sábado, 26 de janeiro de 2013

A NOVA FRONTEIRA



"Tem um monte de gente que te chamaria de louco mas você está coberto de razão, a falta de ligação entre Peruíbe e Iguape prejudica toda a região, em termos turísticos (inclusive internacionalmente), econômicos e até culturais. 

 Engana-se quem pensa se tratar de um problema regional, é uma questão nacional. A ligação - e por terra - é praticamente o único trecho não construído (embora projetado) da BR-101, que liga o Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. 

 Sugiro uma passada pelo artigo da Wikipedia sobre a via: http://pt.wikipedia.org/wiki/BR-101. Destaque: "Tem dois trechos não construídos entre os municípios paulistas de Peruíbe e Iguape, e entre Cananeia (São Paulo) e Garuva (Santa Catarina)." 

Tinha grande curiosidade em saber o traçado deste trecho projetado há mais de 50 anos, porque seria pelo litoral como toda essa estrada, logo cortaria a Juréia o que nos tempos de hoje acho improvável... o que viabilizaria mais o ferry boat! 

 Mas como há uma extrema má vontade em relação a essa porção sul de SP, é mais uma das obras fundamentais que não sei se veremos tão cedo, mesmo caso da Parelheiros-Itanhaém, da Marina e da Passarela da Praia do Centro ao Costão. 

 É bem capaz de um gênio ligado a ECOVIA$ preferir fazer uma terceira faixa da Imigrante$ (como de vez em quando a gente ouve), ora isso só aumentaria o gargalo, todo mundo esteja ao norte ou ao sul tendo que passar pelo mesmo lugar, hoje já é um funil, imagina se fizerem essa loucura, a Padre Manoel da Nóbrega e a Cônego precisariam ter umas 5 faixas de cada lado! 

 O Brasil é vergonhoso em sua infraestrutura logística e ah, isso já me faz lembrar o Porto Brasil, mas deixa pra lá, acabou o almoço e tenho que voltar ao batente, senão éramos capazes de discutir por horas esse pedaço de chão... 

 E não eram os políticos dessa terra que deveriam fazer isso? (...)"


- Marcelo, frequentador habitual do blog.



Esta postagem é uma continuação daquela em que eu proponho uma linha de FERRY BOAT (BALSA) PERUÍBE/IGUAPE. No texto acima, o Marcelo analisa a minha ideia, citando a impossibilidade da BR - 101 ser construída entre Peruíbe e Iguape, devido a reserva ecológica, o que contribuiu para um isolamento entre as duas cidades. Como se resolve isso? Ora, contornando pelo mar.

Não considero a minha ideia fantástica, embora concorde com o Marcelo, quando ele diz que muita gente me "chamaria de louco". Mas é claro, o que tem a ver reduzirmos o tempo de viagem até Iguape, não é mesmo? No que isso contribuiria para o desenvolvimento de ambas as cidades?

Pois bem. Nos meus seis anos ganhando o pão de cada dia no Vale do Ribeira, aprendi uma coisa: é comum valeribeirenses dos municípios mais próximos daqui gastarem dinheiro no comércio peruibense. Vários munícipes de Pedro de Toledo, Itariri e - em menor escala - Miracatu, frequentam Peruíbe, comprando nas lojas locais, frequentando as clínicas particulares daqui (alguns miracatuenses fazem isso), se tornando clientes habituais de diversos restaurantes. Trata-se de um grupo de consumidores que vem para cá todo mês, o que inclui o período do ano QUE NÃO TEM TEMPORADA. Acho que agora dá para entender melhor a minha ideia, que não se resume apenas a uma questão turística. 

Para que um Shopping Center seja viável por aqui, não bastará apenas uma clientela formada por turistas e veranistas, e já aviso que um empreendimento desses será ocioso se contar apenas com as visitas de peruibenses durante nove meses do ano. Serão necessários muitos visitantes de fora, os quais eu creio, dificilmente virão de Itanhaém ou mesmo de Mongaguá. Essa clientela precisará vir mais do sul, do VALE DO RIBEIRA, que se tornará uma nova fronteira para o nosso desenvolvimento.

Claro que Iguape e a sua vizinha Ilha Comprida também ganham com essa integração. Turistas/veranistas que estejam por aqui ficarão motivados a visitarem esses municípios, e consumir. Moradores deste lado da Juréia também irão passear por lá (também gastarão). Jovens estudantes Iguapenses e Ilhacompridenses poderão frequentar as nossas escolas técnicas, e até trabalhar por aqui. Os dois lados ganham, sem dúvida.

Ah, cansei. Antes de me chamarem de louco, pelo menos verifiquem se o que eu proponho é viável ou não. E para quem ainda está boiando quanto ao significado do nome da postagem: a nova fronteira a qual me refiro ESTÁ AO SUL, formada por um certo vale que tantos aqui ignoram, embora esteja tão próximo.

Postagem recomendada: FERRY BOAT PERUÍBE/IGUAPE


Nenhum comentário: