sexta-feira, 11 de maio de 2012

SANGUE DE BARATA, NÃO !!!





O brasileiro é muito criativo quando o assunto é criar expressões que caem no gosto popular e se tornam de uso comum. Muitas vezes engraçadas e um tanto exóticas, são uma forma rápida de expressar um ideia complexa.


 Uma dessas expressões é a famosa "sangue de barata" que significa: 


 "Sangue frio, mas em sentido depreciativo, de falta de brio. Pessoa que não reage em situações desagradáveis, ofensivas." 


 Concurseiros vira e mexe são defrontados com situações ofensivas e totalmente desagradáveis causadas por quem nunca estudou para concursos públicos e não tem a mínima ideia do que é isso. São pais, irmãos, parentes, amigos, conhecidos, colegas de trabalho. 


 Que jogue a primeira pedra o concurseiro que nunca se sentiu ofendido e/ou humilhado com comentários, cobranças e críticas, sejam daquelas fruto da pura falta de bom senso e sensibilidade de quem as fez ou por maldade mesmo. 


 Ponha uma coisa em suas cabeças, se você mostrar que tem "sangue de barata" e não reagir, esse tipo de bullying (sim, é um tipo de bullying, não tenha dúvidas) era se repetir. Não quero dizer de forma alguma que você deva partir para a violência, mas há formas de reagir a situações do tipo muito eficazes. Vejamos três delas: 


 Estratégia da concordância - Quando alguém começar a critica-lo ou a fazer perguntas que tem o único propósito de "tirar uma com sua cara", concorde com tudo que logo a "brincadeira" perderá a graça. Um exemplo prático:


 - Tá demorando para passar, hein


 - Estou mesmo e acho que vai demorar ainda mais.


 Estratégia da "loira burra" - Finja que não entendeu a crítica ou pergunta e peça para a pessoa explicar ... várias vezes. Logo a "brincadeira" perderá a graça. Um exemplo prático: 


 - Tá demorando para passar, hein


 - Você diz passar por algum lugar? Onde? Não entendi.


 Estratégia do chato - Geralmente as críticas e perguntas impertinentes feitas a concurseiros têm o propósito de "alfinetá-los" ou de servir de piada, de qualquer forma não têm a intenção de serem prolongadas em uma troca de argumentos. Por isso mesmo, prolongue o assunto, peça a opinião de quem está enchendo sua paciência, seja um chato muito chato e logo a "brincadeira" perderá a graça. Um exemplo prático: 


 - Tá demorando para passar, hein


 - Pode ser. Quanto tempo você considera um prazo razoável para passar? Você não acha que isso pode variar muito em função de fatores exógenos?


Charles Dias


Fonte: BLOG DO CONCURSEIRO SOLITÁRIO




Comentário: fiz esta postagem para os concurseiros peruibenses que, no próximo Domingo - dia das mães - farão as primeiras provas do concurso público municipal de Peruíbe. Pois, 13 de maio está chegando e espero que o texto acima os ajude.


Mas sou obrigado a dizer que eu costumo ser mais duro. Já mandei parente CALAR A BOCA por causa de concurso público. Se o fulano não tem nada de bom para dizer É MELHOR QUE CALE A BOCA !!! SE O SUJEITO NÃO TEM NADA DE BOM PARA DIZER, POIS QUE FIQUE QUIETO !!!


Ser severo com os desmotivadores é algo mais do que recomendável em Peruíbe, cidade sem misericórdia onde os desmotivadores parecem brotar do chão. Sim, desmotivadores.


Falo de um tipo de peruibense que não participa de concurso, mas teme que você, meu caro amigo peruibense desempregado e desesperado, passe em algum. Esse chato sente inveja ANTECIPADAMENTE !!! Se possível, fique longe desse sujeito, extremamente negativo e desmotivador.


Ah, aqui tem um vídeo para te motivar. E daí que são milhares os inscritos? Que se dane, faça a prova, e mande pastar os desmotivadores, se julgar necessário.

Nenhum comentário: