domingo, 19 de maio de 2013

EXPLICANDO O CONCEITO DO CONCURSEIRO DE AÇO / LOBO SOLITÁRIO PARA CONCURSEIROS PRINCIPIANTES



Faz pouco tempo (dia primeiro de março) que eu postei o texto O CONCURSEIRO DE AÇO, dando início a série "postagens de aço", as quais eu mais adiante organizarei em links numa só postagem, para facilitar futuras pesquisas. Creio que falta me aprofundar, explicar melhor o conceito do "concurseiro de aço", popularmente conhecido na subcultura concurseira como LOBO SOLITÁRIO.

Esse tipo de concurseiro é um combatente, que se assume como adepto intransigente da ideia de que a sua vida profissional só será melhor se ele se tornar um funcionário público. Não se trata apenas de estudar para concursos públicos, ele reorganiza a vida de forma a ser um estudante dedicado aos estudos dia após dia, até alcançar a meta.

 A pessoa que faz isso precisa ser muito corajosa, ainda mais se morar em Peruíbe. Motivo? Ora, ela reduz ao mínimo sua vida social, podendo até deixar de trabalhar se tiver um "paitrocínio". Restringe as suas relações com o "mundo", diminuindo interesses externos, o que nesta cidade significa perder vários amigos que só querem saber de baladas, e concurseiro peruibense que se dedica tão severamente não pode perder tempo em quiosques e bares durante as madrugadas (fazendo barulho e enchendo o saco de vizinhos como este blogueiro, que prefere dormir a ficar se enchendo de bebida). Amigo de verdade apóia esse "esforço de guerra", pois se ele começa a fazer comentários desmotivadores, bom amigo não é.

Estou exagerando? Ora, estou descrevendo um pouco da realidade social peruibense. A pessoa fica a semana toda camelando em algum tipo de trabalho informal - que só faz por necessidade, nesta terra em que faltam opções - para no sábado gastar parte considerável dos ganhos com cerveja em algum boteco . E na segunda, lá vai de volta para aquela ocupação desagradável e insuportável. Aí ela vê que alguém do seu círculo de amizades abandona essa rotina para estudar e se incomoda. Pô, fulano "deixou de viver". Tem muito peruibense que pensa assim, o que inclui certos parentes folgados e invejosos por algo que você ainda nem conquistou. 

Pois é, tem quem fica contra os seus esforços, não por achar que você não tem chance, mas por NÃO QUERER QUE VOCÊ CONSIGA. Presta atenção, isso acontece muito por aí. Comportamentos assim só motivam concurseiros mais determinados a se tornarem lobos solitários, se isolando de influências desagradáveis e perturbadoras.

A vida é feita de escolhas.




POSTAGEM RECOMENDADA: TALVEZ


TAGS: PERUÍBE, PERUIBENSE, ESTUDANTE, ESTUDOS, EMPREGO, DESEMPREGO, CONCURSO PÚBLICO, O HOMEM DE AÇO


Nenhum comentário: