domingo, 8 de julho de 2012

OPOSIÇÃO VENEZUELANA CHAMA LULA DE "MERCADOR" E CRITICA APOIO A CHÁVEZ





A oposição venezuelana fez duras críticas neste sábado ao apoio expressado pelo ex-presidente Lula ao colega Hugo Chávez, às vésperas das eleições presidenciais do país, marcadas para outubro. Em nota, a coalizão de partidos opositores na Venezuela, a Mesa de Unidade Democrática (MUD) classificou as palavras do ex-presidente brasileiro de "infelizes", comparando-as às de um "mercador". 


 "O Brasil é um grande país e os brasileiros um grande povo. Não o julgamos (Lula) por essas palavras infelizes que mais que de um estadista, parecem com as de um mercador", assinalou o comunicado. 


 A crítica fazia alusão às declarações de solidariedade que Lula transmitiu a Chávez na última sexta-feira em um vídeo gravado durante o término do 18º Fórum de São Paulo, realizado na capital da Venezuela, Caracas. "Chávez, conte comigo, conte com o PT, conta com a solidariedade e apoio de cada militante de esquerda, de cada democrata e de cada latino-americano. Tua vitória será nossa vitória", disse Lula no vídeo. 


 Edmundo González, membro da comissão internacional da coalização opositora, afirmou à imprensa venezuela que o apoio do ex-presidente brasileiro causou mal-estar entre a oposição do país. Segundo ele, as palavras de Lula parecem ter sido proferidas "de um agente comercial meloso, e não de um ex-governante". "De verdade, deu pena vê-lo (Lula) prestar-se a esse papel, que revela mais interesse do que amor (à política)", afirmou González. 


 Crítica


O deputado opositor Juan Carlos Caldera fez coro com González. Ele chamou o apoio de Lula de uma "intromissão" nos assuntos venezuelanos. Para ele, a atitude do ex-presidente brasileira revela o "desespero" de Chávez. 


"O ex-presidente Lula não está no registro eleitoral dos venezuelanos. Ele não vai decidir a eleição presidencial. Quem vai fazê-lo são os venezuelanos e qualquer ato de solidariedade que tenha com Hugo Chávez ficará para a história, uma vez que ele (Lula) terá de se retratar com o perdedor", disse Caldera. 


Depois de destacar "o respeito à soberania e aos venezuelanos", Caldera também criticou o apoio dado a Chávez por políticos de esquerda de diferentes países reunidos em Caracas para o 18º Fórum de São Paulo. "Foi um ato de campanha do Partido Socialista Unido da Venezuela (partido de Chávez) e um compromisso claro do presidente com uma agenda comunista que nós, venezuelanos, vamos rechaçar no dia 7 de outubro", acrescentou Caldera. 


Cerca de 19 milhões de venezuelanos devem comparecer às urnas nesta data para eleger o novo presidente do país para um mandato de 2013 a 2019. Chávez, que está no poder desde 1999 e se recupera de um câncer, lidera entre os sete nomes de seu partido para concorrer à reeleição. O único candidato opositor é Henrique Capriles, 39 anos, da MUD.




Fonte: NOTÍCIAS TERRA









Comentário: sei que depois da aliança com o Maluf, muitos petistas (companheiros do PT) sentiram que o "Lulão" migrou para o lado escuro da força, mas na verdade, já faz muitos anos que ele é o Darth Vader brasileiro. Só falta a máscara.


Duvidam? Ora, aí está ele, apoiando o autoproclamado imperador do império galático, camarada/companheiro Chávez. Caros (e)leitores de Peruíbe e de mais além, os socialistas pensam assim: ditadores só são os tiranos de direita, os esquerdistas são democratas, embora tipos como o presidente venezuelano estejam em luta para destruir a democracia. Pensem nisso, antes das eleições municipais de 2012.


Postagem recomendada: CARTA HISTÓRICA DE NACY IRIARTE DÍAZ, EX-ESPOSA DE HUGO CHÁVEZ

Nenhum comentário: