quinta-feira, 30 de maio de 2013

QUER TORNAR A SUA VIDA MELHOR? COMECE FAZENDO AS PERGUNTAS CERTAS



Existem jovens em Peruíbe que correm o risco de algum dia - ou bem provavelmente durante alguma noite - encararem com desprazer o giroflex da viatura de polícia. Cheios de ódio e de dor devido as difíceis condições em que vivem (miséria, família disfuncional, violência ...), eles costumam ser imediatistas, extremistas e alienados. Sim, alienados, tão interessados que estão em escutar canções com "mensagens", canções que contribuem para o sentimento de que eles sempre serão vítimas, até o momento em que escolherem definitivamente o caminho da barbárie incivilizada, trilha que supostamente os "libertará" de tanto sofrimento.

 Escrevo sobre um tipo de peruibense jovem (digamos assim, entre os 18 e os 30 anos) que se sente fora do que defino aqui como vida comum. Ele não pode sequer se considerar desempregado, pois para ter essa condição teria que ter tido no passado um emprego de verdade; reside em uma periferia pobre e distante, tão afastada do centro que ela parece uma "periferia periférica"; durante a infância e adolescência conheceu de perto a incipiência dos sistemas públicos locais de saúde, educação e de segurança, e não testemunhou a realização de politicas de habitação e urbanismo eficientes, quando essas politicas existiram, ou quando existiam mas não funcionavam, ou mal se faziam sentir, para além dos bairros mais privilegiados de Peruíbe. E ainda tem mais: se chove mais forte na periferia periférica, teme por enchente e é considerado por muitos como um zé-ninguém. 

Tomado de ódio, se vendo sem um lugar digno na cidade para si, corre o risco de se bestializar (aos poucos, começa a cometer bobagens) e escolher o caminho que futuramente o fará temer a visão de um giroflex ligado de viatura.

Caso você, caro rapaz ou moça, tenha se identificado com o que eu escrevi acima, e está, digamos assim, confuso quanto a qual rumo quer dar a sua vida (se sente cheio de raiva e de revolta), por favor, assista ao vídeo abaixo:




Assistiu? Ótimo, agora aproveito para repetir o que já disse em postagens passadas: A VIDA É FEITA DE ESCOLHAS. Não me venha com a besteira de que não existem alternativas para o futuro sombrio que você fantasia, elas existem sim. Comece perguntando se as ideias perigosas que atualmente te tentam tornarão a sua vida melhor ou pior mais para frente caso as ponha em prática.

Eu também já responsabilizei muito aos outros pelo meu sofrimento. Culpei a esta cidade (se dizer isso te incomoda, nem venha mais aqui), a péssimos patrões (sem o "incentivo" deles, jamais teria me tornado funcionário público) e ao meu pai (não tivemos uma boa convivência, pois é), mas francamente, ficar sempre me vitimizando ia me levar para onde? Dei uma banana para todos e procurei um rumo descente, um caminho que me colocaria longe de todos e ..... bem, ainda moro em Peruíbe, mas isso dá para resolver mais adiante. 

Portanto, agora que se aproxima o fim desta postagem, faça um favor para ti: supere essa condição de vítima e de pessoa indefesa, FAZENDO AS PERGUNTAS CERTAS, o que consequentemente lhe possibilitará fazer AS ESCOLHAS CERTAS.


Mais uma coisa, pare de escutar aquele lixo musical, que em nada contribui para seu progresso, muito pelo contrário, pois faz com que você se mantenha na "gaiola mental" do "gueto" e sem ajuda para poder sair dela. Se sente até no direito de incomodar pessoas num ônibus, com um celular xing ling tocando porcarias. Nem se dá conta de que naquele momento, VOCÊ É O GRANDE PALHAÇO DO ÔNIBUS. Com comportamentos assim que pretende melhorar de vida?


POSTAGEM RECOMENDADA:A TEMPORADA DE VERÃO 2012/2013 TERMINOU EM PERUÍBE. E AGORA?


TAGS: PERUÍBE, SUBÚRBIO, PERIFERIA, POBREZA, MISÉRIA, FUNK, CRIME


Nenhum comentário: