sábado, 1 de junho de 2013

TURQUIA SOB O RISCO DE GUERRA CIVIL


  
E imaginar que toda essa confusão começou porque o governo turco pretende permitir o corte de 600 árvores numa Praça de Istambul chamada Taksim Gezi. O objetivo desse desmatamento é abrir espaço para a construção de um Shopping e uma réplica de um quartel do antigo Império Otomano (!?) nessa praça. E como é normal em qualquer democracia (a turquia ainda é uma democracia?) os que estão contra foram se manifestar. 

O problema é que essa manifestação, ocorrida na última segunda, dia 27 de maio, foi cruelmente reprimida pela polícia - o que resultou na morte de um manifestante - e novos protestos se espalharam por diversas cidades do país. A violência governamental está tendo um efeito perigosamente similar ao que ocorreu na Síria em 2011: ao invés de calar os descontentes, os motiva a irem para as ruas.

A Turquia corre o risco de seguir por um caminho semelhante ao da Líbia (o que sobrou dela?) e da Síria (o que sobrará dela?). Sem dúvida, o vizinho Assad está adorando, pois se trata de uma nação que se opõe ao seu governo e apóia o Exército Sírio Livre, já apelidado por alguns críticos de EXÉRCITO DOS CANIBAIS LIVRES. O que falta mais acontecer em 2013?


TAGS: PERUÍBE, PERUIBENSE, PROTESTO, REVOLTA,REVOLUÇÃO, TURQUIA, VIOLÊNCIA


Nenhum comentário: