFICADO DO CONTO "O SOLDADO E A PRINCESA", NARRADO NO FILME ITALIANO CINEMA PARADISO (SE VOCÊ FOR FEMINISTA, NEM LEIA, POIS IRÁ SE OFENDER)




Assistiu? Então tá, é tudo muito simples. Quando chegou ao nonagésimo nono dia, o pobre e infeliz soldado se deu conta de uma coisa: AQUELA PRINCESA VAGABUNDA NÃO O MERECIA.

Sim isso, mesmo. Ela era uma baita de uma vagabunda, mulher desprezível e sem coração. Ah, como sei disso? Uai, basta analisar o conto. Presta bastante atenção:

"Era uma vez um rei que fez uma festa na qual estavam as princesas mais bonitas do reino. Um soldado que estava de guarda viu passar a filha do rei. Era a mais bonita de todas, e ficou logo apaixonado, mas o que podia fazer um pobre soldado em relação à filha do rei? Por fim, um dia conseguiu encontrá-la e disse-lhe que não podia mais viver sem ela. A princesa ficou tão comovida por aquele forte sentimento que disse ao soldado: “Se conseguir esperar 100 dias e 100 noites debaixo da minha janela, acabarei sendo sua”. O soldado foi logo para lá e esperou um dia, dois dias, dez, e depois vinte. E toda a noite, a princesa controlava pela janela, mas ele nunca se movia. Podia chover, ventar, nevar, que ele continuava lá. Os pássaros sujavam a cabeça dele, as abelhas comiam-no vivo, mas ele não se movia. Depois de 90 noites, estava emagrecido, esbranquiçado, as lágrimas lhe caíam rosto abaixo sem poder segurá-las porque nem forças para dormir ele tinha. Entretanto, a princesa ficava olhando para ele. E na 99ª noite, o soldado se levantou, pegou sua cadeira e foi embora."

Então, vamos ver se entendi. A filha do rei ficou "comovida" com a declaração daquela pobre homem apaixonado e pediu que ele ficasse 100 DIAS E 100 NOITES EMBAIXO DA JANELA DELA !!! 

Essa PROTO-FEMINISTA testemunhou o sofrimento dele, por mais de três meses. Em nenhum momento ela não se comoveu de verdade, preferindo TERMINAR A PROVA ANTES. Vejam só o conto. Nele nunca é dito que a princesa sentira pena do soldado, que soltara uma única lágrima por ele. Só é dito que ela o olhava. Testemunhou algo, que ela poderia terminar muito antes ..... bastava querer.

Imaginem se fosse o contrário, uma pobre camponesa fazendo tamanho sacrifício pelo amor de um príncipe. O que as feministas diriam de um conto desses? Chamariam o fulano de misógino, sádico, torturador, daí para baixo. O sofrimento de uma mulher apaixonada as comove, já o sofrimento de um homem apaixonado ....

Acho que o soldado devia ter esperado apenas mais um dia, para então jogar na cara da princesa que ela não merecia tanto sacrifício, pois por mais que ela fosse bela, lhe faltava piedade e um mínimo de respeito pelo próximo. Como seria para ele estar casado com alguém assim? Submeteu um homem a um enorme sofrimento apenas para ver se ele seria um marido "adequado", o que seria capaz de fazer com outras pessoas, até mesmo com os próprios filhos?

Penso que se esse conto foi baseado em algo que realmente aconteceu, o soldado preferiu se casar com alguma simples e rude camponesa, que eu tenho certeza, tratou em ama-lo de verdade.


MARCADORES: PERUÍBE, PERUIBENSE, ITÁLIA, CINEMA ITALIANO, FILME CINEMA PARADISO, FEMINISMO, SOFRIMENTO, HOMEM QUE SOFRE AO AMAR A MULHER ERRADA

Nenhum comentário: