domingo, 28 de julho de 2013

CONCURSOS PÚBLICOS EM OUTROS ESTADOS. TEXTO DO BLOG DO CONCURSEIRO SOLITÁRIO




Tiago Gomes

Concurseiros do meu Brasil, relutei muito para acreditar em um fato que saltava diante dos meus olhos mas eu nunca quis enxergar: os concursos estão globalizados. Há tempos venho sentindo isso, mas diante das recentes provas que fiz fora de Brasília, percebi que existe muito mais gente que sai da sua cidade e do seu Estado pra fazer prova do que eu imaginava. Essa globalização tem aquecido o mercado de turismo pelo país, principalmente na época da baixa estação. Agências de turismo estão se voltando para este nicho de mercado e tem muita gente que adotou como profissão a tarefa de levar concurseiros por esse Brasil afora. Bom pra eles e pro comércio das capitais que recebem as grandes provas de concurso, péssimo para concurseiros vindos de fora. 

Minhas duas últimas semanas de estudos foram prejudicadas. Fui pego de surpresa por essa globalização e suei a camisa para conseguir um hotel em Maceió para fazer a prova do TRT. Detalhe: a prova será dia 21 de setembro, ou seja, 53 dias até a prova e já estava tudo lotado. Ah! Qual é? Nem nos hotéis mais caros? Amigos, liguei em todos os hotéis em Maceió (pense na conta telefônica?) e não encontrei nenhuma vaguinha sequer pra dormir no sofá da recepção. Liguei até em resort (não tava acreditando que não tinha vaga), aliás, vocês sabiam que tem gente que vai fazer prova de concurso e fica em resort? Bom demais não é? Pois é, meu buraco é mais embaixo, liguei por desencargo de consciência. Enfim, consegui graças ao Alfredo Madeiro que deu uma força de lá e a uma alma caridosa, que trabalha em uma agência de viagens da capital alagoana. Preço? Caro. Os hotéis, pousadas, albergues e pessoas que tem apartamento para alugar se atentaram ao concurso e estão cobrando o preço de alta temporada. Viva a globalização dos concursos públicos! 

Você deseja fazer concurso pra fora do seu Estado ou na capital, está estudando firme, mas irá deixar pra última semana pra fechar hotel e passagens de ônibus ou avião. Ou então, vai procurar uma excursão somente quando sair os locais de prova. Preste atenção! Não cometa esse suicídio, fazendo isso você colocará em risco todo o seu estudos e pode não conseguir fazer a prova que tanto almeja. Depois de sete viagens para prestar concursos e programando as próximas duas, juntei uma bagagem suficiente para dar algumas dicas para quem deseja fazer uma prova fora e acha que tudo pode ser resolvido com uma semana de antecedência. Leia: 

• Seja rápido na decisão de fazer o concurso: o edital foi publicado. Se você já vinha estudando para fazer a referida prova, ótimo, a decisão já está tomada. Se você ainda não decidiu, decida o mais rápido possível para não perder tempo em seus estudos e nem correr o risco de não encontrar mais passagem e nem hotel. 

• Reserve o hotel o mais rápido possível: se o concurso é muito visado pelos candidatos, corra. Não perca tempo e reserve o hotel. Geralmente quando a procura é grande, os hotéis pedem 50% na reserva (no meu caso cobraram 100%, tamanha a procura). Não se preocupe com o dinheiro da reserva. Caso aconteça algo com o concurso como mudança da data da prova, você poderá cancelar a reserva sem problemas. 

• Compre as passagens aéreas ou de ônibus: garanta as passagens com antecedência. Se estiver esperando por uma promoção aérea e sabe que valerá a pena correr o risco, vai fundo. Agora se você tem milhas de viagem ou vai de ônibus, não espere. A TAM mesmo tem promoção na baixa estação, cobra em algumas passagens apenas 3.000 pontos, é uma boa idéia, uma vez que hoje em dia todo cartão de crédito dá pontos. Garanta logo as suas passagens pois caso aconteça algo com o concurso você pode mudar a data ou então ficar com o crédito. Geralmente quando desiste, paga-se uma taxa às empresas. 

• Excursão: outra boa saída é ir por excursão. A facilidade é bem maior. Você paga a excursão e não precisa se preocupar com passagens, hospedagem e nem translado para as provas. Eu mesmo gosto muito, até porque sempre vou em uma excursão que o preço fica mais barato do que as passagens de ônibus apenas. Essa facilidade faz com que a procura seja muito grande. Portanto, se achar excursão e está sem grana ou pontos pra ir de avião ou não quer perder tempo com hotel, feche logo o pacote da excursão, caso algo dê errado, basta cancelar tudo. 

• Localização: procure ficar no centro da cidade ou em um local de fácil acesso. Procure concurseiros da cidade que irá fazer prova e pergunta onde, geralmente, as provas são realizadas. Se for para alguma cidade que tenha praia, procure ficar na orla pois, geralmente, a cidade gira em torno dela. 

• Mapa do local de prova: quando sair o local de prova, trace com antecedência todo o trajeto para não correr o risco de se perder. Vá ao Google Maps e ache o local de prova e o seu hotel. Existe uma função no site que liga um ponto ao outro, dando o melhor trajeto e a distância. Procure de informar sobre o transporte público para o local ou preço do táxi. 

• Visite o local de provas: quando chegar à cidade, se tiver tempo, visite o local de provas. Em uma cidade que não conhece, tudo é novidade e não se pode dar sopa para o azar. Então, faça uma visitinha, conheça o local e marque o tempo para chegar ao local, lembrando que no dia do concurso está tudo mais cheio e o tempo gasto será um pouco maior. 

• Deixe o turismo pra depois: está aqui o maior erro do concurseiro. Lembre-se sempre que você não está de férias e que o seu objetivo é a prova do concurso. Deixa o turismo para depois da prova. Você estará mais leve e sem o peso do concurso nas costas, vai aproveitar bem melhor.


FONTE: BLOG DO CONCURSEIRO SOLITÁRIO


COMENTÁRIO: se você possui um mínimo de recursos econômicos para um empreendimento desse tipo, se considera concurseiro mas desperdiça oportunidades - que estão ao seu alcance, pois tem como cobrir os gastos - por elas estarem em outros Estados, só tenho dizer o seguinte para ti.



Concurseiro de verdade reconhece um fato, o de que as oportunidades nem sempre estarão próximas de nós, para nossa comodidade. Algumas vezes, longas viagens para outros recantos terão que ser realizadas, pois o cargo público com ótimo salário e benefícios que tanto se quer nem sempre está na cidade em que moramos ou mesmo nas vizinhanças.

Se você possui as condições para isso, aproveite. "Ah, mas é muito longe. Eu gosto daqui. E se eu não passar?"

Bem, se você fica encucado com a  questão do "não passar", então nem tente. Dificilmente um concurseiro se dá bem na primeira ou segunda tentativa, MESMO QUANDO AS OPORTUNIDADES aparecem na própria cidade dele. A distancia é o que menos conta nisso, mas se duvida das suas capacidades, nem tente. Se restrinja a condição de "concurseiro de quatro em quatro anos", ou seja, aquela pessoa que se limita a participar de concursos públicos municipais (possui uma obsessão em trabalhar na prefeitura, ignora que o Paço Municipal não é o centro do universo) na cidade em que mora, e nunca enxerga além disso.

Quanto ao "eu gosto daqui", e daí que gosta DAQUI, ou seja de qual cidade em que mora? Concurseiro de verdade não cria raiz, pelo menos até conquistar a vaga que considera adequada e ideal para ele. Nada de sentimentalismos "municipalistas", que não pagam as suas contas. Concurseiro que fica com muita frescura nunca consegue nada.

MARCADORES: PERUÍBE, PERUIBENSE, CONCURSO PÚBLICO, CONCURSEIRO

Nenhum comentário: