domingo, 7 de outubro de 2012

PERUÍBE: O FIM DE UMA ERA



Antes, posto aqui o resultado final da eleição em Peruíbe:

ANA PRETO - PTB: 38,30% dos votos válidos (13.827 votos)

MILENA BARGIERI - PSB: 33,02% dos votos válidos (11.921 votos)

ONIRA - PT: 28,67% dos votos válidos (10.351 votos)



VOTOS APURADOS 39.196

 VÁLIDOS 36.099 (92,10%) 
BRANCOS 1.152 (2,94%) 
NULOS 1.945 (4,96%) 
ABSTENÇÕES 12.683 (24,45%)

Uma das candidatas oposicionistas, a empresária Ana Preto, foi eleita hoje prefeita de Peruíbe. Novamente, se repetiu um fato: neste município, prefeito (no caso, prefeita) não se reelege. Novamente, o eleitorado escolheu o caminho da renovação.

A maioria do eleitorado de Peruíbe escolheu por não manter no poder a atual prefeita, mas também preferiu por uma escolha que não estivesse mais a esquerda do espectro político. Predominou o voto conservador, para os padrões peruibenses, é claro. Os eleitores preferiram mudança, mas sem radicalização.

O que nos aguarda? Bem, eu pertenço ao grupo dos pessimistas, dos desiludidos. Esta cidade está longe de ser o paraíso do litoral paulista, mas, sim, a prefeita eleita pode fazer um bom governo. Os desafios serão muitos: SUS problemático, desemprego elevado, carência de um turismo com visitantes AAA, ausência de Porto e uma Marina, pesca e agricultura abaixo do potencial, parque industrial ainda incipiente ... esqueci de alguma coisa?

Ah, tem o Pré-sal, que até agora parece ficção científica em Peruíbe. Serão vários os desafios para o novo governo. Mudanças para melhor são possíveis, embora não na velocidade que muitos munícipes esperam. 

Mas esse progresso futuro não será possível apenas com uma melhor administração municipal. Peruíbe (o que inclui tanto o próximo governo como os munícipes) precisará escolher entre a ilusão da riqueza - Baixada Santista - e a realidade da pobreza - Vale do Ribeira. Difícil de entender? Favor visitar as postagens abaixo:

A IMPORTÂNCIA DA INSTALAÇÃO DE NOVAS REDES VAREJISTAS EM PERUÍBE

O SONHO PERUIBENSE, PROMESSAS E CERTOS FATOS

CIDADE PRAIANA ESNOBADA


Um comentário:

Juliana P. disse...

Estou morando em Peruíbe há um ano, conheço diversas cidades do Brasil, e em apenas um ano morando aqui já identifiquei as características da cidade, sejam elas boas ou más...sim, sou funcionária pública e profissional liberal. Aqui não é uma cidade geradora de empregos, a cidade é economicamente não sustentável, o turismo de 5° não é atrativo, a saúde é precária e não há oportunidade de novos empreendedores , falta muita coisa para melhorar a qualidade de vida. Aqui é um local de emigrantes, jovens que poderiam ser economicamente ativos e aumentar o comércio vão embora por falta de oportunidade estudantil ou carreira, idosos aposentados vão embora pois necessitam de bom serviço médico, aqui nem há serviço de plano de saúde 24hs, que até pequeninas cidades possuem, enfim a cidade está involuíndo...