domingo, 22 de abril de 2012

OPERAÇÃO FAROL DA LIBERDADE PARTE TRÊS: CONSEGUI FUGIR DA MINHA "CELA"




Esta é uma noite chuvosa e fria. Neste momento uso o meu Notebook pago com os meus salários de FUNCIONÁRIO PÚBLICO. Pois é, este blogueiro costuma ficar do outro lado do balcão em uma instituição pública. Escolha pessoal? Em parte.

Deus sabe o quanto tentei conquistar espaço no setor privado. Sim, eu tentei, mas cometi um erro fatal, o de insistir demais em Peruíbe, ou seja, de conquistar o desejado LUGAR AO SOL por aqui mesmo. Infelizmente, esta terra costuma ser mesquinha com muitos dos seus filhos. Tive fracassos atrás de fracassos. Caro internauta, não veja isso como um desabafo. Escrevo isso para que entenda COMO O MEU PASSADO INFLUENCIA O QUE EU TENHO FEITO, ATRAVÉS DESTE BLOG.

Certas pessoas nesta cidade pareciam sentir prazer em ver o meu sofrimento, pois praticavam comigo a "lógica" da imagem abaixo:



Dá para entender o meu já encerrado drama? Eu fui pisado por tristes tipos de peruibenses que sendo pisados, "precisavam" pisar em alguém. O menor na imagem é este blogueiro aqui. Colecionei uma série de patrões medíocres, merecedores de destaque lá no meu circo de horrores particular, gente com respostas prontas para o fato de nunca me registrarem. Graças a esses espantosos exemplos de munícipes - pois é, moradores desta cidade - a minha CARTEIRA DE TRABALHO ficou virgem por muitos anos.

Em um período mais recente da minha existência - que infelizmente durou muito - fiquei desempregado, e me senti como um camponês irlandês do século XIX, o qual nem batatas tinha mais para comer, sempre oprimido pelo barão inglês que não queria saber se uma praga destruiu os meus batatais. Ser incompreendido era uma regra, e eu não tinha grana para "migrar para a América". Nova Iorque ( Curitiba, o meu sonho secreto ) estava fora de alcance ..... e eu sem as batatas.

Fui ofendido por estranhos, por parentes próximos, parentes distantes, na rua e dentro da minha própria casa. Simbolicamente desci aos nove círculos dantescos, durante um ciclo bem particular de tempo. FOI UM INFERNO. E os conselhos? Poucos eram aproveitáveis.

Sabe aquele idiota que adora aconselhar algum infeliz para fazer algo que ele mesmo jamais faria se estivesse na mesma situação? Pois é, para o meu desprazer, esse tipo de conselheiro não falta em Peruíbe .... e como é invejoso. Como este é um blog de família, não baixarei o nível escrevendo algumas das bobagens que me aconselharam fazer. 

Mas aí, por volta de 2005, fiz um concurso público municipal para a cidade de Pedro de Toledo, passei e FUI CHAMADO. 

A minha vez  finalmente tinha chegado, e consegui O MEU PRIMEIRO EMPREGO DESCENTE DA MINHA VIDA.

Chega desse papo de desiludido, embora eu o considero importante, para que os meus leitores entendam a origem da minha motivação. Antes que me esqueça, não trabalho mais em Pedro de Toledo, pois arrumei outro emprego público ..... em Itariri. Trabalhar em Peruíbe? Eu? Para mim isso não é importante, o que importa é que eu estou trabalhando, independente de em qual lugar seja.

E para encerrar, um filme bem legal: O CONDE DE MONTE CRISTO. Ele soube sair da cela e da prisão. E você?


Nenhum comentário: