segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

ANIVERSÁRIO DA EMANCIPAÇÃO DE PERUÍBE, NO PRÓXIMO DIA 18 DE FEVEREIRO DE 2012. CARAMBA, O QUE É QUE EU DEVO ESCREVER AQUI?



Pois é, logo serão 53 anos da emancipação de Itanhaém (18/02/59) ... e devo dizer o quê mais? Que sou um munícipe satisfeito com a cidade em que moro? Que a AMO E A ADORO? Ah, quem leu uma meia dúzia de postagens deste blog, postagens que tratam desta cidade, já sabe o que eu penso. Definitivamente, não sou da turma dos "municipalistas" ("nacionalistas", se eu estivesse me referindo à um país), e me recuso a ter esperanças de que as eleições municipais de 2012 trarão melhores tempos para este município.

Para quem esteve neste blog várias vezes e ainda não entendeu: o meu compromisso não é o de ajudar a criar uma Peruíbe melhor - algo que considero impossível na atualidade - mas de apoiar uma numerosa subclasse de peruibenses que tentam, tentam mas jamais conseguem se integrar ao sistema de produção local. Falo de pessoas que quando arranjam "bicos", só conseguem aqueles que são os pior pagos e que se sentem numa boa quando arranjam empregos temporários como empregados em supermercados ou lanchonetes, que justamente por serem "temporários", levam em pouco tempo ao desemprego novamente.
   
 Em meio à atual crise social deste município, esse grupo precisa aprender uma coisa: a sua pobreza não se deve exclusivamente - como se isso fosse pouco - aos problemas da economia peruibense (sempre incapaz de gerar a quantidade de empregos necessários), mas às falhas do próprio indivíduo ou de sua família. O sujeito se torna um desempregado crônico - anos vivendo de "bicos" - e passa a ser humilhado por alguns familiares, tachado de aproveitador e sem-vergonha que está explorando aqueles que "sustentam a casa". Isso baixa a moral de qualquer mortal. Esse é um comportamento injusto dos parentes próximos? Sem dúvida, mas se você se identificou como o que eu escrevi acima, já tendo sido chamado de aproveitador e até de vagabundo, sabe que jamais terá a razão, A NÃO SER QUE TAMBÉM PASSE A POR DINHEIRO DENTRO DE CASA. Trocados de subemprego não valem. Precisa arrumar um emprego de verdade e - me desculpe a franqueza - esfregar essa vitória na cara de todos os que te inferiorizaram.


Aí vem o problema, já que esta é Peruíbe, terra dos poucos postos de trabalho, onde a média salarial dos funcionários públicos da prefeitura costuma ser invejada por milhares de munícipes, sintoma grave de um município que se vangloria ser da Baixada Santista, mas que sofre com uma pobreza do nível do Vale do Ribeira. Pois é, cara, como sair dessa?

Olha, em primeiro lugar, reduza a importância das eleições municipais para ti. Vote naqueles que você considera os melhores candidatos ou candidatas, mas evite tratar isso como algo fundamental para você, POIS NÃO É. Não entendeu o que eu quero dizer? Simples: quanto mais desesperado está um peruibense durante um ano de eleições municipais, mais chances ele terá de se tornar BUCHA DE CANHÃO. Ainda não entendeu? Caramba, trate de pensar um pouco, me recuso a mastigar isso, explicar mais. PENSE.

Ah, agora tem a parte de se resolver o seu drama. A minha proposta está logo abaixo, Abra o link:

OPERAÇÃO FAROL DA LIBERDADE: CONVOCAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS  


Sei o que está pensando: esse cara é ridículo, pois isso não é um plano para promover o desenvolvimento desta cidade. Mas o foco aqui é a solução do seu problema pessoal, caro peruibense oprimido. E a nossa Peruíbe? OS POLÍTICOS QUE CUIDEM DELA !!!


Para encerrar esta postagem, vai aqui um filme que está aqui para mostrar que apesar de tanto sofrimento, é possível para você encontrar um caminho, uma saída, mesmo que seja longe daqui. Sinto muito, mas como disse antes não sou municipalista. Se eu mesmo precisar ir embora daqui, partirei sem pensar duas vezes. Como este blog não é e nunca será a "voz do povo" posso escrever isso sem constrangimento.




Nenhum comentário: