sexta-feira, 13 de julho de 2012

GRIPE AVIÁRIA MATOU EM 2009 BEM MAIS DO QUE DE ACORDO COM OS NÚMEROS OFICIAIS

Gripe aviária matou mais que estimativa feita pela OMS, diz estudo


DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS 


A pandemia de gripe aviária em 2009 causou mais mortes que a estimativa baseada exclusivamente em exames laboratoriais. A projeção consta em um estudo publicado nesta terça-feira pela revista médica "The Lancet Infectious Diseases". 

A OMS (Organização Mundial de Saúde) registrou 18.500 óbitos pelo vírus H1N1 --confirmados com provas laboratoriais-- entre abril de 2009 e agosto de 2010. 

A nova pesquisa, assinada pela médica Fatimah Dawood, do Centro de Controle e Prevenção de Enfermidades de Atlanta (Georgia, EUA), prevê que o número pode ter variado de 284.400 mortes, só nos 12 meses a partir de 2009, a até 575.400. 

A projeção atual seguiu um novo modelo com base em dados coletados em 12 países onde a doença foi registrada e mais cinco com ocorrências fatais. 

Segundo a médica, ao contrário de trabalhos anteriores, o seu estudo incluíu países do Sudeste Asiático e da África, locais onde os dados sobre mortalidade associada às gripes são limitados. 

As duas regiões, inclusive, foram as mais afetadas, com 59% de todos os óbitos atribuídos ao H1N1. A média mundial é de 38%. 

Ao contrário das gripes sazonais, que afetam principalmente os idosos, a pandemia de 2009 provocou a morte, por problemas respiratórios e cardiovasculares, de pessoas com menos de 65 anos (80% do total dos óbitos). 

Fonte: NOTÍCIAS BOL

Comentário: esta notícia é do final do mês passado, mas a posto agora, para reforçar a necessidade das não subestimarem o vírus H1N1 e o perigo que ele continua a representar.

Lembro que em 2009, escutei muitas bobagens dos céticos que duvidam de pandemias - a história humana está lotada de registros de pandemias, mas esses babacas negam que elas possam continuar a ocorrer no século XXI - como a de que a gripe comum "mata mais do que o H1N1". Ora, algum internauta conheceu alguém que morreu devido a uma gripe comum? E se conheceu, ele sofria de qual doença terminal? Seria soropositivo? Ou era algum idoso em uma idade bem avançada, com uns oitenta, noventa ou até cem anos?

Acho que não preciso explicar mais. Peruíbe está tendo um inverno úmido, até este momento menos frio que o de 2011, e a doença já se manifesta aqui em SP. Por favor, se cuidem, o veranico de 2012 se foi, e ainda temos chão para a próxima primavera.

Nenhum comentário: