sábado, 24 de setembro de 2011

VALERIBEIRENSES DE PEDRO DE TOLEDO NA "MARCHA PARA O SUL"


Na semana passada ocorreu um fato já rotineiro em Pedro de Toledo. Um grupo de oito jovens pedrotoledendes veio até Peruíbe para embarcar em um ônibus da viação PRINCESA DOS CAMPOS, rumo à Curitiba. De lá pegaram outro transporte para Jaraguá do Sul, o ponto final deles. Se mudaram, de mala e cuia para lá, como tantos outros já fizeram.  


Esse é um fato do mundo real que os políticos locais evitam priorizar em seus discursos. Esse pessoal cansou de esperar por mudanças favoráveis onde moravam e foram embora, migraram para um lugar melhor. Eles iam fazer o quê? Disputar por vagas de emprego no comércio de Peruíbe? É, tem quem ache que na expansão do comércio varejista por aqui, está a solução do desemprego crônico que afeta tantos peruibenses. Aviso: ISSO É UMA ILUSÃO !!! 

Aqueles jovens migrantes do município vizinho sabem disso. Se eles não conseguiam trabalho descente onde residiam e nem na "cidade grande" mais próxima - Peruíbe é cidade grande para os pedrotoledenses - deveriam fazer o quê? Aguardar pelas soluções salvadoras dos políticos locais? Pois fizeram muito bem, e que tratem de transferir os seus títulos eleitorais para lá. 


Esse papo de que "devemos todos juntos lutar" pela melhora do município que amamos, "votando certo" na eleição em 2012 não é válido para todos os munícipes. Alguns podem esperar até lá, outros não. Se tu és filho de um casal de aposentados paulistanos, que possuem boas aposentadorias ou que são donos de uma loja pequena, mas que produz um lucro compensador durante a temporada, dá para esperar pelo surgimento de uma nova classe dirigente que dê a esta cidade um rumo. Mas existem muitos jovens que não podem esperar, já que não contam com um apoio paterno, se obrigando a se sujeitarem a bicos e a uma constante busca por empregos que para a maioria da massa peruibense SIMPLESMENTE NÃO EXISTEM.

Voltando ao assunto do início do texto, a miséria do Vale do Ribeira só tende a se reduzir significativamente, não devido a programas assistencialistas como o Bolsa Família, mas graças à migração de valeribeirenses mais carentes, como aquela turma de jovens pedrotoledenses para Santa Catarina. "Ah, mas eles deviam ficar para lutar pela melhora do município". É mesmo? E as necessidades mais urgentes deles? Duvido que poderiam esperar.

Você, jovem peruibense, filho de pais pobres e morador de um bairro carente, está em condições de esperar pela "salvação" em 2012? Pense nisso, e reflita sobre o fato de que as forças políticas locais focam os seus discursos nos problemas no setor da Saúde, pouco falando do atrasado mercado de trabalho daqui. Pois é, o desemprego não é o foco dos debates, apesar de ser tão sério, e sei que para ti está difícil aguardar por soluções, que para alguns felizardos estarão nas poucas vagas de trabalho oferecidas pelas redes do comércio varejista.


Postagens recomendadas:


MUDAR PERUÍBE OU MUDAR DE PERUÍBE?

EXODUS: A SOLUÇÃO COLETIVA PARA O MAIOR PROBLEMA DE MILHARES DE PERUIBENSES  

JÁ SE CANSOU, PERUIBENSE? NÃO SUPORTA MAIS? AQUI POSTO DOIS BLOGS QUE PODEM TE AJUDAR A POR O PÉ NA ESTRADA  



Nenhum comentário: