quinta-feira, 2 de agosto de 2012

TODO CONCURSEIRO PRECISA CRIAR UMA MICRO-SOCIEDADE



“O individualismo é um sentimento que estimula cada cidadão a se afastar da massa de seus semelhantes e a se retirar para o isolamento com sua família e amigos. Cria, assim, uma pequena sociedade para seu uso próprio e abandona voluntariamente a grande sociedade que o envolve.”

- Alex de Tocqueville

Todo peruibense que participa de concursos públicos, precisa entender que para alcançar o objetivo desejado - que é o de se tornar servidor público - precisa se autoexcluir de muitas das polêmicas que agitam Peruíbe, pois simplesmente não terá tempo para se dedicar a elas. O restante da sociedade que cuide dessas questões.

Assistir a audiências públicas na Câmara, participar de manifestações coletivas, militar em campanhas eleitorais, tudo isso provoca uma baita perda de energia física e mental. Eu não estou dizendo que as pessoas não devem participar dessas coisas (desde que seja escolha delas), mas no SEU CASO (você é um concurseiro) nada disso vale a pena, só te prejudica na meta a ser alcançada.

Hoje você está participando de uma reunião, onde um candidato a vereador pelo seu bairro fala do belo trabalho que pretende realizar se for eleito. Se envolva um pouco nisso e amanhã estará distribuindo santinhos do mesmo, pois já que você está desempregado, possui muito tempo livre e ora, ele é um velho amigo da família que caso eleito, promete te "ajudar". Em outras palavras, vai preferir trocar o certo pelo duvidoso. E os estudos? Eles que se danem, o concurso para o qual se prepara vai ser realizado só no ano que vem mesmo. Dá para ter esse luxo, não é mesmo?

Para ser um concurseiro peruibense bem-sucedido, terá que reforçar o seu individualismo e reduzir o interesse por demandas coletivas. Precisará se esforçar mais por ti e menos (presta atenção) em ajudar alguma das forças políticas desta cidade. Nas eleições municipais se limite a votar ... de forma inteligente, é lógico, e deixe que os munícipes engajados nisso cuidem do resto. 

Você precisa criar uma micro-sociedade, um círculo de amigos e familiares que te apoiem - ou que pelo menos não te atrapalhem - nesse esforço para conseguir um emprego público. Essa comunidade pode ser ampliada com a adesão de outros concurseiros, que te ajudarão em seus estudos. Claro que isso significa ser individualista (como disse antes, se esforçar mais por ti) ...  mas e daí? Qual é o problema disso? 

A sociedade peruibense está mergulhada na política, a ponto de sufocar. Não escrevo contra a política, mas contra a radicalização que se vê nesta cidade . Falta equilíbrio, se exagera na questão a tal ponto que mesmo com boas intenções (das quais o inferno está cheio) injustiças acabam sendo cometidas, e desses erros quero distância, sendo que recomendo o mesmo para o leitor concurseiro. Estabeleça um espaço vital no qual a política não tenha prioridade, pois só irá perder se ela for o foco.

Pode-se entender, facilmente, a atração exercida pelos concursos públicos sobre um número crescente de munícipes. Não se trata apenas da estabilidade de emprego e outros benefícios, mas da chance de se levar a vida sem ter que dar importância aos interesses de grupos políticos locais, mesmo se trabalhando na área pública, o que é uma baita motivação para pessoas desiludidas com a política municipal. Com concursado o papo é outro.

 Insisto em dizer que se você, caro leitor, for um verdadeiro concurseiro precisará criar para si um refúgio, uma espécie de "zona liberada", um espaço que deverá ser ser defendido e sustentado, área livre de qualquer influências que o desvie da meta. Trata-se de um território (tanto físico como mental) onde não existirão falsos amigos desmotivadores (que preferem te ver de balada em balada, deixando os estudos de lado), patrões que se ofendem com a sua decisão de buscar o melhor através dos concursos e até mesmo certos parentes com complexo de inferioridade. Também é preciso de se afastar de "más amizades", que abundam nas "quebradas", caso more em uma. Ah, e não se esqueça de manter uma relação com a política que seja moderada, e jamais tenha atitudes adesistas as quais só irão te desgastar.


Artigo recomendado: OPERAÇÃO FAROL DA LIBERDADE: CONVOCAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS




MARCADORES: CONCURSO PÚBLICO, CONCURSEIRO, EMPREGO, TRABALHO, PERUÍBE, PERUIBENSE

Nenhum comentário: