segunda-feira, 2 de abril de 2012

BARUERI É O MUNICÍPIO MAIS DESENVOLVIDO DO BRASIL, APONTA NOVO ÍNDICE FIRJAN 2011





Entre Todos os 5.564 municípios brasileiros, Barueri ocupa a primeira colocação em desenvolvimento. É o que atesta a edição 2011 do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), que acompanha o desenvolvimento de todas as cidades do Brasil nas áreas de Emprego e Renda, Educação e Saúde.

O IFDM é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde. De leitura simples, o índice varia de 0 a 1 – quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da cidade.

 Nesta nova edição do IFDM, ano base 2009, Barueri obteve o índice geral de 0,9303 – o município de Paulínia (SP), segundo lugar no ranking, obteve 0,9290. 

 Entre as três áreas, Barueri destacou-se mais em Saúde, com o IFDM em 0,9518. Em Educação, a cidade obteve 0,9206, e em Emprego e Renda ficou com 0,9184.


Evolução


 O novo IFDM de Barueri demonstrou, ainda, evolução do desenvolvimento do município em três anos, até 2009: em 2007, a cidade obteve 0,9083, e em 2008, 0,9238. 

Para o prefeito Rubens Furlan, os resultados refletem a seriedade e o compromisso da Prefeitura de Barueri com bem estar dos seus cidadãos. “Quando eu disse na minha posse, que faria o melhor governo da história de Barueri, muita gente não acreditou e até pensou que fosse bravata de político. Agora todos têm a prova de que eu estava falando sério, e muito sério. Tão sério quanto a Firjan, que é uma entidade idônea e de credibilidade que comprova com números o desenvolvimento da nossa cidade. Estou feliz por ter conseguido isso para a nossa gente de Barueri. Parabéns para todos nós”, destaca o prefeito Furlan. 


Saúde

Entre outros equipamentos, a estrutura da Saúde em Barueri conta com 16 unidades básicas de saúde (UBS); dois pronto-socorros regionais, um pronto-socorro adulto e outro infantil; serviço de especialidades médicas; farmácia municipal, com mais de 450 tipos de medicamentos gratuitos à população (tem até entrega em domicílio); laboratório de análises clínicas; e o Hospital Municipal Dr. Francisco Morán, com 304 leitos. 


Educação 

 São mais de 100 escolas, entre creches, ensino infantil e ensino fundamental – quatro destas são de período integral, duas até com piscina semiolímpica aquecida. O ensino técnico profissionalizante também é destaque: são seis unidades do Instituto Técnico de Barueri (ITB), com 15 cursos gratuitos. A Prefeitura de Barueri ainda doou o terreno e construiu as unidades da Fatec e Etec (repassadas do governo estadual) e do Senai (repassada à Fiesp).


 Emprego


 Dados do Ministério do Trabalho apontam que, em números absolutos, Barueri fechou 2010 com 242.279 vagas formais de trabalho – o que coloca a cidade como a que mais gera emprego per capita no Estado de São Paulo.

No Estado, Barueri é o 5º município com mais empregos, depois das cidades de São Paulo, Campinas, Guarulhos e São Bernardo do Campo. Já na região oeste da Grande São Paulo, é o município que mais gerou novas vagas de emprego com carteira assinada no primeiro semestre deste ano. Os índices posicionam Barueri entre os 50 municípios brasileiros que mais geraram postos de trabalho no período, entre as mais de cinco mil cidades do Brasil. 




Fonte: http://jrholanda.wordpress.com/



Nenhum comentário: