quarta-feira, 25 de julho de 2012

A GELO DA GROENLÂNDIA DERRETEU E PERUÍBE AINDA NÃO FOI INUNDADA !!!



Gelo que cobre superfície da Groenlândia tem derretimento recorde, diz Nasa 

Redação Central, 25 jul (EFE).- O gelo que habitualmente cobre a Groenlândia durante o verão no hemisfério norte teve um derretimento acelerado e, praticamente, desapareceu da superfície neste mês de julho, algo que não havia sido registrado há 30 anos, quando as observações via satélite foram iniciadas. 

Em comunicado, a Agência Espacial Americana (Nasa) afirmou que o fenômeno foi comprovado através de várias fotografias via satélite, as quais também foram comparadas com outras fotos efetuadas nesta mesma época do ano em exercícios anteriores. 

Normalmente, durante o verão boreal, somente a metade da camada de gelo que cobre a Groenlândia tende a derreter devido às altas temperaturas. Mas, neste ano, o derretimento reduziu essa camada 'dramaticamente', assegura a Nasa.

Segundo a Agência Espacial Americana, que se baseou em imagens de três satélites independentes, a superfície de gelo da Groelândia chegou a desaparecer 97% no início deste mês. 

 O degelo acelerado também acabou afetando toda a ilha, desde as camadas mais finas, localizadas no litoral, até o interior, onde o gelo costuma ter pelo menos dois quilômetros de profundidade. 

 A Nasa também acrescenta que o degelo 'avança rapidamente', já que no dia 8 de julho os satélites mostravam que o derretimento afetava cerca de 40% da superfície e, quatro dias depois, já se estendia por 97% da superfície. 

Os pesquisadores ainda não determinaram como este fenômeno poderá afetar a alta do nível do mar e a perda de massa de água na ilha. 

 'A camada de gelo da Groenlândia é uma região extensa e com uma história variada de mudanças', disse Tom Wagner, diretor do programa da criosfera da Nasa, que ressaltou que os dados enviados via satélites poderão ajudar a explicar esse fenômeno. 

Este é o segundo fenômeno 'anormal' registrado na ilha nas últimas semanas. Anteriormente, um iceberg de proporções maiores que as frequentes se separou da geleira Petermann e ficou à deriva. 

Segundo o diretor do programa da criosfera da Nasa, as observações via satélite destes fatos extraordinários podem ajudar a compreender se algo está mudando na Groenlândia, ou se os fatos possuem alguma relação com a mudança climática.


Comentário: já não faltam ecochatos dizendo que isso é culpa do "aquecimento global". Pois então, alguém aí sabe o que significa o nome Groenlândia? Bem, vou explicar.

No distante ano de 982, o Viking norueguês Eric "O Vermelho", foi obrigado a sair da Islândia, onde vivia exilado, por crime de assassinato na Noruega, devido a UM OUTRO ASSASSINATO cometido por ele. O Althing (assembléia de líderes dos clans islandeses, ancestral do atual parlamento do país) o obrigou a se exilar novamente, por três anos. Sem escolha, ele partiu com parentes e escravos (pois é, os vikings escravizavam outros europeus) em seu drakkar para o oeste, onde os nórdicos já sabiam da existência de outras terras ... e descobriu a Groenlândia. 

 Ah, mas e o nome? Bem, Eric se deparou com um território com temperaturas até que amenas. Ele fundou uma colônia em um fiorde no sul da ilha, onde o clima permitia a criação de ovelhas. A vegetação era bem verdejante .... daí o nome com o qual Eric batizou a nova terra: TERRA VERDE, que se escreve Grønland (Grøn=verde) no atual idioma da Dinamarca, país ao qual esse território pertence desde 1380 (!?), ou seja, estou escrevendo sobre a mais antiga colônia européia das Américas.

 A questão é que a Groenlândia já passou por diferentes períodos de aquecimento e resfriamento, sendo que o nada bondoso Eric chegou ao lugar em uma época que lá tinha menos gelo. Simples assim. 

Aliás, cadê a tragédia prevista pelos catastrofistas do aquecimento, se as geleiras groenlandesas se derretessem? Cadê?

Segundo eles, o nível dos oceanos subiria uns sete metros (pois é, tudo isso), se a cobertura de gelo da ilha derretesse inteiramente. Tudo bem, foi "só" 97%, mas para onde foi toda a água?

Aqui em Peruíbe, estou aliviado em dizer que o mar ainda não subiu. Sim, este blogueiro está seguro, pois até o momento o oceano atlântico ainda não engoliu a minha casa. Ufa !!! 

Nenhum comentário: