sábado, 20 de outubro de 2012

GRAVE RISCO PARA A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL!




César Maia


As declarações do presidente atual do PT e dos dois ex-presidentes condenados pelo STF por corrupção ativa foram convergentes e harmônicas entre eles…, e são assustadoras. Acusam a imprensa de ter promovido as condenações dos principais líderes e ex-dirigentes do PT, já que teria criado o ambiente e induzido o voto dos ministros do STF. 

 O silêncio de seus parceiros da “base aliada” acumplicia e coonesta essas declarações. Afinal, da mesma maneira foi recebida a cobertura da imprensa no caso Cachoeira, finalmente abafado numa CPI controlada pelo PT e pela sua fiel “base aliada”. 

 Mas os Ministros do STF não são “base aliada”, apesar de dois deles terem sugerido isso, por seus argumentos. E o STF não é CPI controlada pelo PT. 

 Lula apoiou seus condenados e se somou ao coro dos que culpam a imprensa. E a chegada triunfal de dois ex-presidentes na sede do PT mostrou que o partido está uníssono na agressão à imprensa. A ostensividade oficial de apoio à eleição de Chávez, com a mesma agência de propaganda do PT e com a presença de membro da executiva e co-ministro de relações exteriores, mostra que a fraternidade com Chávez é política e ideológica e, claro, incorpora a visão bolivariana sobre a imprensa. 

 Dilma está à esquerda de Lula, o que é uma garantia de aprofundamento dos compromissos petistas do governo, nessa matéria. Já houve tentativas de legislar contra a liberdade de imprensa. Pelo menos três vezes. Só os ingênuos podem imaginar que isso não retornará. Com certeza retornará e com maior força. 

 E esse será um tema implícito na voz da candidata e explícito na campanha, em 2014. E que não se iludam os otimistas e os de boa vontade: se o PT eleger a presidente em 2014 e formar a maior bancada, não vai esperar o carnaval e menos ainda a semana santa para aprovar uma legislação repressiva à liberdade de imprensa. No mínimo “a la Argentina” e no máximo “a la Venezuela”. Ambas hipóteses predadoras da liberdade de imprensa, com pequena diferença de grau. 

 Há sempre que lembrar o que repetia Thomas Jefferson: “Nossa liberdade depende da liberdade de imprensa e ela não pode ser limitada sem ser perdida”.

Fonte: DEBATES CULTURAIS


Comentário: este blogueiro de Peruíbe ainda se espanta quando critica a Dilma perto de algum petista, pois é normal que ele se irrite, dizendo que apóia ela - e daí? - e NÃO GOSTA QUE ELA SEJA CRITICADA. Sabe o que eu respondo? QUE NÃO ESTAMOS EM CUBA OU NA VENEZUELA. Aí fica calado, bem caladinho. Pode até resmungar, fazer cara feia, mas fica calado.

Esses "companheiros" possuem uma mentalidade esquisita. Crítica é algo que eles podem fazer dos outros, mas ai de quem os critique. Democracia para eles parece uma via de mão única, por onde podem seguir sem qualquer oposição. Várias vezes já vi blogueiros petistas comemorando "a morte da oposição". E depois os outros é que são os "fascistas" ..... ah, entendi. Eles são "progressistas", daqueles bem esclarecidos, que só faltam tatuar o símbolo da foice e martelo nas próprias testas. São progressistas. Defendem o que nunca funcionou, mas são progressistas. Perto dessa gente, sou um porco direitista do século 18, e prefiro essa condição.

Nenhum comentário: