sexta-feira, 31 de maio de 2013

GUERRA É GUERRA E CONCURSO É CONCURSO



MARLON RIBEIRO

Durante os Concursos que prestei na minha caminhada, sempre me senti como um guerreiro medieval ou um soldado de exército. A diferença é que ao contrário de espadas e escudos, utilizava apostilas, Livros, papeis e canetas. Ter este entendimento pode fazer a diferença para conseguir sua provação ou acelerar este processo. Por esta razão gostaria de falar hoje sobre o tema “Guerra é Guerra e Concurso é Concurso”. 

 Atualmente são milhares que estão entrando nesta Guerra. Basta dar uma olhada na Internet e ver quantos cursinhos, quantas editoras especializadas em concursos e quantos vagas existem abertas em todo o Brasil. Apesar do número expressivo de concorrentes, o número dos que tem consciência de que estão nessa guerra é bem menor que toda esta concorrência. 

Duas perguntas devem ser feitas: Você sabia que está em uma Guerra??? E se você sabe, tem tomado atitudes de quem está em uma guerra???? Se suas respostas foram não, mude a partir de agora e entre na batalha, vejam algumas comparações das atitudes que devemos ter na nossa preparação. 

1º Planejamento Estratégico: Apesar de sermos soldados também somos ao mesmo tempo Generais e comandantes de nosso exército. Para obter sucesso, antes de qualquer movimento é necessário analisar friamente as consequências, e os recursos que temos disponíveis. Por essa razão devemos agir da mesma forma na nossa Batalha, não adianta sair dando tiros para tudo que é lado, andando por todos os lugares sem previamente definir nosso objetivo e as metas que devem ser batidas para alcançá-lo. 

Neste ponto deve-se fazer um contraponto entre Objetivo e meta, Objetivo é algo mais longínquo, meta são mais próximas. Por exemplo: Traço como OBJETIVO ser nomeado Promotor de Justiça em um prazo de dez anos, no entanto para alcançar este objetivo terei que primeiramente traçar algumas metas, como Estudar tantas horas por dia, ser nomeado em um Concurso trampolim, Completar a faculdade de Direito, Fazer alguns cursinhos preparatórios, etc… Neste caso as metas devem ser estabelecidas por você com base no ponto Objetivo final de chegada. 

2º Adquirir Armamento: Planejamento feito. Agora é a hora de conseguir as armas, e seja sábio na hora da escolha, pois o que é mais fácil? dar tiro com uma espingarda ou com uma metralhadora, ou uma bazuca???? Pois bem nos Concursos é a mesma coisa, se conseguirmos boas apostilas, bons livros e bons soldados parceiros de Guerra para trocar material teremos muito mais chance de massacrar nosso inimigo. Veja que não considero o concorrente como inimigo, mas tudo aquilo que nos atrapalha e tira o foco de nossa aprovação, pois tenho certeza que as nomeações que obtive foram fruto de muito compartilhamento de armamento pesado. 

3º Suporte a preparação e dor: Todo exército é muito bem treinado e com muitos meses de antecedência para as batalhas. Nos treinamentos, se rasteja, se exige o máximo fisicamente dos soldados, muitos sentem vontade de “pedir para sair” como no filme Tropa de Elite. Na nossa Guerra dos Concursos é a mesma coisa, quando você treina em um alto nível, tem momentos em que você sente a dor de não estar perto das pessoas que você gosta, de ter que abrir mão de um final de semana, de festas com amigos, para estar ali estudando e estudando. Não há como dizer que não é sofrimento, que não é algo que nos consome fisicamente e emocionalmente. Ainda mais para aqueles que têm filhos e são casados. Todo treinamento nos leva a momentos de dor que devemos suportar para chegarmos muito bem preparados para o dia da batalha. 

4º Não tenha (ou pelo menos não se concentre) no medo de morrer no campo de batalha: Por último depois de toda preparação o soldado vai para o campo de batalha e lá apesar de passar pela sua cabeça a morte, isto não toma conta de suas ações. Sabemos que podemos perder e sairmos derrotados nos concursos, mas isto não pode tomar conta de nossas ações, temos que nos concentrar e focar no Objetivo, usar o armamento e não parar por um só momento, até ter domínio do território adversário, há muitas pessoas que tem grande potencial, mas que são derrotados pelo medo que o campo de batalha transmite, ficam nervosos e na hora da prova da tudo errado. Por esta razão temos que saber controlar nossas emoções, e aqui fica a única compensação que se tem de se estar fazendo concurso e não literalmente em uma Guerra, que é que na Guerra você morre e não tem como ser ressuscitado para outra batalha, mas nos concursos temos a característica da Imortalidade, e podemos participar de combate após combate, até alcançar o objetivo, ou seja, é só uma questão de tempo e determinação.





FONTE: BLOG DO CONCURSEIRO SOLITÁRIO



POSTAGEM RECOMENDADA: TODO CONCURSEIRO PRECISA CRIAR UMA MICRO-SOCIEDADE


TAGS: PERUÍBE, PERUIBENSE, TRABALHO, EMPREGO, MOTIVAÇÃO, ORGANIZAÇÃO, OPORTUNIDADES 

Nenhum comentário: