domingo, 31 de julho de 2011

ESQUERDISTA DA NORUEGA FAZ UMA AFIRMAÇÃO "APARENTEMENTE LÓGICA", SOBRE O TERRORISTA BREIVIK


Jon Michelet. "Breivik é odiado de forma universal na Noruega"

por Marta F. Reis

Jon Michelet, 67 anos, foi diretor do diário maoísta norueguês "Klassekampen" e continua ligado aos círculos comunistas do país. Num romance de 1989 narra um massacre fundamentalista numa ilha do fiorde Oslo. Sente que em Utoya a ficção se tornou realidade. Em entrevista ao i, diz não acreditar que o livro, "Thygesens terrorist", possa ter inspirado Breivik.

Como é o massacre que descreve no seu livro?

Acontece numa pequena ilha perto de Oslo chamada Gressholmen, um resort popular no Verão. Neste policial um jovem com visões políticas estranhas vai à ilha e mata as pessoas que lá estão. São muito menos mortos que em Utoya, mas a brutalidade é imensa. No meu livro, o que o move é uma mistura ideológica completamente louca relacionada com questões ambientais. Não é de extrema-direita, mas é uma mente perturbada do ponto de vista ideológico.

Dizia-se esta semana que o livro podia ter inspirado Breivik. Acha possível?

Não acredito. Acho que ele não o terá lido, até porque não é citado no manifesto. Ele é bastante diferente do assassino do meu livro. Breivik vem da classe média e o meu protagonista é da classe operária. O meu assassino, Konni, juntou-se ao ativismo ambiental, participou em ações militantes na Alemanha e lançou por fim a sua campanha pessoal em Oslo.


É uma figura conhecida na política norueguesa. Como vê a evolução da extrema-direita?


Não diria que a extrema-direita está a emergir na Noruega. Diria mesmo que estes ataques terroristas assustaram as pessoas que gerem os fóruns islamofóbicos na internet. Há novos membros na Juventude do Partido Trabalhista, na Juventude Socialista e até no meu partido, Red. Breivik não vai conseguir mobilizar pessoas para a sua cruzada. Matou crianças de 14 anos e é odiado de forma universal na Noruega, até mais pela extrema-direita, que é pequena no nosso país. Até Fjordman [conhecido bloguista de extrema-direita], cuja identidade não é conhecida, condenou publicamente as acções de Breivik. Acho até que Fjordman vai mudar a retórica no futuro. Um responsável por um desses fóruns islamofóbicos, Ole-Jørgen Anfind-sen, disse ao "Klassekampen" que vai mudar a forma como apresenta as suas ideias no site Honestthinking.no.


Pensa que visões ideológicas violentas, como as de Breivik, têm sido subestimadas?


Penso que a polícia não seguia os movimentos online como devia. Tem-se discutido muito estes temas mas ninguém imaginava que poderiam alimentar um terrorista deste género. Foi uma surpresa para todos os noruegueses - o ataque do lobo solitário.


Como se sentem os noruegueses?


É um choque terrível. Num país pequeno como a Noruega toda a gente conhecia alguém que morreu nos atentados. O meu genro Ali Esbati, casado com uma das minhas filhas, que está grávida, estava em Utoya a dar uma aula de Economia Política no campo de Verão quando Breivik atacou. Escondeu-se atrás de uma rocha com duas crianças, de sete e oito anos. Passámos horas terríveis até percebermos que estava bem. Um rapaz de 18 anos da minha aldeia, Larkollen, não teve a mesma sorte. Foi colega da minha neta e fizeram um trabalho de solidariedade para África. Ela acabou de regressar da homenagem na escola.


Fonte: http://www.ionline.pt/conteudos/home.html


Comentário: a grande comédia dessa entrevista é que ela foi feita com um EXTREMISTA DE ESQUERDA da Noruega. Se buscou uma análise, digamos assim, razoável, sobre a ação terrorista de um extremista de direita ( fascista ) entrevistando um extremista de esquerda ( comunista )? Qual é o sentido disso?

Esse senhor foi diretor de um jornal MAOÍSTA.  Será que ele deixou esse emprego por ter, em algum momento, se dado conta que o camarada MAO foi um GENOCIDA PIOR DO QUE O HITLER? Bem, ele é membro do RED PART NORGE, que em radicalismo esquerdista lembra partidos brasileiros como o PSTU e PCO.  Mas é claro que ele, com uma visão de mundo revolucionária oposta ao do fascista - embora os comunistas se considerem os monopolizadores do conceito de revolução política - vai tentar diminuir o Breivik, afirmando que o que ele fez gerou repulsa até mesmo dos fascistas locais e que portanto não terá continuidade e importância histórica. Bem, é melhor exclarecer um fato aqui.

Os Noruegueses seguidores do nazismo não estão odiando o Breivik por ele ter matado adolescentes e crianças naquela ilha. O ódio dos extremistas de direita é por um autoploclamado nacionalista ter atacado PESSOAS DO SEU PRÓPRIO POVO !!! Ele matou crianças nórdicas. Dá para entender? Claro que foi proposital, e pouco importa se partidos de esquerda ganharem mais membros depois disso, pois o que interessa a Breivik, na verdade, é provocar a extrema-direita norueguesa, levando alguns dos seus militantes mais exaltados a querer mostrar para ele "como é que se faz", atacando o que eles consideram ser os "alvos certos".  Acho que não preciso dizer quais os alvos que esses radicais consideram os corretos.

Em um futuro próximo, Breivik será citado como o sujeito que iniciou uma guerra revolucionária na Noruega.  Classificá-lo como louco não impedirá que essa nação escandinava se torne um fator de instabilidade dentro da Europa. Outros "lobos solitários", que se consideram mais sábios do que ele, entrarão em ação.

Nenhum comentário: