quarta-feira, 3 de agosto de 2011

AUMENTAM AS CONSEQUÊNCIAS DA ENCHENTE NO VALE DO RIBEIRA / 2011


Após cheia, três municípios decretam estado de calamidade pública
Victor Miranda


O alto nível do Rio Ribeira de Iguape fez com que três municípios no Vale do Ribeira decretassem estado de calamidade pública: Ribeira, Iporanga e Eldorado. Até o final da tarde desta, o número de desabrigados e desalojados somados chegava a praticamente 9 mil pessoas. A maior parte destes, na cidade de Eldorado, onde as águas atingiram uma altura de 13,30 metros na madrugada desta quarta-feira – o normal naquele local é de 5 metros.


Apesar do nível do rio estar diminuindo, a situação deve piorar a partir da manhã desta quinta-feira em Registro e, na sexta-feira, em Iguape. Isso ocorre porque a água está baixando nas cidades próximas ao Paraná, mas subindo nos municípios mais próximos do mar, graças ao aumento da vazão.


Segundo a Defesa Civil Regional, esta é a segunda pior enchente registrada no Vale do Ribeira - a maior foi em 1997.


Na maior parte das 23 cidades do Vale do Ribeira, os serviços básicos - água, energia elétrica e telefones - ficaram interrompidos em algum momento. Ao passo que a situação caminha para a normalidade, o problema maior ficam com as zonas rurais e as comunidades isoladas.


A defesa civil trabalha para chegar até esses locais com barcos. Bairros onde o abastecimento de água se dá por meio de poços artesianos trazem preocupação dobrada, pois a água se torna completamente inviável de ser utilizada.

Fonte: http://www.atribuna.com.br/




Nenhum comentário: