quarta-feira, 22 de maio de 2013

DE UMA TAPERA PARA SÃO PAULO, GRAÇAS A UM LIVRO



O texto que reproduzo abaixo é muito importante para todo aquele concurseiro que deseja de fato mudar de vida. Eu o li anos atrás, no jornal ESTADÃO (edição 30/10/2009). Trata-se da parte de um artigo do escritor e colunista Milton Hatoum e que se chama NOTÍCIAS SOBRE O FIM DO LIVRO. O texto aqui reproduzido fica bem no final do artigo:

"A outra história é coisa do passado. 

 Ao amanhecer de um dia de 1979, conheci um piauiense que migrara para São Paulo na década de 1960. Ele era dono de uma pequena pastelaria na antiga rodoviária, onde eu comia pastel às cinco da manhã, antes de pegar o ônibus para Taubaté. Donato me contou passagens de sua vida em um povoado miserável, próximo a Santo Antônio dos Milagres. Aprendeu a ler com uma velha, que era uma vizinha da tapera onde ele morava. Lia bula de medicamentos, lia jornais velhíssimos que embrulhavam latas de leite enviadas pelo governo, lia as palavras impressas nessas latas. 

 E um dia eu li um livro, disse Donato, emocionado. Um livro que um vendedor de bugigangas deixou para mim. Lia devagar, duas, três vezes cada frase, cada parágrafo. De vez em quando, parava de ler para pensar. Li tantas vezes meu único livro que decorei os trechos mais bonitos. Minha vida não valia nada, nem uma casca de cebola. Eu era um jovem que não tinha onde cair morto, como se diz. Aí consegui um emprego em Santo Antônio. Trabalhei quatro anos no balcão de uma mercearia, economizei uns tostões e vim para São Paulo. Quando ganhei um dinheirinho, abri essa pastelaria. E um dia viajei para o Rio. Queria conhecer quem tinha publicado aquele livro, queria ver o edifício da editora, as pessoas que trabalhavam com livros. Não tive coragem de entrar, fiquei espiando na calçada, olhando a placa com o nome da editora. Aí me deu vontade de fazer uma coisa, e fiz mesmo. Abracei as paredes, beijei as paredes da editora e beijei o livro que mudou minha vida."


FONTE: ESTADÃO COLUNISTA MILTON HATOUM



TAGS: PERUÍBE, PERUIBENSE, LIVROS, LEITURA, MOTIVAÇÃO, LITERATURA, CONCURSO PÚBLICO


Nenhum comentário: